Modelos de mudança climática?

 O que são os tão falados modelos de mudança climática?

 Modelos de mudança climática ou de mudança do clima (do inglês “climate change models”) são modelos que simulam as conseqüências climáticas da emissão de gases do efeito estufa ao longo do tempo.

 Nesses modelos, os cientistas não estão apenas interessados na média da temperatura global, mas também estão interessados na variação no espaço. Em outras palavras, eles estão interessados em entender como será a alteração da temperatura em cada região do mundo.

 Ao tentar entender as conseqüências da mudança climática, pode-se antever o que irá acontecer com a agricultura, geração de energia, entre outros fatores que influenciam direta e indiretamente a economia de cada país. Por essa razão, há grande interesse de diferentes governos em entender como cada país será afetado se todas as atividades econômicas que produzem gases do efeito estufa se mantiverem da forma que estão sendo feitas atuamente.

 Preparado a partir de:

 PERMAN, R.; MA, Y.; McGILVRAY, J.; COMMON, M. Natural Resources and Environmental Economics.London: Pearson, 2003. 699p.