INTRODUÇÃO

Desde seu surgimento na terra, o homem vem provocando diferentes interferências no meio em que vive. No primeiro momento começou a interagir com o meio através da criação de animais e num segundo momento com a agricultura, nessa época as modificações já eram perceptíveis, mas longe de um desequilíbrio ambiental, o qual começou a se agravar a partir da urbanização e da Industrialização.
Essas relações conflitivas entre o processo de crescimento econômico e o meio ambiente manifestam-se basicamente por meio da degradação de recursos naturais renováveis ou não renováveis, e pela produção de situações de risco de sérios impactos ambientais.
Há muitos anos atrás se ouvia muito falar em preservação do meio ambiente, mas com uma imagem não tão específica como na atualidade. Muitos de nós despertamos para uma realidade de necessidade de sustentabilidade ecológica nesse sentido pelos diferentes acontecimentos catastróficos ocorridos no meio ambiente pela ação antrópica.
O desenvolvimento com a criação de novos postos de trabalho, os hábitos consumistas, o capitalismo, a irrelevância diante da desestrutura social, são só alguns dos fatores que contribuíram para a degradação da biodiversidade de maneira ampla, pela busca do crescimento a humanidade aprendeu a conviver com a competitividade e deixou -se levar pela gana de vencer desafios evolutivos.
Mas de uma maneira em geral nem economia, nem política ou qualquer outro sistema pode afetar mais a natureza do que a falta de conscientização.
A ciência muitas vezes tem nos proporcionado alternativas para revermos esses conceitos de forma inovadora, dando?nos a tecnologia como opção de buscarmos soluções práticas e corretas de transformarmos significativamente nossas ações em processo de reversão do quadro atual em que se encontra o planeta.
Partindo daí reeducação ambiental passa a ser objetivo específico por essa geração que daqui á alguns anos será vista como a geração que reconheceu o poder e a autoridade da natureza sobre si.
O trabalho aqui realizado mostra ineficiência na administração pública local, desentendimento das leis ambientais e falta de uma política de Gestão Ambiental na região pela falta de um programa bem aplicado de educação ambiental ás comunidades costeiras.






























Localização e apresentação
A região aqui analisada fica localizada na cidade Rio Grande no RS, a área costeira conhecida como Saco da Mangueira, é uma enseada semifechada conectada a Lagoa dos Patos.
A biodiversidade presente neste local apresenta-se prejudicada, em meio a presença de canos de esgoto pluvial, fortes odor e lama característico, resíduos sólidos diversos como plástico, metal, madeira , vidro , entulho de concreto com ferragem exposta. Há uma vegetação que atrai pássaros e outros animais, o local é ponto de encontro para animais domésticos, aves como a garça, o maçarico do banhado, o quero-quero, insetos diversos e borboletas.
Também atrai roedores que vem procurar alimentação em meio ao esgoto e ao lixo doméstico.
È possível observar barcos artesanais de pesca e alguns cardumes em meio a água escura.
Geralmente a pesca não se dá ás margens do estuário devido ao que os pescadores locais chamam de água barrenta, certos da poluição causada pelos moradores.
A pesca camaroeira é uma das atividades de maior ênfase econômica na região, devido a sua importância local esta enseada está sujeita a sérios impactos antrópicos e tem sido explorada e invadida pelo crescimento populacional da região. Uma vegetação aquática foi plantada na margem por um grupo de estudiosos da FURG, para que o lixo não excedesse a biodiversidade, mesmo assim a ação humana intensifica danos ao patrimônio natural abrindo caminho que leva ao interior da lagoa com a utilização de madeira e outros entulhos.
Parte da estrutura natural já foi reestruturada pela atividade de ocupação habitacional.
O local tem sido aterrado indevidamente prejudicando a biodiversidade do local, esta região possui um solo elaborado com aterro de entulho, resíduos sólidos de diversos materiais como sacos de lixo recolhidos, cascalho de obras e pneus, fora isso os habitantes da região para planar um terreno para a construção utilizam várias caçambas de aterro retiradas de outra região indevida.
A presença de resíduos misturados ao solo para expansão dos terrenos, invadindo a água apresenta contaminação física, química e biológica, em determinadas áreas há presença de eutrofização na existência de plantas em estado de putrefação, dessa forma atingindo a fauna marinha, bem como aves migratórias que utilizam o local para se alimentar, animais domésticos e seres humanos que correm o risco de serem portadores de diversas patologias como cólera, verminoses e leptospirose entre outras.
Além da poluição sólida e líquida da região por ação da comunidade residente no local, ao lado dessa comunidade, há uma indústria química de refinamento de petróleo, que colabora para a emissão de poluentes ao meio ambiente, essa é uma região industrial, como poderá ser visto nas imagens há a presença de diversas fábricas ao redor, de pescado, fertilizantes, produtos de limpeza e alimentícios..
De uma maneira em geral é possível identificar a presença de vários tipos de poluição existentes, no solo, na água e na atmosfera.
Os efluentes domésticos e industriais contribuem com a introdução de carga orgânica e bacteriana, de origem fecal e com aumento de alguns compostos.
Isso faz aumentar a demanda biológica de oxigênio, o que poderia trazer prejuízos para a fauna aquática, colocando em risco o equilíbrio ecológico da região.
Na água escura e com forte odor pode-se observar a presença de musgo, cardumes, insetos que sobrevoam, lixo doméstico e aves se alimentando de peixes e outros organismos.
O som dos pássaros e insetos indica a biodiversidade em meio à degradação.
A urbanização acelerada vem causando distúrbios ambientais de forma acentuadas nos últimos anos.
A contaminação por matéria orgânica e metais pesados na água e sedimentos, causados pelos efluentes urbanos pluviais e atividades ligadas a pesca, evidencia a degradação não só do Saco da Mangueira mas como de toda essa região costeira.
As principais causas da poluição nesse ambiente são sem duvida a ação humana pela desigualdade social ligada a falta de recursos e o descumprimento de uma administração municipal em relação ás leis ambientais, que não permitiria a implantação habitacional nessas áreas e a falta de entendimento quanto a educação ambiental da comunidade em geral.
Levando em conta que não só os moradores locais como os dos arredores contribuem para a degradação da região, acho que isso se deve ao fato da população não estar introduzida á uma educação ambiental que passe subsídios para a sustentabilidade, informando-os das causas e conseqüências de uma maneira explicita, introduzindo ações de desenvolvimento sustentável, manejo e preservação ambiental á sociedade.
Partindo da educação ambiental, com renovação de conceitos e buscando uma nova ética algumas medidas podem ser adotadas com segurança.
Neste caso, o isolamento da margem com o plantio de vegetação aquática adaptável adequada, com a criação de aterro sanitário, desocupação das residências atuais e recolocação dos moradores em locais apropriados para a moradia com qualidade de vida, o que vem sendo de maneira muito lenta. Mas o município vem enfrentando um franco processo de urbanização, agravando as demandas de infra-estrutura e os problemas sócio ambientais a ela associados.
Utilizando recursos da reciclagem nessa região poderia-se proporcionar ao local um play ground , com arborização , cestos de lixo com as cores indicativas para a coleta seletiva, o que incentivaria a manutenção do local pelos moradores.
Mas ainda é pouco, a utilização de filtros para água potável encanada, reservatórios de água da chuva, campanhas de educação ambiental com atividades que propusessem interesse na comunidade de controlar a poluição local e preservar a biodiversidade de uma maneira em geral mostrando a importância de todos os elementos nela contidos, buscando harmonia entre natureza e urbanização.
Maior controle por parte das autoridades ambientalistas, incentivo a plantação de árvores na região, para controlar a poluição na atmosfera, conscientizar a população para os riscos de patologias tanto para o controle como para a erradicação, cooperação com as entidades ambientalistas, denunciando e solicitando fiscalização, podem ser atitudes simples e de grande resultado.
Mais especificamente na água há a necessidade de análise e controle da bacteriologia, com interditação pelos órgãos específicos ambientais, até que se tenha um resultado positivo.
Na atmosfera a uma rigorosa legislação e fiscalização continuada, que obrigue as fábricas a introduzirem SGA, assim como filtros nas chaminés, a tratar seus resíduos e usar processos menos poluentes.
Penalizações para a falta de prática das leis ambientais.

A seguir estão algumas imagens da ação do homem nessa região:


Esgoto a céu aberto



Ratos e animais domésticos dividem espaço com o homem, lixo e gases exalados causam sérios riscos a atmosfera, alem de causarem forte odor ao local.



Conclusão

Atualmente o desenvolvimento, a industrialização e o crescimento populacional têm influenciado a preocupação com o meio ambiente de uma forma significativa.
Particularmente nesta região analisada pode-se observar a existência do crescimento urbano sem estrutura apropriada, o que gera diversos danos à biodiversidade.
A urbanização desenfreada que ocupa os grandes centros tem evoluído para uma problemática mundial com que diz respeito a qualidade de vida. Nos aspectos social e econômico há uma necessidade constante de associar e equilibrar a sustentabilidade de forma positiva.
Através da inovação tecnológica hoje temos diversas maneiras de controlar e prevenir os impactos ambientais causados pela ação antrópica ,embora hajam várias opções para isso , é visível a dificuldade econômica em determinadas regiões, o que prejudica não só a natureza mas também a humanidade inclusa nesta biodiversidade.
A deficiência nesse aspecto evidencia a probabilidade de catástrofes ambientais como tem acontecido, a diversa formas de poluição contribuem para isso consideravelmente.Tem?se observado campanhas de responsabilidade socioeconômicas que ressaltam a idéia de uma renovação de conceitos ambientais, as empresas tem buscado com isso manter-se alinhadas aos padrões de Gestão Ambiental, de acordo com as normas exigidas muitas delas se utilizam do planejamento sustentável, diminuindo os impactos causados pelas suas atividades exercidas, reparando, controlando e evitando conseqüências ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico de sua administração com atividades de manejo, reflorestamento, créditos de carbono e educação ambiental entre outras.
Essas atitudes são parte do que se pode chamar de necessidade de sobrevivência da espécie humana, é chegada a hora de reagirmos diante dos desafios que a natureza nos impõe, não só o mercado exige normas técnicas adequadas, mas a população exige, debaixo de um caos vivido pela falta de respeito pela espécie humana em busca do crescimento a qualquer custo.
Sabe-se que os recursos naturais são renováveis e não renováveis, mas até quando estes podem ser deliberadamente utilizados pela ação do homem?
Conhecer as conseqüências como temos feito é só o começo, mas é preciso mais.
Trabalhar a Educação Ambiental como uma forma de prevenir é o mais importante, uma reeducação a partir da pré-escola pode nos trazer bons resultados a médio e longo prazo.
Levando ao conhecimento geral não só a problemática, mas as soluções podemos obter resultados positivos, buscando a participação da comunidade, implantando sistemas de Gestão Ambiental, coordenando campanhas de responsabilidade socioambiental, influenciando o consumo consciente e participando continuamente do interesse e das necessidades da população podemos fazer a diferença oferecendo qualidade de vida e enfatizando a certeza de um futuro melhor.

Observação: Segundo os moradores, foram solicitadas medidas de recolhimento do lixo á prefeitura municipal bem como a colocação de lixeiras comunitárias e manutenção no encanamento de esgoto sem sucesso.
Entrei em contato com a Secretaria do Meio Ambiente solicitando uma visita a ser agendada, na próxima semana farei o recolhimento de assinaturas da comunidade e suas reivindicações com intuito de levar ao conhecimento do órgão responsável as necessidades básicas da comunidade local.

Referências
Trabalho realizado na região através de pesquisa dados com análise do local e comunidade;
Fotografias datadas de 17/04/2009.