Educação ambiental
 
Educação ambiental
 


 

 

 

 

 

 

Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi

 

Tamires de Miranda Almeida

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colíder

2013

RESUMO

 

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da educação ambiental atualmente. Estamos vivendo dias em que a humanidade parece não se preocupar com as consequências vindouras que a ações humanas procura diariamente. Ações essas que vem causando problemas para a própria sobrevivência humana na terra. Tais problemas ocorrem devido ao modo de vida que a humanidade escolhe para seguir, escolha essa que esta deixando nosso planeta fraco e doente. Portanto a necessidade da conscientização da preservação ambiental hoje é essencial para garantir a nossa vida daqui para frente e as vidas das gerações futuras.

 

 

Palavra-chave: Educação Ambiental. Conscientização. Formação do cidadão.

 

 

ABSTRACT

This work aims to show the importance of environmental education today. We are living in days that humanity does not seem to worry about the future consequences of human actions that demand daily. These actions that has been causing problems for the very survival on Earth. Such problems occur due to the way of life that humanity chooses to follow, choose the one that is leaving our planet weak and sick. Therefore the need for awareness of environmental preservation today is essential to ensure our life going forward and the lives of future generations.

 

 

Keyword: Environmental Education. Awareness. Training of citizens.

 

 

INTRODUÇÂO

 

A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a propagação do conhecimento sobre o ambiente, objetivo este que tem a finalidade de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A educação ambiental nos ensina como funcionam as questões ambientais e a ter consciência ambiental, ou seja, sermos conscientes de que precisamos cuidar deste bem precioso “o meio ambiente”.

 A educação ambiental é a chave para a resolução de muitos dos problemas brasileiros, “pois é um tipo de educação que não necessita de graus de escolaridade, pode ser desenvolvida entre crianças e adultos, mesmo sem ser alfabetizado” BRASIL & SANTOS (2004, p.33), dessa forma contribuindo para desenvolver habilidades e atitudes que permitam ao homem atuar efetivamente na manutenção do equilíbrio ambiental.

O seguinte tema foi escolhido justamente por ver, ouvir e até presenciar fatos e atitudes humanas que são maléficas á própria humanidade.

Portanto é importante e necessário aplicar a educação ambiental em todo tempo. Com isso estaremos defendendo a nossa qualidade de vida e garantindo as gerações futuras.

Todavia, para que isso aconteça é preciso trabalhar em união, pois a união é quem faz a força.

Enfim, o objetivo geral deste trabalho é transmitir à sociedade a necessidade de ter consciência dos próprios atos, atitudes que danificam a natureza e acabam modificando o espaço natural de que todos os seres vivos dependem para sua sobrevivência, colocando em risco a vida humana e a biodiversidade da natureza.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Atualmente, muito se fala em educação ambiental, mas que tipo de educação é essa, qual a sua importância? De acordo com Ambiente Brasil (2011):

A Educação Ambiental é um processo pedagógico participativo, que se constitui numa forma de educação atingindo todos os cidadãos, onde o educando procura ter uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, assumindo o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, de uma conduta ética ao exercício da cidadania. 

 

A cada dia que passa se vê e se ouve discussões sobre o meio ambiente, de acordo com Brugger (2004):

As discussões sobre questões ambientais tornam-se cada vez mais frequentes nos mais diversos espaços sociais. A partir dos anos 80 elas viraram reportagens centrais da mídia e de modismos nos quais os desastres ecológicos e as previsões apocalípticas tornaram-se personagens principais. Realmente, a interferência do ser humano no meio ambiente tem trazido graves consequências ao ambiente natural, do qual fazemos parte. A extinção de espécies, poluições, mudanças de clima, escassez de matérias-primas úteis e outras transformações fazem parte do momento atual.

 

Portanto a educação ambiental (EA) é fundamental na sociedade em que vivemos, segundo Mauro Guimarães (2000, p.15):                     

   (...) a EA tem o importante papel de fomentar a percepção da necessária integração do ser humano com o meio ambiente. Uma relação harmoniosa, consciente do equilíbrio dinâmico da natureza, possibilitando, por meio de novos conhecimentos, valores e atitudes, a inserção do educando e do educador como cidadãos no processo de transformação do atual quadro ambiental do nosso planeta.

 

Diante dessas citações observamos o quanto à educação ambiental precisa continuar sendo aplicada. Pois nos dias em que estamos vivendo presenciamos e ouvimos fatos impressionantes que precisa ser revertido para a sobrevivência das formas de vidas na terra no momento presente e das gerações futuras.

A educação ambiental é um direito de todos os cidadãos. Somos todos convidados a aprender e a educar, ser aprendiz e educadores. Portanto ela pode acontecer dentro das escolas, empresas, universidades, repartições públicas, etc.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, e atingir todos os alunos, do mais novo ao mais velho. Os professores podem usar como estrategia projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos que envolva a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Dentre alguns temas que podem ser abordado na escola em relação ao meio ambiente, são a ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustetável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, ecossistemas, etc.

 Portanto é de suma importância conscientizar os seres humanos, para que ajam de modo responsável, fazendo-os saber que a educação ambiental são processos pelo qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências as quais promove a conservação do meio ambiente e à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Diante deste contexto percebemos que a Educação Ambiental é uma causa que se estabelece com outras causas da nossa Humanidade. Entre essas causa se destaca a justiça social, direitos humanos, a busca de tranquilidade e sossego.

Precisamos defender a nossa qualidade de vida de modo responsável, lutar pela preservação do meio ambiente, pois precisamos dele conservado para ter uma vida sadia.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O presente trabalho mostra a importância e a necessidade de se aplicar a educação ambiental atualmente, sintetizar a necessidade urgente de mudar nossos hábitos e construir estratégia para construir cidadãos critico e atuante, a qual a escola tem a objetivo de formar. Temos presenciado fatos que prova as consequências que a ação humana tem causado, e esses impactos são sinais de que o homem não tem tratado o ambiente com o devido respeito.

  No entanto a transversalidade, a interdisciplinaridade e a sustentabilidade devem sempre estar incluídas nos currículos escolares, empresas, universidades e repartições públicas, no intuito de reverter este quadro.

Neste contexto a educação ambiental tem papel relevante e deve está incluso de modo mais abrangente, pois é um instrumento que pode ser usado para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem continua, no intuito de promover melhoria da qualidade de vida na atualidade e futuramente.

 

 

REFERENCIA

 

Disponível em acesso em 21/11/2012.

 

Disponível em acesso em 21/11/2012.

 

AMBIENTE BRASIL, 2011. Centro Nacional de Educação a Distância (CENED). Educação Ambiental.

 

BRASIL, A. M. SANTOS, F. Equilíbrios Ambientais e Resíduos na sociedade moderna. São Paulo: FAARTE. Editora, 2004 p.33.

 

BRÜGGER, Paula, 2004. PUCRS. Mundo Jovem. Disponível em: . Acesso em 21/11/2012.

 

GUIMARÃES, Mauro, 2000, p.15. Centro Nacional de Educação a Distância (CENED). Educação Ambiental e a Escola, Uma Ferramenta na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Disponível em: . Acesso em: 21/11/2012.

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Tamires De Miranda Almeida
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)

Membro desde outubro de 2013
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: