Regime de vazão?

O que seria o chamado regime de vazão?

No dicionário Michaelis, a palavras “regime” significa ação ou modo de reger, de governar ou de dirigir. Além disso, “regime” pode ser um modo de agir, proceder. No nosso dia-a-dia, quando alguém está sob regime, sabemos que, de forma geral, tal pessoal está se alimentando de forma restrita geralmente para conseguir perda de peso. Sabe-se que o comportamento de tal pessoa com relação à alimentação está sendo feito de forma diferenciada das demais.

Entretanto, quando se trata da vazão de um rio, o regime de vazão é definido como a variação da vazão ao longo do tempo. Geralmente observa-se o regime de vazão em um gráfico chamado hidrograma. Nele a variação da vazão ao longo de um período de tempo pode ser visualizada. Dessa forma, pode-se ter ideia do comportamento da vazão ao longo do tempo. O regime de vazão muitas vezes é estudado ao longo de vários anos, ou, no mínimo um ano de forma que possamos saber as variações que a vazão apresenta ao longo do curso de um ano (Figura 1).

VAZ

Figura 1. Regime de vazão de um rio. As maiores vazões são observadas nos meses de janeiro e fevereiro ao passo que as menores são vistas entre julho e setembro.

 Com gráficos como o mostrado acima, pode-se entender o regime de vazão de um dado rio.

Preparado a partir de:

 KANE, E.S.; BETTS, E.F.; BURGIN, A.J.; CLIVERD, H.M.; CRENSHAW, C.L.; FELLMAN, J.B.; MYERS-SMITH, I.H.; O´DONNELL, J.A.; SOBOTA, D.J.; VAN VERSEVELD, W.J.; JONES, J.B. 2008. Precipitation control over inorganic nitrogen import-export budgets across watersheds: a synthesis of long-term ecological research. Ecohydrology 1, 105-117.