PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

6º Período Noite

Análise de Custos

Auditoria

Contabilidade e Orçamento Empresarial

Contabilidade Governamental

Ética Profissional

Sistemas Contábeis II 

 

Abraão Lucas Freitas de Souza

Bruno Rogério de Souza

Bruno Vieira Cassimiro de Oliveira

Jaqueline Aparecida de Araújo 

A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS SABERES À FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE CONTADORES

1 INTRODUÇÃO 

O presente trabalho “A importância dos diversos saberes à formação acadêmico-profissional de Contadores” é baseado no livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro” de Edgar Morin. O autor traz os princípios e temas fundamentais de ensino para do século XXI, destacando a importância da educação na vida de todos e o desafio de ensinar o que é e como alcançar a educação necessária.

A partir da leitura do livro, elaboramos uma resenha critica sobre os pontos mais importantes citados pelo autor, explicando a importância do conhecimento, porque ele nunca será o espelho da realidade e quais os motivos da ilusão e do erro.

Após a resenha e análise dos principais pontos citados por Morin, foram realizadas dez entrevistas com profissionais graduados sobre as diversas áreas dos conhecimentos, o que eles acharam do curso e as disciplinas que mais se identificaram durante a formação. Como elas afetam o desempenho profissional de cada um e a importância de um conhecimento amplo não só na área em que atua, mas das demais matérias em geral.