Uma das maiores preocupações do século XXI é a sustentabilidade. Empresas de vários segmentos – do automotivo ao alimentício, do têxtil ao químico – preocupam-se cada vez mais com o fato de que, sim, é importante deixar às próximas gerações mais do que uma sociedade economicamente desenvolvida, mas também ecologicamente correta.

Os empresários do setor da construção não poderiam pensar diferente. Há anos, vêm surgindo alternativas à construção civil que utilizem menos materiais não renováveis e poluentes, substituindo-os por materiais recicláveis. O incentivo por buscar “ecoprodutos” chegou, também, ao setor produtivo de eventos e iniciou uma “febre” de investimentos em tecnologias sustentáveis. Estamos na era dos estandes verdes.

Quando se fala em construção para eventos, os estandes verdes são a última palavra em inovação, inventividade e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente. A lista de materiais e tecnologias considerados renováveis, por sinal, não é nem um pouco escassa. Milhares de tecnologias podem ser utilizadas para angariar atenção do mercado, satisfação do público e – por que não? – gratidão do meio ambiente.

Lâmpadas de LED

Entre os produtos mais utilizados, estão as lâmpadas em LED, a representante mais moderna da família das lâmpadas elétricas. Produzidas com um diodo semicondutor de luz, as lâmpadas em LED economizam de 50% a 80% de energia elétrica em relação às lâmpadas convencionais – incandescentes e até flourescentes. Além disso, as lâmpadas de LED também apresentam duração de até 15 anos e não produzem calor ao gerar energia.

Torneiras com sensor de presença

Nada é menos sustentável do que uma torneira que desperdiça litros e litros de água, não? As torneiras com sensor de presença só funcionam quando captam a presença das pessoas, o que evita desperdícios. Os sensores também funcionam tanto em 110V quanto em 220V, com baixo consumo de energia.

Vidros

O vidro é um dos materiais recicláveis mais utilizados no mundo. Para os estandes de eventos, continua sendo uma ótima pedida. Investir em painéis de vidros da forma correta deixa o estande mais elegante, com maior índice de iluminação natural. O local também fica com uma sensação de vivacidade maior.

Resina Ecopiso

A resina de Ecopiso é formada com mais de 70% de materiais naturais renováveis, diferente da resina tradicional usada em pisos, composta de produtos químicos. A resina de Ecopiso não libera gases tóxicos durante e após o processo de produção.

Cortiça reciclada

Se o objetivo é fazer um isolamento acústico e térmico renováveis – sem o uso da tradicional espuma – o mais recomendado é utilizar cortiça reciclada. Um painel de cortiça, usado como revestimento, proporciona um bom isolamento acústico e térmico.\


Willian Casagrande é jornalista em Londrina/PR. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2012, trabalha no departamento de comunicação do site de feiras e eventos Meu Guru.