Hidrologia de zonas temperadas: a neve, o solo e a enchente

 A entrada de água em um ecossistema pode ser feita via chuva ou neve. Geralmente esta última ocorre em ecossistemas que ocorrem nos pólos e também em regiões temperadas próximas aos pólos.

 Diferentemente do que ocorre com a chuva que ao tocar o solo imediatamente escorre em direção ao rio ou se infiltra, a neve possui dois diferentes destinos.

 Dependendo das condições climáticas, a neve pode simplesmente se acumular sobre o solo. Isso ocorre quando as temperaturas são suficientemente baixas para manter a água em estado sólido (gelo). Havendo condições de temperaturas mais altas, a neve, após se depositar sobre o solo, inicia o processo de derretimento. Esse derretimento faz com que o solo se torne cada vez mais úmido apesar de não estar havendo precipitação alguma. Por essa razão, alguns hidrólogos se preocupam em antever a chegada de alguma chuva logo após ou durante o derretimento do gelo. Isso ocorre porque o solo se encontra em alto grau de umidade e, nesta condição, se uma tempestade cair sobre ele, ela tem grandes chances de produzir enchentes que ocorrem em questão de poucas horas.  

 Dessa maneira, estudar a neve, o derretimento dela, bem como ter estimativas confiáveis de eventos de chuva durante ou após o derretimento do gelo são informações importantes que os hidrólogos de países temperados se preocupam visando antecipar possíveis eventos de cheias que possas causar danos às populações que vivem próximas dos cursos de água.