A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM NAS

ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

 ACADÊMICAS AUTORAS: CRISTINA RUSTICHELLI E TAIANA VIANNA.

DISCIPLINA: GERÊNCIA EM ENFERMAGEM I/ TIPO DE TRABALHO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA/ PROFESSOR ORIENTADOR: WAGNER NATÁRIO

INTRODUÇÃO: O Serviço de Enfermagem é o órgão responsável pelo desenvolvimento dos cuidados de enfermagem, pelos profissionais com formação e competência legalmente estabelecidos, pela consonância com os padrões de qualidade almejados pela profissão e sintonia com os objetivos organizacionais. O mesmo é composto por pessoal com diferentes níveis de formação. O planejamento, organização, controle, estrutura e funcionamento deste serviço seguem as diretrizes emanadas da Teoria Geral da Administração e os conhecimentos desta área têm sido cada vez mais utilizados para atingir as metas e objetivos almejados pelas instituições de saúde. O Gerenciamento da Qualidade é uma nova abordagem gerencial, que permite o acompanhamento as mudanças e até mesmo se antecipem a elas, pois enfatiza a melhoria contínua de produtos e serviços ligados à área de Saúde, pela utilização do método científico e monitorização de dados que embasam a tomada de decisões. OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa é mostrar aos acadêmicos de Enfermagem a importância de um Serviço de Enfermagem eficaz dentro das organizações de Saúde. Com isso, levando os acadêmicos a atingirem um maior conhecimento sobre a gerência a fim de obterem maior preparo para organizarem um Serviço de Enfermagem eficiente e qualificado para atender a demanda cada vez mais exigente. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, exploratória que é constituída de pesquisa em livros pertencentes à Biblioteca do Campus Santa Cruz da Universidade Estácio de Sá e artigos científicos acerca da temática gerência de enfermagem nos serviços de saúde. RESULTADO: Realizar um estudo sobre o Serviço de Enfermagem não trouxe apenas a visão dos pontos deficientes da enfermagem, como também uma nova idéia de como ver e exercer a Gerencia de Saúde. CONCLUSÃO: Concluí  que o Serviço de Enfermagem exerce um papel fundamental nas organizações de Saúde, pois nele é definido de forma organizada todas as tarefas, cuidados e ações que serão executados pelo pessoal de Enfermagem dentro da instituição. Sendo que ao Enfermeiro estão atribuídas algumas funções que abrange o processo de liderança, padrões da assistência, gestão dos serviços de enfermagem (prática e teórica), fluxo e processo assistencial, responsabilidades éticas profissionais, registros e informações. Observamos que a introdução de novas abordagens gerenciais, devido às intensas transformações que estão ocorrendo na sociedade, está impulsionando os Enfermeiros a buscarem novas alternativas para organizar o trabalho e visar à satisfação dos clientes e trabalhadores, bem como a produtividade e responsabilidade compartilhada com a equipe. O estudo reforçou o nosso pensamento, de que o Gerenciamento da Qualidade, se bem implantado, pode ser útil à Enfermagem, ajudando-a na realização das mudanças necessárias ao seu desenvolvimento, na implementação de novas metodologias e no alcance da satisfação do paciente e do seu pessoal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS

MARX, Lore Cecília e MORITA, Luiza Chitose. Manual de Gerenciamento de Enfermagem. São Paulo: 2ª ed. EPUB, 2003. 108 p.

ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR. Programa do Livro Universitário. Autoconhecimento: instrumento de gerência em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 72 p.

KURCGANT, Paulina (Coord.). Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 2006. 237 p.

LEONI, Miriam Garcia. Autoconhecimento: instrumento de gerência em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 63 p.

FELDMAN, Liliane Bauer; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Identificação dos critérios de avaliação de resultados do serviço de enfermagem nos programas de acreditação hospitalar. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000400011&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 03 out. 2011.

AGUIAR, Ana Beatriz de Almeida et al. Gerência dos Serviços de Enfermagem: um estudo bibliográfico. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/viewArticle/

901> Acesso em: 03 out. 2011.