A RELAÇÃO HOMEM E CURSO D’ÁGUA

INTRODUÇÃO

O homem e os cursos d’água vêm sendo tema de discussão no que diz respeito à sua relação harmônica com a água. Por isso vamos fazer uma pequena análise de como realmente o homem vem se relacionando com a natureza e com a água, que exerce uma importância fundamental na nossa vida.

METODOLOGIA

A busca de informações sobre o tema foi buscada através da utilização de livros, sites e jornais onde desempenharam grande importância para que o estudo tivesse toda a condição de se desenvolver da forma necessária. O trabalho de campo foi em busca de informações de moradores lideiros ao córrego Canivete em Rondonópolis, Mato Grosso.

RESULTADOS

O homem vem provando que nas últimas décadas tem se preocupado cada vez mais com o meio ambiente, porém, isso é visto mais na teoria do que na prática. Um exemplo de forma clara é o desequilíbrio causado pelo homem no meio ambiente que nada mais é que os impactos ambientais.

O que acontece é um número grande de transformações no meio ambiente, que ocorre devido à constante interação do homem com a natureza, além das necessidades humana que aceleram esse processo de transformação, temos ainda o viés do lucro que as empresas buscam sempre aumentar e isso faz com que busque cada vez mais produzir e produzir rápido para se adquirir lucro maior em menos tempo.

DISCUSSÃO

Há milhares de anos os homens vêm transformando a natureza, passo a passo, através das queimadas, as derrubadas de árvores, e do desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. 

CONCLUSÃO

A necessidade do homem para com a natureza é evidente. O primeiro ponto pode partir do campo, onde o uso do agrotóxico tem contaminado a água de rios e o lençol freático por conta de seu escoamento e sua infiltração no solo, assim como as maciças pulverizações agrícolas com agrotóxicos, minerações e atividades industriais que vêm colocando em sério risco o lençol freático em diversas partes do mundo, sendo difícil o seu controle.