A CORAGEM DE RECOMEÇAR!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Os últimos episódios que presenciamos em relação aos fortes volumes de chuvas e suas catástrofes levam-nos a destacar os valores da solidariedade e, especialmente a busca e o desejo em se recomeçar. Não é fácil perder tudo que se tem e iniciar novamente, pior ainda é quando se tem a perda de vidas!

Na semana anterior foi abordado a respeito da necessidade em mudar, neste artigo quando se aborda sobre ‘momentos de tragédias’, deve-se imaginar que o ser humano, neste tipo de situação, obriga-se a sair de sua condição de conforto, pois sua vida passa por uma fase depreciativa, angustiante e de profundo sofrimento!

Entretanto, a grandeza do ser humano se demonstra justamente nestes instantes de dificuldade em que a coragem, garra, desprendimento e lucidez deslumbram e o fazem tomar novos rumos em sua existência. Escrever até torna-se fácil, difícil mesmo é ter essa atitude, pois na maior parte das vezes, na fração de segundos, perde-se todo um capital construindo por várias gerações! Entretanto, frente as estes episódios de desilusão e descrença, há vontade de abandonar e até mesmo deixar de lado o ‘bom caminho’ e se lançar as futilidades do existir!

O grande livro onde encontramos os maiores ensinamentos ao ser humano, chamado de Bíblia, utilizado em quase todas as religiões do mundo, pode servir para aprofundar essa reflexão focada em não se perder a coragem e o ímpeto em se recomeçar. Podemos citar inúmeros exemplos, como a história de Jó; da trajetória de Davi; de Pedro e Paulo, enfim, poderíamos citar muitos nomes de homens e mulheres que tiveram dificuldades, mas, nunca desistiram de sua fé, mesmo em grandes obstáculos receberam a sabedoria divina e aproveitaram a oportunidade para se regenerar e recomeçar as suas vidas, assim, transformaram-se em ‘cernes’ de nossa fé.

Recomeçar sempre é preciso! Esse é o lema dos fortes e corajosos, uma vez que não se entregam frente aos seus desafios. Aliás, viver com intensidade requer labutar diariamente, como é dito popularmente: ‘mata-se um leão por dia’! E, será em tragédias materiais ou mesmo espiritual que a fé no divino determinará a dimensão deste recomeço.

Lembro-me de 1983, do desespero de tantos conhecidos e amigos que perderam suas casas naquela enchente do Rio do Peixe, em sete de julho, em Capinzal SC. Apesar disso, aquelas criaturas não desanimaram, tornaram-se ainda mais fortes e enfrentaram um gigantesco desafio: ‘recomeçar do zero’. Este é um exemplo, como muitos outros pelo mundo afora!

 Penso que em momentos como estes, devemos sair de nossas ‘bolhas’ e, além de verificar como podemos auxiliar os desalojados, fazer uma profunda reflexão a respeito de nossas próprias vidas, pois onde impera o egoísmo, o individualismo e falta de caridade, a vida perde o seu sentido.

Que as diversas mortes que tivemos no estado do Rio Grande do Sul advindas das fortes chuvas ao menos levem a reflexões, sobretudo quanto às ações de nosso existir! Buscamos desenvolver nossa reforma íntima diária? A nossa fé ajuda no enfrentamento dos problemas diários? Ou em cada tribulação se resmunga e ataca-se Deus? Caso algumas destas questões o atingirem, este é o tempo de ter a coragem de recomeçar!

Pense nisto! Até o próximo!