Já faz muito tempo que São Paulo se esqueceu dos problemas de saúde decorrentes da falta de saneamento básico para toda a população. O mais famoso rio da cidade, que já serviu como sede de escolas de natação e emprestou suas aguas para competiçções de barco, hoje vive seu período de maior degradação; não vemos nenhuma ação sendo tomada ou mudança aparente para trata-lo, e o pior, não fazemos nada a respeito.

O problema deixou de ser a poluição do rio e sim o descaso com tal colossal problema. Que outro país que tem como objetivo se tornar uma grande potência mundial possuí em seu maior centro economico um rio que fede a gás metano e sulfídrico (principais responsáveis pelo mau odor do rio) e não faz nada a respeito além de promessas de despoluição? O que muitas pessoas não chegam nem a perceber é que essa poluição muitas vezes afeta redes de esgoto ao longo de toda Grande São Paulo, o que faz com que muitas pessoas tenham que gastar seus recursos financeiros (que já são escassos) em serviços de desentupidoras.

Um rio com tanta história não deveria ser tratado como mera consequencia do desenvolvimento acelerado de uma metrópole como São Paulo. Agora vocês me perguntam como mudar tal problema? Basta mostrar que nós nos importamos, que nós não aceitamos ter que pegar um trem lotado para ir e voltar do trabalho e ainda passar todo o trajeto ao lado de um rio fedorento que nos faz não querer mais voltar aquele lugar. Tudo que peço é um pouco de bom senso, o paulista com todo o trabalho, transito, consumismo etc... se esqueceu de seus direitos e qualidade de vida. Esta na hora de mudar, chega de esperar que os políticos prometam um pouco mais. Vamos mostrar que é a massa que domína um país, e não uma minoria extremamente elitizada.