Conheça algumas dicas de cuidados que você deve ter para cultivar uma flor bonsai em sua casa.

Ter uma flor de Bonsai em casa exige alguns cuidados especiais diferentes dos que temos com os demais arranjos de flores. Dedicação e paciência são essenciais, observar sempre o local onde você pretende colocar o seu Bonsai, a luminosidade, fertilização e rega da planta.

Cuidados básicos para ter um Bonsai:

Como regar um bonsai?

É fundamental que a planta tenha uma boa rega, para isso você vai precisar de um borrifador de água, borrife a água por cima da planta, isso simula a chuva em cima da planta, esta ação é fundamental para que ela se desenvolva, só não faça isso com a planta exposta ao sol, pois deste modo você irá queimar as folhas. 

 Flor Bonsai

Como fazer a poda de um Bonsai?

Existem dois tipos de poda que você precisa fazer: a poda das raízes e a poda das folhas. Aprendam como fazer cada uma:

  • Poda das raízes: esta poda é a responsável por deixar a planta chegar a sua fase adulta e com um tamanho pequeno, para isso retire a planta do vaso e corte suas raízes inferiores.

Importante: Nunca corte as raízes laterais!

Após o corte, coloque o Bonsai novamente no vaso e complete com terra adubada.

  • Poda das folhas: esta poda ajuda a manter a planta pequena, observe os galhos que possuem mais de 10 pares de folhas, os que estiverem assim você deve reduzir e deixar em no máximo 5 pares de folhas.

Qual a luminosidade correta para um Bonsai?

A maioria dos Bonsais precisam de muita luminosidade, se você não dispõe de um espaço na varanda para colocar a planta para receber sol, pode colocar próximo a uma janela.

Quando adubar um Bonsai?

Este tipo de planta precisa receber uma adubação entre fevereiro e outubro e quando for comprar adubo, lembre-se de comprar fertilizantes em pó, pois assim é mais fácil de você controlar a absorção do adubo pela terra.

Pronto, basta ter esses pequenos cuidados para garantir que o seu Bonsai ficará belo e resistente por muito tempo.