O Parque Estadual da Cantareira faz parte do Núcleo Cabuçu na serra da Cantareira no estado de São Paulo. Geograficamente fica localizado  nas coordenadas - 23º27’23.08” S - 46º38'08.15" W, para ser mais específico fica localizado na Av. Pedro de Souza Lopes, 7.903, antiga Estrada do Cabuçu, Guarulhos, SP. O Complexo em si, fica localizado entre a cidade de São Paulo e Guarulhos, fazendo divisa com as duas cidades. Através de uma visão por satélite, vemos a grande área verde dentro da região metropolitana de São Paulo. 

 O parque como já diz o nome, se trata de um parque cobre administração de órgão do governo, através do instituto do Horto Florestal, agregando o Governo do Estado de São Paulo, prefeitura de Guarulhos, Instituto Florestal e a Secretaria do Meio-Ambiente. Dentro do parque também existe o trabalho em parceria de empresas privadas e o Estado, para atuar na educação ambiental de preservação do parque e um trabalho com a população local para que eles tenham a disposição os recursos do parque e que também preservem os arredores do parque.

 

Visita ao Parque

Chegando ao parque, logo na entrada já se pode reparar o ambiente natural com um verde para todos os lados que se olhem, na entrada nos deparamos com as construções, que servem para a administração e monitoramento do parque, também uma área reservado a visitantes com um playground, área de alimentação (piquenique).  Antes de entrar na trilha, o tempo foi algo muito interessante, pois a previsão era de chuva para o local, mas lá estava pela manha um tempo meio frio, andamos cerca de 3 metros para poder chegar até o início das trilhas, e começou a chover, chegando na barragem da represa, a chuva termina e um forte calor começa e por fim, entrando na trilha, começou a chover novamente na área da represa. Faço este comentário para mostrar que nesta área preservada até a previsão do tempo as vezes falha, pois até as 14 horas, o calor estava muito forte e o sol castigando todos os visitantes na trilha. Um ambiente semelhante, é do Pq. Trianon na Av. Paulista, com uma parte da vegetação original de São Paulo, onde nos dias onde na avenida temos um calor de 20º a 30º e dentro do parque um clima mais frio, muito mais agradável.

  

Características do local

 O clima no complexo, para uns o ar é mais pesado, devido a mata e vegetação da região, diferente do ar que encontramos nas grandes cidades. O Complexo é considerado a maior área verde sob proteção ambiental localizado em regiões metropolitanas da América latina. Existe entre as trilhas, como pode ser visto pela sinalização a trilha da cachoeira, uma mata com cachoeira, e também uma grande represa, onde a barragem da mesma, fica dentro do parque. O Solo no local, é composto por terra vermelha em grande parte do local, esse tipo de terreno que é bastante fértil para a vegetação, existem uma grande população de insetos e animais silvestres na região. Para se ter uma idéia dos insetos na região No Parque Estadual da Cantareira foram registradas 365 espécies de aranhas, e tem uma trilha repleta de formigas que tem como sua moradia algumas árvores, que lhe servem como fonte de alimento e abrigo, elas também agindo como uma defensora dessas árvores atacando os pica-paus e outros animais que venham a prejudicar sua fonte de alimento e moradia.

O relevo da região, como já pode ser visto pela localização, serra da Cantareira, tem o planalto atlântico como predominante. Percorrendo as trilhas pode se perceber pelo número de subidas, e as diversas escadas construídas com bambus para facilitar o acesso dos visitantes no local. Em sua vegetação encontramos árvores características desse tipo de mata, como o Cabuçu, Araucária e embaúba, também pode ser visto um grande número de Bambus e pinheiros no parque, embora eles não sejam naturais da vegetação natural da região, eles foram trazidos e inseridos pela intervenção humana antes do parque ser protegido por lei. Os bambus tem uma característica predatória na mata, pois ela cresceu muito na região, onde suas folhas secas e outros pedaços de suas estruturas caem no solo impedindo no crescimento de vegetação típica do local. Além as árvores, presenciamos cogumelos, orelhas de pau e em alguns locais, vemos como as árvores se espalham através de suas sementes, como a semente alada, que voa para locais distantes de onde ela se dispersou.

Junto às árvores, em seus galhos, encontramos também animais que completam a fauna do parque, conseguimos encontra em nosso passeio esquilos momentos após a garoa parar. Também existem outras espécies de animais na região como alguns macacos, porém não presenciamos nenhum deles no local.

             

 

Turismo no Parque

O parque é repleto de trilhas para que os viajantes conheçam o local, em nosso passeio não me aventurei em todas as trilhas, conta também com um playground e um pequeno centro de visitantes com alguns objetos de amostra, com esquemas do parque, animais empalhados etc. Como não tivemos a oportunidade de conhecer todas as trilhas do local, para poder ter uma base sobre as demais trilhas, através do site do instituto florestal, temos acesso a algumas informações como as informadas abaixo:

1 - A Trilha das Águas Claras com tem uma média de 700m, percorre a mata ciliar no ribeirão das águas claras, leva o visitante a uma pequena bica e a pequenas corredeiras e quedas d'água, além do Recanto das Águas, onde o visitante poderá sentar-se sob a sombra das árvores e perceber o barulho incessante das florestas. Esta trilha, não chegamos a conhecer pessoalmente.

2 - Trilha da Samambaia-açú, uma caminhada com aproximadamente 1.250m por uma alameda de samambaias, onde essas plantas de atingem até 2,5m de altura margeiam a trilha sombreando-a. Também não nos adensamos nesta trilha.

3 - A trilha das Araucárias com cerca de 1.250m é toda ladeada de pinheiros-do-paraná, cujo nome científico é Araucária sp. Esta é a única espécie de pinheiro nativa do Brasil. Os majestosos pinheiros foram introduzidos no Parque no final do século XIX, quando experimentos de silvicultura eram realizados na área. Além do pinheiro-do-paraná, poderão ser observados outros tipos de pinheiros do gênero Pinus. Atualmente, sabe-se que não é correto introduzir espécies exóticas em áreas naturais protegidas, porém o plantio realizado no passado, permite observar o desenvolvimento conjunto da mata nativa com o pinus. Esta foi uma das trilhas em que percorremos durante a nossa visita.

 4 - A suçuarana é o maior felino encontrado no Parque Estadual da Cantareira, e a existência de tal animal na área é motivo de grande orgulho para os conservacionistas, afinal estamos dentro da maior metrópole da América Latina. Ela tem este nome devido a vestígios da onça parda nas proximidades, embora a visualização do animal não seja possível por se tratar de espécie de hábitos noturnos. Com aproximadamente 1.200m de extensão o visitante percorrerá bosques de pinheiros e de mata ciliar com árvores de até 30m. Também não passamos por esta trilha para uma análise visual.

Como o parque é de conservação e protegido por leis ambientais, a estrutura do local, tem poucas construções que utilizem de concreto e outros materiais, as trilhas tem corrimões, pequenas escadas e outros acessórios para facilitar na caminhada pelos visitantes, em todas elas, o bambu foi utilizado mostrando a utilidade do bambu e conservando a cobertura vegetal do parque sem trazer danos. Nas trilhas tem escadas que também servem para escoar a água da chuva, desta forma a água da chuva em seu percurso não prejudica a vegetação.

Como em nosso passei não percorremos por toda a extensão do parque não é possível fazer uma análise mais detalhada da estrutura, mas pela riqueza natural do parque, o Ecoturismo pode ser bem trabalhado nas trilhas existentes e o parque pode utilizar como um atrativo, oficinas de preservação ambiental, levando ao público o conhecimento de preservação das áreas verdes nas grandes cidades, essas oficinas podem ser bem significativa à longo prazo, e pelo fato de ser em ambiente natural, a teoria pode ser bem aplicada na prática e se tiver como publico alvo crianças e adolescentes, não apenas os universitários, a precursão pode gerar bons resultados para poder resolver problemas da falta de educação ambiental para a população.