Desenvolvimento?

 Desenvolvimento é uma palavra muito usada. Fala-se em países desenvolvidos, sub-desenvolvidos, não desenvolvidos. No entanto, o que se entende por desenvolvimento?

Desenvolvimento pode ter várias sentidos. O primeiro e mais básico deles é o de mudança. Para alguns pensadores, desenvolvimento é sinônimo de mudança positiva. Ainda assim, o conceito fica um tanto quanto vago já que o que é positivo é relativo para cada sujeito.

Para outros pensadores, o desenvolvimento significa modernização. Nesse sentido, a modernização pode ser entendida como a aplicação  e aplicação da tecnologia na sociedade. O desenvolvimento econômico seria o grande objetivo dessa linha de pensamento.

Há ainda pensadores que se referem ao desenvolvimento como algo que reflete o combate a pobreza. Assim, países com baixo índice de pobreza são considerados países desenvolvidos ao passo que os que possuem altos índices de pobrezas são considerados não desenvolvidos.

Como pode-se notar, a palavra desenvolvimento tem vários possíveis sentidos e dependendo do contexto em que ela é empregada, pode ter o sentido de simples mudança ou de modernização, ou ainda de combate a pobreza.

Preparado a partir de:

HOPPER, P. Understanding development. Cambridge: Polity Press, 2012. Cap1.