1.1.          Introdução 

 Todos os seres vivos são membros de comunidades ecológicas ligadas umas às outras numa rede de interdependência, (CAPRA, 1999)

É preocupante que o planeta passa por uma grave crise ambiental. E de certa forma, não é errado dizer que esse caos foi causado por nós, seres humanos, principalmente nos últimos 100 anos. Assim sendo, é preciso pensar no futuro e fazer com que as novas gerações não repitam os erros das anteriores. Como garantir isso? Simples: revolucionar a educação através da campanha de alfabetização ecológica em todas as esferas, isto é, nas escolas, bairros, igrejas, empresas, instituições e em todas aglomerações sociais. 

Devemos garantir a sustentabilidade ecológica porque ela é um elemento essencial dos valores básicos que fundamentam a vida no planeta. Reconhece-se que é um grande desafio dos nossos tempos criar comunidades ecológicas devido o modo de produção actual (capitalista) em que a maioria das pessoas são individualistas viradas aos negócios e obtenção de lucros. O consumismo é um dos grandes problemas, onde o fabricante sabe tudo sobre o produto, mas o consumidor não sabe nada do impacto daquilo que compra, usa e consome.  

O presente trabalho foi desenvolvido com a mente de alcançar o desenvolvimento sustentável – atender as necessidades das comunidades sem comprometer as gerações futuras.

Todavia, o trabalho apresenta a seguinte estrutura:

Capítulo I: Apresenta a introdução, definição do problema, caracterização do problema, justificativa da escolha do tema de ensaio, objectivos geral e específicos, grupo alvo e Metodologias.

Capítulo II: Apresenta as principais teorias que sustentam o trabalho e pontos de vista do autor, em volta do tema.

Capítulo III: Apresenta as principais conclusões tiradas das teorias e debate com o grupo alvo, e finalmente as referências bibliográficas.