Há alguns anos, os cursos profissionalizantes no Brasil podiam ser encontrados apenas em instituições ligadas ao governo ou em escolas privadas. No entanto, com o sucesso do ensino em módulo EaD (Educação à Distância), o modelo de ensino vem sendo cada vez mais adotado no país e, na atualidade, já é possível encontrar grande diversidade em cursos profissionalizantes livres, com excelentes opções para melhorar o currículo e se qualificar para o trabalho em diversas áreas.

São cursos online voltados para Agronegócio ( Agroindústria, Agropecuária, Bovinos, Agricultura, Administração Rural, Apicultura, Avicultura, Hidrologia, Meio Ambiente, Laticínios, Criação de Cavalos, Energia, Ovinos e Cabras, Plantas Medicinais, Suinocultura, Piscicultura, Pequenas Criações etc. ) Empreendedorismo ( Como Montar, Como Fazer, Casa Prática, Estética e Beleza, Fabricação de Cosméticos, Hotelaria, Jardinagem, Confecções de Roupas, Consultórios Odontológicos, Gastronomia, Gestão Empresarial, Marcenaria, Informática, Negócios Imobiliários, Salão de Beleza, Treinamento Profissional, Massoterapia, Padaria, Pet, Refrigeração etc. ) Educação ( Metodologia de Ensino, Administração Escolar, Mundo das Drogas, Educação Infantil, Vestibular e Concurso etc. ) Esporte e muito mais.

De forma geral, a maior vantagem do ensino EaD é proporcionar, para os que não têm acesso ao ensino superior ou não tem como ir até uma faculdade, flexibilidade de horário e preços acessíveis. Assim, o aluno pode estudar de acordo com o horário que tem e precisa apenas de um computador para ter acesso ao material.

Os cursos profissionalizantes livres, portanto, são ótimas opções para quem trabalha durante o dia ou mora em cidades onde não há a oferta de cursos de capacitação. Estudando em casa é possível aprender muito sobre diversas profissões e se preparar para o mercado de trabalho que está, cada vez mais, competitivo. Afinal, o que as empresas, em geral, buscam hoje são profissionais qualificados para fazer parte de sua equipe.

Além disso, os cursos à distância são elaborados para oferecer interatividade e adotam formatos pedagógicos para fixar as aulas no sistema de aprenzidado do aluno. Ou seja, são cursos profissionalizantes compostos por apostilas online, vídeoaulas, áudio e todos os recursos que podem ser explorados a partir da tecnologia de comunicação. Outro benefício é que os alunos sempre podem contar com o auxílio de um tutor online e fórum tira dúvidas.

Curso EaD: É vantajoso?

Embora o ensino em módulo de EaD venha desempenhando um papel cada vez mais importante na formação profissional dos brasileiros, muitas pessoas ainda ficam em dúvida se é vantajoso realizar um curso desses. Para responder à questão, no entanto, é preciso levar em consideração que depende do curso escolhido, pois há cursos online de excelente qualidade e outros nem tanto.

Portanto, é preciso ter em mente que procurar um bom curso e ter referências é essencial antes de inscrever em qualquer oportunidade. Hoje, já estão à disposição cursos inovadores, com excelentes táticas e ferramentas de ensino e que garantem, ao final dos estudos, um certificado para o aluno.

Cursos profissionalizantes: Vale a pena?

Quando você encontra um curso online de alta qualidade, é possível contar com diversos benefícios, como mensalidades mais baratas, economia nos gastos com transporte e refeição, além do horário flexível e a possibilidade de estudar em qualquer local com acesso à internet.

Além disso, ao concluir o curso profissionalizante, o aluno recebe um certificado (impresso ou online), que pode ser incorporado ao currículo e que serve para comprovar às empresas que ele tem conhecimento profissional na área. Ou seja, os cursos online valem a pena, desde que sejam elaborados por boas escolas ou especialistas.

Curso Online: como funciona?

Atualmente, é possível encontrar cursos profissionalizantes em, praticamente, todas as áreas e uma das maiores vantagens é que esses cursos são elaborados para atender à demanda do mercado de trabalho. Ou seja, são cursos técnicos que têm o objetivo de formar profissionais para começar a trabalhar imediatamente em empresas e indústrias, ou até mesmo de forma autônoma.

É possível encontrar cursos online em escolas, com mensalidades bastante flexíveis; proporcionados por especialistas em algum assunto, oferecidos por instituições de ensino ou ligadas ao governo. Tudo depende da área que o aluno deseja cursar.

De forma geral, basta realizar o primeiro pagamento para ter acesso ao material online, que é composto por apostilas online, material de apoio, vídeos interativos e áudios. Ao longo do curso, o aluno é submetido à provas e testes para avaliar como ele compreendeu o conteúdo. No final do curso, é enviado o certificado que comprova as suas habilidades. Saiba Mais!