A MORAL E A ÉTICA DO HOMEM
 
A MORAL E A ÉTICA DO HOMEM
 


Moral e Ética, duas palavras que nem todos sabem o que significa, mas que todos juram que às têm.Essas duas palavras são muito confundidas pelas pessoas. Confusão esta que pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas:
  • Moral tem sua origem do latim, que vem de "mores", significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o compotamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a "ciência dos costumes", sendo algo anterior a própria sociedade. A moral tem caráter obrigatório.
  • Ética vem do grego "ethos" que significa modo de ser. Ética é definida por Motta como um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social", ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Como podemos perceber a Moral sempre existiu, pois todo o ser humano possui a consciência Moral. Esta surgiu realmente quando o homem começou a fazer parte de agrupamentos, isto é, quando surgiu a sociedade. Já a Ética sugiu com Sócrates, quando este explicou que as normas morais não é somente o homem agir por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.Enfim, Ética e Moral significam "respeitar e venerar a vida".
 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
59 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Deise De Lima Trebesqui
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Estudante de Direito
Membro desde maio de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: