Em meados de 1988, a garrafa descartável, mais conhecida como garrafa pet, surgiu no Brasil com o intuito de substituir as garrafas de vidro. Por estas serem mais pesadas e de alta manutenção, os cientistas decidiram criara as garrafas de plástico. Junto com a criação não foi lançado um conjunto de ações, como o recolhimento e a reutilização desse material, ou seja, não foi pensado como seria feita a reciclagem de garrafa pet.

O Brasil produz 3 bilhões de garrafas pet por ano. De todo o lixo produzido no país, 20% é plástico. O plástico é um produto 100% reciclável, mas a reciclagem de garrafas no país é realizada em apenas 50% do total, ou seja, quase metade das garrafas pets produzidas vai parar nos aterros sanitários e esse é um grande problema para o meio ambiente. Isso significa que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico é descartado na natureza por ano.

A reciclagem de garrafa pet passa por diversos processos para que ela seja transformada em outros produtos, como cadernos, vasos, jogos educativos, entre outros objetos.

No primeiro passo da reciclagem de garrafas o plástico é lavado e prensado, diminuindo de tamanho. Depois, há o processo de trituração. Em seguida, os flocos triturados viram grãos, ou seja, ficando bem finos, quase um pó. Só na última etapa os grãos são transformados em fios de plásticos e estão prontos para virarem novos produtos.

A reciclagem de garrafas, além de ajudar o meio ambiente é um produto vantajoso por causa de seu baixo custo, afinal, uma garrafa de plástico reciclado é 40% mais barato do que a tradicional.