O PROCESSO DE CANALIZAÇÃO: APENAS UMA SOLUÇÃO HIDRÁULICA

INTRODUÇÃO

O crescimento das cidades sem o devido planejamento tem por consequências causar diversos problemas sociais que podem levar inclusive a morte de pessoas. Esses problemas em sua maioria são as enchentes de rios e córregos, que acabam por adentrar nas casas de pessoas que não estão em lugares propícios para morarem.

METODOLOGIA

As informações sobre o tema foi encontrada de acordo com relação ao tema, com a utilização de livros, sites e jornais onde desempenharam grande importância para que o estudo pudesse desenvolver da forma necessária.

RESULTADOS

As soluções para esse tipo de problema são aplicadas na sua maioria a canalização, que tem sempre sido a única alternativa que os responsáveis para resolver encontram. Sabemos que não é bem assim que se deve solucionar tais problemas sociais e ambientais, que cercam as pessoas que moram em áreas de risco, pois envolve muito mais do que só inundações, mas também o meio ambiente que está sem nenhum cuidado devido para com ele.

DISCUSSÃO

A revitalização e a retirada dessas pessoas para outro lugar, seria o mais apropriado a fazer, tanto para os moradores quanto para o meio ambiente. O que tem notado é que por questões de políticas e também de tempo para execução das obras se procura fazer a canalização.

Hoje já se tem exemplos de canalizações em cursos d’água na Europa que foram realizados, e tem ocorrido o processo inverso da canalização, ou seja, a descanalização, que tem dado resultados satisfatórios para a região. A canalização aumenta a vazão d’água e também sua velocidade, e ainda tem o fato de transformar um ambiente natural em uma ambiente totalmente transformado em estruturas de concreto. Ainda sim, tem o bioma envolvido que é afetado com a canalização visto que as características principais suas sofrerão total transformação podendo destacar o seu curso d’ água e as espécies vegetais encontrada no ambiente.

CONCLUSÃO

Como solução mais adequada para a sociedade deveria sim aplicar uma revitalização aos rios e córregos que estão com esses problemas, mas está bem explícito que todos estão indo para o mesmo caminho da canalização, uma vez que é a maneira mais rápida de se resolver um problema social e de transformar o meio ambiental de forma drástica.