PERÍODO INTERBÍBLICO
 
PERÍODO INTERBÍBLICO
 


I ? CONCEITO







Período de 400 anos de silêncio divino, sem uma voz profética. Ocorreu entre os últimos eventos do AT descritos no livro de Malaquias e o começo dos acontecimentos do NT, descritos no livro de Mateus. (segundo os historiadores de 536 AC até 5 AC).




Embora nenhum profeta inspirado se tivesse erguido em Israel durante aquele período, e o A.T. já estivesse completo aos olhos dos judeus, certos eventos ocorreram e deram ao judaísmo posterior sua ideologia própria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamação do Seu evangelho.










II ? IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESTE PERÍODO




1. Razões históricas - Explicam o fundo histórico do Novo Testamento;




2. Razões culturais - Explicam a origem e desenvolvimento dos costumes, instituições e vida religiosa do povo judaico do período do Novo Testamento;




3. Razão Messiânica - Demonstra como Deus preparou o mundo para a vinda de Cristo.







III ? AS DIVISÕES DO PERÍODO INTERBÍBLICO




1. Período Persa 536-331AC







2. Período Grego 331-167AC




a. Período Grego próprio 331-323AC;




b. Período Egípcio 323-198AC;




c. Período Sírio 198-167AC.










3. Período Macabeus 167-63AC










4. Período Romano 63-5AC













CONCLUSÕES




O período interbíblico, ou também chamado de 400 anos de silêncio divino, onde não se levantou nenhuma voz profética e que ocorreu entre os últimos eventos do AT descritos em Malaquias e o começo dos acontecimentos do NT relatados no livro de Mateus estendeu-se de 536 AC a 5 AC.




Seu estudo é importante para compreender o fundo histórico do NT, além de trazer o entendimento da cultura do povo judaico, seus costumes, instituições e vida religiosa no período do NT, isto sem contar a razão messiânica, ou seja, analisar o desenrolar das ações de Deus em preparar o mundo para a vinda de Cristo.




Vemos em que cada época do período interbíblico a política e as conquistas bélicas da judéia por vários povos e nações vai moldando a vida e o procedimento do povo judeu, desencadeando-lhes diversas reações, pensamentos e atitudes que desembocam em correntes de pensamento expressas em seitas e em partidos políticos presentes na época da vinda de Cristo. Temos os fariseus, saduceus e os essênios, além dos escribas que eram redatores de normas reais e religiosas, como seus principais representantes, entre outros.




É inegável o impacto do helenismo no desvio do povo judeu à fidelidade à Lei. Helenismo é a adoção de práticas e estilo de vida gregos, introduzidos na época da conquista da judéia por Alexandre, o grande (333 AC).




Alguns exemplos são a construção de ginásios com pista de corrida onde a prática esportiva era realizada por atletas despidos, nas competições eram invocadas divindades pagãs. Teatro grego e vestes gregas, cirurgia para remover as marcas da circuncisão, mudança de nomes hebreus para nomes gregos. Altares erigidos e consagrados a Zeus e outras divindades gregas e a prostituição cultual.




O helenismo deixou fortes raízes que acabaram por dividir o pensamento do povo judeu, criando conflitos e fazendo-se necessária uma nova ordem trazida por Cristo, mas eles não aceitaram-na e nem compreenderam o que estava acontecendo.




Na época do nascimento de Cristo o povo judeu vivia oprimido sob o poderio de Roma, aguardava um libertador político e não percebeu que entre eles estava o próprio Deus, trazendo-lhes redenção eterna.
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Monica Gazzarrini
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
renascida em Cristo desde 2004, membro da Igreja Internacional da Graça de Deus na cidade de Campo Limpo Paulista/SP, estudiosa do Evangelho, escritora de artigos cristãos em http://bencaossemlimites.blogspot.com e autora dos livros "Como Conhecer Deus na Prática" volume 1 http://conhecaadeusnaprati...
Membro desde setembro de 2007
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: