Foi muito interessante o II Congresso Ambiental de São João de Meriti (Estado do Rio de Janeiro). O objetivo foi informar aos meritienses das ações e projetos realizados pela Secretaria do Ambiente e Defesa Civil (SEMADEC) em 2.010 .
A abertura contou com o recém eleito Deputado Federal Marcelo Matos (irmão do Prefeito Sandro Matos), do Secretário Municipal da SEMADEC , Zilto Bernardi Freitas, do Sub-Secretário Josiel, do Sub-Secretário, de Defesa Civil Major Alexandre, do Presidente da Câmara de Vereadores , Antônio Carlos Titinho, entre outros.
Eu (Newton Almeida) apresentei dois projetos : Coleta Seletiva Solidária e EcoPneu. Além desses, foram apresentados : Paisagismo; Horto botânico municipal ; Educação ambiental ; Parque Municipal Jardim Jurema; ICMs Ecológico ; Licenciamento Ambietantal; Defesa Civil NUDECS, etc.
O Secretário Zilto anunciou que São João de Meriti foi contemplado com novos recursos federais para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que será participativo, e na etapa de elaboração de projetos serão desembolsados R$ 1.400.000,oo .
O Prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, e a equipe da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa Civil estão de parabéns !!