Degradação ambiental?

 O que seria a degradação ambiental?

 Degradação, no contexto ambiental, pode ser entendida como uma alteração do estado original de algum ecossistema ou de algum componente do ecossistema (por exemplo, o solo) para um estado diferente do original. Geralmente este "novo" estado em que o ecossistema se encontra é considerado pior em relação ao original.

 Para exemplificar, imaginemos um lago cercado por florestas. Ao substituir as florestas por  plantações agrícolas, se for detectado por meio da coleta de amostras de água, que as concentrações de nutrientes nas águas do lago foram aumentadas depois da instalação da agricultura, pode-se admitir que houve degradação da qualidade da água. Neste contexto, a qualidade da água foi afetada pela entrada de fertilizantes (nutrientes) que são perdidos da lavoura durante as chuvas e que, desta forma, atingem o lago, comprometendo sua qualidade de água e, possivelmente, trazendo conseqüências para a flora e a fauna que vivem neste ecossistema.

 Rios que atravessam cidades e que recebem grande quantidade de esgoto também constituem exemplos clássicos de degradação severa da qualidade de água.

 Como comentado no início deste texto, um componente do ecossistema ou o ecossistema inteiro pode sofrer degradação. Como geralmente os componentes do ecossistema estão interligados, a degradação do solo, por exemplo, pode e geralmente implica em uma degradação das plantas que cobrem este solo. Assim, a degradação de um constituinte do sistema geralmente afeta outras partes do mesmo.

 Preparado a partir de:

 VITOUSEK, P. The Japan prize commemorative lecture. Disponppivel em: http://www.youtube.com/watch?v=OB5LVcjmbsg . Acesso em 19 de fevereiro de 2012.