Comissário de Bordo

O comissário de bordo sempre é visto bem alinhado em seus trajes e prestando gentilezas durante a viagem, no entanto, os obstáculos que este profissional enfrenta, para conseguir executar suas funções, são diversos, iniciando pela autorização da ANAC para exercer a função de comissário de bordo.

Comissario de bordo Ceab Brasil

Este profissional se submete a um treinamento rigoroso que pode durar até seis meses, este período varia de acordo com a quantidade de aulas semanais, no entanto, dentre suas aulas, estão as técnicas de sobrevivência, combate ao fogo e primeiros socorros, já que o profissional deve estar preparado para as adversidades de sua profissão.

A Profissão

O sorriso e a simpatia durante todo o voo, pode parecer algo simples de se fazer, no entanto, estes profissionais se deparam com diferentes inconveniências durante seu expediente, como passageiros inquietos, mal educados e nervosos com o voo, devendo então conduzir a situação de forma tranquila, para o bem estar dos demais passageiros.

Alguns fatores podem impedir que o profissional exerça sua função, já que após o curso o mesmo é submetido a uma prova médica e teórica da ANAC, sendo a prova teórica a ser um dos maiores empecilhos, já que determinadas patologias como: síndrome do pânico, labirintite, acrofobia, doenças cardíacas, doenças respiratórias e outras doenças respiratórias.

Após a conclusão do curso, o profissional deverá se submeter aos exames da ANAC para então poder dar início a sua busca pelas empresas e enfim receber o treinamento final para sua profissão, que pode ser feito no próprio avião ou ainda em um simulador, no qual o profissional terá maior contato com suas funções, garantindo que os equipamentos de segurança estejam em pleno estado e na quantidade adequada, além de receber as instruções que devem ser passadas aos passageiros, como orientação sobre as saídas de emergência e procedimentos adequados nos casos de acidentes.

 O Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para estes profissionais se apresenta lento atualmente, com as crises que houveram, no entanto, as companhias aéreas estão movimentando diversos métodos para atrair passageiros, o que consequentemente interfere a defasagem deste mercado, possibilitando contratações.

 As viagens são as principais vantagens desta profissão, principalmente se o profissional atua em viagens internacionais, o que permite conhecer diversos lugares durante seu período de descanso.

O auto controle destes profissionais e principalmente o equilíbrio emocional são qualidades que o comissário deve ter, para conter os passageiros que possuem medo de avião e pânico de turbulências, podendo causar histeria, sendo assim, somente este profissional terá a iniciativa de acalmar e conter as emoções dos demais passageiros.

O Início da Profissão

Ellen Church foi pioneira como comissária de bordo, sugerindo a uma companhia aérea que contratassem enfermeiras para cuidar dos passageiros e tranquilizar os mesmos nos casos de turbulências, no entanto, sua ideia partiu de sua vontade de estar em uma aeronave, e por não poder pilotar um avião devido a sua condição de mulher, a mesma influenciou as companhias aéreas em 1930. Durante a segunda guerra mundial, as enfermeiras foram convocadas para auxiliar os soldados feridos nos campos de guerra, reduzindo consideravelmente o contingente de profissionais, e então, as companhias aéreas passaram a contratar universitárias para exercer a função de comissária de bordo, o que modificou ainda mais esta classe profissional.

O início desta profissão era marcado pelas exigências feitas pelas companhias aéreas para contratação de funcionários, já que as profissionais deveriam ser solteiras e sem filhos, pois estes eram fatores que as impediam de ficar fora de casa por muito tempo. Com o aumento de frotas de aviões e fluxo de passageiros, o trabalho necessitou de auxílio masculino, já que em determinados casos os homens teriam outras qualidades, como força física e firmeza para o trato com os passageiros durante a entrada no avião e até o momento, foram poucas as mudanças sofridas nesta área do mercado de trabalho.