Relatório das aulas de Português instrumental em Novo Progresso/PA, do curso de Engenharia Agronômica, do IFPA.

No dia 12 de setembro na Escola Tancredo Neves, localizada no bairro jardim Planalto, na sala anexa à escola, iniciamos a disciplina de Português Instrumental, ministrada pela Professora Eliete Cardoso, onde foi apresentada a disciplina com carga horaria de 40 horas.

Conforme a ementa, aprendemos sobre gramática moderna, concepção de texto e produção de texto (tipologia contextuais), organização sintática, produções de textos (resumos, sínteses, resenhas, relatórios e ensaios), leituras e analises críticas das produções especificas do curso de agronomia.

Logo em seguida a mesma iniciou-se a aula com três temas de Redação para elaboração naquele primeiro dia, falou se também dos seminários e seus respectivos escritores e das temáticas exibidas para apresentações dos grupos, estes subdivididos em 4 ou 5 membros, com 8 temas distribuídos aos grupos formados.

No dia 13 de Setembro no mesmo local foi para o laboratório de informática para a apresentação do grupo 1 (um), seminário com o tema, Como ler, Entender e redigir um texto, logo após iniciamos o processo de aprendizado sobre fichamento, o texto para elaboração foi um artigo sobre a administração rural e o uso da tecnologia para o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais.

Dia 14 de setembro apresentamos Seminário com temas diversas dando sequência, com várias temáticas relacionas a ementa proposta na disciplina de português instrumental, dentre elas: Uso da palavra e vocábulo, unidades essenciais no texto, Sintaxe da construção, Crase, Coesão e Coerência textuais, O resumo Marcante, Apresentação do Seminário, os trabalhos apresentados foram muito esclarecedores e nos auxiliaram no processo de aprendizagem.

No dia 16 de Setembro fizemos três tipos diferentes de trabalho, como resenha de um Artigo sobre o tema Associativismo e Cooperativismo na Agricultura Familiar: olhares de agricultores de Itaituba e Região, no qual após fazer o Resumo tínhamos que emitir nossa opinião através de uma crítica, e elaboramos uma redação dissertativa com temas sugeridos pela professora Eliete, minha escolha foi sobre Consumismo e danos ambientais.

Hoje dia 16 de setembro estudamos sobre como fazermos um relatório coesamente e bem entendida, também faremos um esboço de como montar uma estrutura de um artigo e como publicar o mesmo.