Este artigo mostrou qual é a importância da responsabilidade ambiental diante do mercado atual, além de quais são os novos caminhos para que as organizações consigam criar vínculos entre crescimento com a responsabilidade ambiental.

A partir da segunda guerra mundial, com a escassez de recursos, iniciou-se uma nova visão de caráter mundial em que todos os recursos utilizados para a produção de bens e serviços possuíam um limite para sua extração e a partir de uma determinada quantidade que este recurso fosse utilizado, o fim dele poderia causar transtornos ainda maiores, por exemplo, a escassez de água.

Desde os anos 70, foram criados fóruns que buscavam conscientizar as empresas sobre uma possível escassez de recursos, mas também procuravam debater formas de continuar sua produção de maneira menos agressiva ao meio ambiente. Com isso o crescimento pela busca de informações, tanto por parte dos CEO’s quanto por parte dos investidores passou a ser ainda maior. Começaram ser ainda mais visíveis nos anos 2000 onde, além de buscar uma melhor produção, as empresas passaram a divulgar relatórios de como estão se comportando diante desse novo cenário.

Essa conscientização, por parte das organizações, passou a ser transmitida para a sociedade, a qual está procurando aquelas empresas que mostram através de seus produtos todo o trabalho exercido para a melhoria do meio ambiente em que vivemos.

A pesquisa deste artigo buscou saber da sociedade, se as empresas as quais trabalham buscam colaborar com as novas formas de produção de bens e serviços e se os seus colaboradores sabem quais são essas ações que ajudam o meio ambiente e a sociedade a qual estão inseridos.

Os dados coletados mostram que a sociedade está ciente dessas atitudes e reconhece que podem auxiliar em pequenas atitudes com atividades que podem ser realizadas em casa, as quais contribuirão, a partir dessas atitudes, para a preservação do meio ambiente.