PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

Contabilidade Avançada

Contabilidade de Entidades de Previdência Privada

Contabilidade Fiscal e Tributária
Microeconomia

Planejamento e Gestão Governamental 

O CONTEXTO TRIBUTÁRIO POR SETORES ECONÔMICOS E A RESPONSABILIDADE DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO ÀS POLÍTICAS DE RH.

                              Danielle Oliveira Lima

                              Elias Barbosa da Silva Junior

                              Mariana Cristina Teixeira Santos

RESUMO 

     A Usiminas atua em diversos segmentos da cadeia do aço. Entrega qualidade superior de produtos e serviços, integra soluções e traz mais valor para o cliente. Domina o aço, das partes ao todo, desenvolvendo a técnica e aprofundando o conhecimento. Simplifica acessos e processos, equilibra eficácia e eficiência. Tudo isso combinado com um planejamento tributário bem elaborado, que visa a redução da carga tributária juntamente com a redução nos custos de produção, e ainda, valorizando as relações com seus funcionários, através das políticas dos fundos de previdência complementar.    

PALAVRAS-CHAVE 

     Usiminas. Previdência privada. Planejamento tributário. Custos de produção.  Renúncia fiscal. Incentivos fiscais. Análise das demonstrações financeiras.

1 INTRODUÇÃO 

     O presente trabalho tem como objetivo analisar as Demonstrações Financeiras de uma S.A. (Usiminas) bem como os seus indicadores financeiros e sua relação/impacto nos setores econômico, previdenciário e público. Através dos índices calculados a partir das demonstrações há uma evidenciação dos resultados e a distribuição dos recursos da sociedade.

     Para analisar o desempenho societário, uma comparação com outra S.A. do mesmo segmento, se fez necessário para alcançar o objeto do estudo em questão.

     A política tributária das empresas foi associada aos custos e seus percentuais, em relação ao resultado e ao faturamento, foram calculados no sentido de amenizar os impactos da geração de riquezas.