O que se pretende com o projeto POLÍTICO-PEDAGÓGICO? 

A necessidade de mudanças no perfil dos profissionais, principalmente no fazer saúde, exige mais do que nunca profissionais com a capacidade de atuar em diferentes setores, de forma a apresentar a melhoria dos indicadores de saúde em qualquer nível de atenção existente no sistema de saúde.

A implantação de um sistema de saúde eficaz depende de todos, trabalhadores da área ou na área; o qual tem a especial importância na responsabilidade primordial do cuidado aos indivíduos e comunidades. Este cuidado, quando realizado com qualidade faz com que o profissional demonstre competências e habilidades técnicas, relações humanas e sociais, ética e responsabilidade.

A formação e o desenvolvimento dos profissionais de saúde colocou em ordem o processo de construção do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE de acordo com prioridades, exigindo assim ações estratégicas para o fortalecimento do controle social e organização de práticas integradas de saúde, impondo esforço e dedicação para a efetiva implantação do sistema.

Precisamos de profissionais que sejam capazes de dar conta da promoção e prevenção, sem prejuízo do cuidado e tratamento requeridos em cada caso e de participar ativamente da construção do sistema de saúde.

Um novo perfil de trabalhadores é baseado principalmente em uma educação permanente”. Preparando o trabalhador para execução de tarefas, buscando conferir ao mesmo o merecido lugar de destaque na qualidade da formação e desenvolvimento continuado.

O contato, o debate e a reflexão sobre as relações entre educação e trabalho, são necessários e devem ser estruturantes do processo ético e técnico de cada profissional.

O fato de estar atuando profissionalmente em uma equipe de saúde permite a atualização constante de seus conhecimentos e aperfeiçoar suas competências.

A prática quando refletida criticamente e complementada por busca de trocas de informações e experiências, faz do profissional competente e comprometido no exercício de sua profissão, adquirindo novos elementos conceituais e práticos.