Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos/Relações Interpessoais

Prof.Orientador : Esther Cosso

Claudiana da Silva

 A Comunicação nas Relações Interpessoais

 

   As relações humanas vivem em constante transmissão e compartilhamento de pensamentos, ideias e sentimentos, na qual é uma necessidade complexa e infinita na vida das pessoas, tal fato demonstra o quanto o homem é impotente quando age de forma isolada no meio social e a comunicação é relevante para a relações interpessoais pois cria um fluxo de interação humana.

           De acordo com Chiavenato (2005, p.149): “Comunicar significa  tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação,é um processo total da vida do homem  em relação ao grupo social.”

        Diante disto, a comunicação é a transmissão de pensamentos emocionais e intelectuais misturados, sendo recíproco ao outro de forma clara e objetiva, ou seja, comunicação tem como característica principal o entendimento do emissor da mensagem e a compreensão do receptor. Quando tal fato deixa de acontecer, provoca a intervenção da comunicação, causando atritos entre as pessoas.

 

Desta forma, as relações interpessoais e a comunicação são atributos compostos, que vivem em sintonia, onde é preciso haver o contato das pessoas umas com as outras tendo o   envolvimento do físico, emocional e intelectual das mesmas, é uma necessidade existente em exercer funções do trabalho e do cotidiano e um alicerce a saúde psicológica das pessoas visando a comunicação como um remédio para o comodismo da alma.

 

           

 Geralmente os conflitos existente na sociedade são originados pela falta de comunicação, isentando de alguns elementos para uma comunicação eficaz que são eles:

  • Emissor – O indivíduo com seu pensamento.
  • Significado – O pensamento do indivíduo.
  • Codificador – A transformação do pensamento em palavras.
  • Canal - O caminho percorrido do pensamento (o ar). 
  • Decodificador – A decifração do pensamento.
  • Compreensão – O entendimento do pensamento.
  • Realimentação - O acolhimento do pensamento.
  • O feedback-  É a resposta  ou reação do  receptor com o pensamento do emissor.

           Esses elementos é o processo da comunicação na qual está sujeito sempre de existir interferências como os ruídos que envolvem vários fatores de barreiras, e por tal motivo deve-se estar sempre atento,se policiando diariamente quando se comunicar com as pessoas que envolve um jogo de palavras ,letras ,símbolos ,o seja um intercambio de informações distintas.

        De acordo com Lacombe (2012, p. 287): “A maioria de nossas ações para com os outros e vice-versa são atos comunicativos, sejam eles verbais ou não.”

                  O mundo gira em torno das relações   e as relações são construídas e moldadas pelo fenômeno da comunicação que é uma conexão contínua e permanente na globalização.

          Portanto, a comunicação nas relações interpessoais desvenda mistérios, abre portas para a transformação do ser humano e elimina a distância entre falar   e ouvi  as pessoas.Porque ouvi  é entender  é uma virtude poucos.

Referência bibliográfica

LACOMBE,Francisco José Masset. RecursosHumanos, PrincípioseTendências. 2ed. São Paulo: Saraiva,2012.

CHIAVEANTO, Ibalberto. Gerenciando com as pessoas: Transformando o Executivo em Excelente Gestor de Pessoas. 7ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier,2005.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: Enfoque nos Papeis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2011.