O Cascading Style Sheets, Folhas de Estilo em Cascata, ou simplesmente CSS, surgiu em 1994, apenas como uma proposta de Hakon Lie que queria facilitar a programação de sites.

Segundo um artigo da W3C, o CSS é a linguagem que vai configurar a interface da sua página, ou seja, vai melhorar a sua aparência, o seu layout, com códigos bem mais simplificados essa linguagem se sobrepõem a suas concorrentes como o HTML, onde os códigos são bem mais complexos. Com código fonte aberto e disponível para o público essa linguagem é bastante utilizada por programadores em todo o mundo.

Segundo Silva (2012, p. 25):

As CSS têm por finalidade devolver à marcação HTML/XML o propósito inicial da linguagem. A HTML foi criada para ser uma linguagem exclusivamente demarcação e estruturação de conteúdos. Isso significa que, segundo seus idealizadores, não cabe à HTML fornecer informações ao agente do usuário sobre a apresentação dos elementos. Por exemplo: cores de fontes, tamanhos de textos, posicionamentos e todo o aspecto visual de um documento não devem ser funções da HTML. Cabem às CSS todas as funções de apresentação de um documento, e essa é sua finalidade maior.

 

O artigo acadêmico da W3C disponível no site <http://www.w3.org/TR/css3-preslev/> especifica o principal benefício que é prover a separação entre o formato e o conteúdo do documento, ou seja, muda a aparência do site. Falando de uma forma geral, com ele é possível estilizar páginas HTML ou outros tipos de documentos para web.

A W3C ESCRITORIO BRASIL afirma que:

O CSS formata a informação entregue pelo HTML. Essa informação pode ser qualquer coisa: imagem, texto, vídeo, áudio ou qualquer outro elemento criado. Grave isso: CSS formata a informação. Essa formatação na maioria das vezes é visual, mas não necessariamente. No CSS Aural, nós manipulamos o áudio entregue ao visitante pelo sistema de leitura de tela. Nós controlamos volume, profundidade, tipo da voz ou em qual das caixas de som a voz sairá.

Segundo a W3C ESCRITORIO BRASIL o CSS Aural é possível manipular o áudio entregue ao usuário do sistema, também é possível modificar o volume, profundidade, tipo de voz ou até mesmo em qual caixa de som sairá o áudio.

Embora haja vantagens com relação ao uso do CSS, também podem ocorrer falhas, e muitas dessas falhas não provém da linguagem em si, mas por culpa de alguns navegadores que não a implementam corretamente.