O presente tema deve interessar as firmas do ramo de extração de recursos minerais (pedra, areia, minérios em geral), florestais (lavoura de eucalipto, seringueira etc.), agropecuaristas (produtores de alimentos), indústrias de transformação (siderúrgicas, metalúrgicas etc.), produtos químicos (fertilizantes, veneno, vacinas, remédios etc.), e de consumo (alimentos, vestuário, higiene pessoal, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos etc.).
Trata-se também de um assunto que precisa despertar o interesse dos atacadistas, distribuidores e lojistas de rua e de centros de compra (shopping center em inglês).
É um tema que exige consideração dos responsáveis pela gestão de serviços públicos, da educação, da saúde e da proteção ao meio ambiente nos municípios.
Por fim é uma matéria que tem o propósito de chamar a atenção da população em geral, na sua condição de consumidora de recursos naturais na forma de mercadorias e geradora de resíduos e rejeitos de vários tipos.
Explicar o significado do tema "produção e consumo sustentáveis", objeto deste artigo, é dizer da necessidade do sistema de produção e consumo antes citado, deixar de lado as políticas de negócio em desconformidade com o meio ambiente. Em outras palavras, corresponde à decisão ética de abandonar os meios de extração de matérias primas; produção, comercialização e transporte de mercadorias que sejam sujos em termos ecológicos, geradores de desperdícios e rejeitos de materiais, acidentes com trabalhadores, poluição e suas conseqüências.
Em relação aos consumidores este tema exige a sua decisão de mudar hábitos de compra e uso de mercadorias. Comprar somente o necessário, evitar compras por impulso e de produtos supérfluos. Optar por produtos não descartáveis e mais duráveis, fabricados com matérias primas biodegradáveis, recicláveis e obtidas por meios sustentáveis. Não cair na tática ou conto da propaganda da televisão, e outros órgãos de comunicação da prestação barata, dos "planos de pagamento em 10, 15, 20 ou mais vezes sem juros". Não comprar por modismo, exibicionismo, vaidade ou simplesmente para mostrar a alguém que se tem o modelo diferente ou mais recente, e com mais recursos que, além de encarecer o produto, nem sempre são utilizados. Adotar essas atitudes é deixar para trás o mundo da insustentabilidade ambiental, visto que ser moderno e ecologicamente correto é viver o novo mundo, o mundo da produção e consumo sustentáveis. Nele, a atual e as próximas gerações terão chances de continuar vivendo, e melhor.