Para se especializar ainda mais no inglês vale qualquer esforço. Intercâmbio sempre foi uma boa alternativa para quem procura fluência no idioma e pesquisas revelam que a busca continua em alta. Somente no ano de 2012, mais de 175 mil brasileiros viraram intercambistas.

Os cursos de inglês oferecidos fora do país são os mais variados possíveis. Existem os cursos de verão, que podem durar um mês, ou cursos mais específicos, que variam de seis meses a um ano de duração. Os intercambistas também têm a possibilidade de “morar em casas de família”, trabalhar no país ou simplesmente estudar.

O mais aconselhável é que se procure uma agência específica ou programas especializados em intercâmbios para avaliar a melhor possibilidade e fechar um bom programa. Bolsas de estudos também podem ser uma opção. Pesquisas mostram que os brasileiros têm procurado intercâmbios com frequência. Em 2012, o número de pessoas que procuraram intercâmbios aumentou 4,5%, comparado a 2010.

Canadá é o destino mais procurado por brasileiros para cursos de inglês

 O Canadá continua sendo um dos países mais procurados para se estudar inglês. Atrás estão os EUA e o Reino Unido. Os destinos mais procurados por quem opta pelo espanhol são Espanha, Argentina e Chile. Porém, países como Malta, China e África do Sul, têm aparecido na preferência dos intercambistas. 

A preferência pelo Canadá pode ser justificada pelo governo canadense subsidiar o estudo de estrangeiros para aumentar a procura, por isso, os cursos chegam a ficar até 30% mais baratos do que os dos Estados Unidos, por exemplo. No Canadá é possível estudar o inglês e o francês. Em regiões como o Quebec, o idioma é o francês.