O papelão é um material muito presente em nossas vidas. Utilizado em larga escala em funções comerciais, este material está presente em 85% das embalagens de todos os produtos vendidos no mundo.

Todavia, apesar de sua indiscutível utilidade, o papelão é um grande vilão se considerarmos que a sua manufatura produz ao meio ambiente diversos gases altamente tóxicos.

A reciclagem de papelão é uma maneira muito importante e consciente de preservação ambiental, pois, se considerarmos que somente a Grã-Bretanha produz cerca de 7 milhões de toneladas de papelão ao ano, podemos ter uma idéia do total de poluentes emitidos na atmosfera para a produção deste material.

Estudos apontam que de toda a embalagem de papelão produzida no mundo, apenas 50% é reciclada. Somente um país como os Estados Unidos, por exemplo, ao reciclar papelão, economizaria por volta de 544.000 árvores ao ano, isso sem contar os gastos energéticos e hídricos necessários na produção do papelão.

Apenas dois tipos de papelão são passíveis de ser reciclados. O primeiro tipo é o papelão corrugado, geralmente visto na embalagem de materiais. O segundo tipo, também chamado de papelão plano, é o encontrado em embalagens de cereais, caixas de camisas e caixas de sapatos, e algumas vezes, em materiais congelados.

No processo de reciclagem, o papelão é recolhido de empresas ou cooperativas, e depois é triturado e centrifugado, para que impurezas como areia, grampos e outros materiais sejam separados. Depois disso, são acrescentados produtos químicos para retirar a tinta e clarear o papelão. O resultado é uma pasta que será prensada, secada e encaminhada para formar um novo papel.