A MORAL E A ÉTICA DO HOMEM
 
A MORAL E A ÉTICA DO HOMEM
 


Moral e Ética, duas palavras que nem todos sabem o que significa, mas que todos juram que às têm.Essas duas palavras são muito confundidas pelas pessoas. Confusão esta que pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas:
  • Moral tem sua origem do latim, que vem de "mores", significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o compotamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a "ciência dos costumes", sendo algo anterior a própria sociedade. A moral tem caráter obrigatório.
  • Ética vem do grego "ethos" que significa modo de ser. Ética é definida por Motta como um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social", ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Como podemos perceber a Moral sempre existiu, pois todo o ser humano possui a consciência Moral. Esta surgiu realmente quando o homem começou a fazer parte de agrupamentos, isto é, quando surgiu a sociedade. Já a Ética sugiu com Sócrates, quando este explicou que as normas morais não é somente o homem agir por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.Enfim, Ética e Moral significam "respeitar e venerar a vida".
 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
58 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Deise De Lima Trebesqui
Talvez você goste destes artigos também