Uma nova forma de pensar e construir um novo mundo, a questão ambiental esta ganhando espaço, e com isto gera uma nova forma de empreendimentos, uma nova nomenclatura que agrega valor em vários produtos, nomenclatura esta que vem com o prefixo de ecologia: ecobag, eco design, eco negócios, eco empreendimentos e tantos outros nomes. No entanto, é muito "eco" para pouca atitude. Qual a verdadeira intenção de ser "eco"? Uma forma de ganhar dinheiro ou uma forma de está em defesa do planeta?

Por tanto, uma pergunta difícil de ser respondida, o que sabemos é que o Homem sempre foi oportunista e visionário, enxergando em problemas uma oportunidade de ganhar dinheiro e se promover. Sendo assim, qual o papel da sociedade que sempre esta sendo bombardeada com informações sobre os problemas ambientais e o risco que estes problemas podem causar as futuras gerações.

No entanto, devemos observar que estes produtos ou empresas “ecos”,  prestam serviços ou vendem seus produtos com os preços bem elevados. Desta forma como poderemos mudar nossos hábitos se pagará mais caro por alguns produtos ou serviços. Como lutar contra empresas de grande porte se “elas” lucram bilhões de dinheiro, poluindo o nosso planeta.

Em suma, para construirmos uma sociedade cujo objetivo seja a mudança de hábitos em prol do meio ambiente equilibrado. Devemos investir em uma educação básica voltada para a conscientização ambiental, pois não será com “ecos” que iremos salvar o planeta, mas devemos sim! Ter uma ecoatitude e viver de forma que nossas ações não comprometam o futuro, pois todos temos o direito de viver no mundo com o meio ambiente equilibrado.