A conversão de decimal em binário tem muitos benefícios e propósitos. No entanto, o processo manual pode ser bastante cansativo e tedioso, por isso muitas pessoas usam ferramentas e programas feitos para converter decimal em binário com apenas alguns cliques.

Então, que tipo de programa você deve usar? Além disso, por que converter decimal em binário é uma coisa? Responderemos a essas perguntas e procuraremos uma maneira fácil de converter decimal em binário. Então, vamos mergulhar direto nisso.

Por que converter decimal para binario?

A conversão de decimal em binário tem muitas implementações e aplicações no mundo da programação e da computação. Ele pode ajudar a processar informações com facilidade e usar valores convertidos para diversos fins na computação, como:

  • Representam dados em computadores, pois armazenam informações em dígitos binários.

  • Corresponde diretamente ao estado ligado/desligado dos transistores e interruptores.

  • Ajuda com operações lógicas, como AND, OR XOR e NOT.

  • Pode ajudar a compreender as estruturas de dados.

  • E pode ajudar na detecção e correção de erros.

É por isso que a conversão de decimais em binários pode ser um processo vital em diversas áreas da computação e da programação.

4 etapas para converter decimal em binário

Uma das primeiras coisas que precisaremos é de uma ferramenta para converter decimal em binário. A seguir, falaremos sobre como converter decimal em binário e o que mais você deve saber. Então, vamos mergulhar direto nisso.

1: Use um conversor decimal para binario

A primeira coisa que precisaremos é de uma ferramenta para converter decimal em binário. Para este tutorial específico, estamos usando o decimal para binario da Prepostseo. É uma ferramenta simples e fácil, com um método de conversão fácil, o que facilita para todos os tipos de usuários.

Aqui está o layout básico da ferramenta:

Como visto aqui, também oferece outras opções, como a conversão de decimal para diversos outros valores, como:

  • Feitiço

  • octal

  • ASCII

Além disso, também oferece um conversor binário para decimal, mas deixaremos com a opção padrão de decimal para binário.

2: Carregar dados no conversor 

A próxima etapa é usar os valores que precisamos converter. Neste caso, são os dados decimais que precisamos converter em binários, então iremos carregá-los na ferramenta. Assim, você pode copiá-lo e colá-lo facilmente na ferramenta:

Assim que os detalhes/valores forem carregados, basta tocar no botão Converter e a conversão começará. Dependendo dos dados que você colocar aqui, pode demorar alguns segundos, mas ficará assim enquanto funciona:

Portanto, certifique-se de que a seleção seja “ Conversor Decimal para Binário ” antes de inserir o valor e iniciar a conversão.

3: Copiar número binário

A próxima etapa é copiar o número binário. Depois que a conversão for concluída, ela fornecerá dois valores principais. O primeiro valor seria “ Número binário ” e o outro seria “ Complemento de 2 com sinal binário ”

Um método simples é simplesmente tocar na área abaixo de “ Binário Número ”e pressione CTRL+A para selecionar tudo e depois CTRL+C para copiar tudo. Depois disso, você pode colá-lo/CTRL+V em qualquer lugar onde desejar usar o valor convertido.

4: Verifique o complemento do binário 2 assinado e o número hexadecimal

Alguns programadores ou especialistas em computação podem precisar dos valores para representar os números inteiros positivos e negativos. E é por isso que eles precisariam usar o complemento de 2 assinados binários .
Então, se é isso que você procura, basta ir até a seção com o referido valor:

Depois disso, o número hexadecimal também fica logo abaixo dos dois valores principais, e pode ser usado como uma representação concisa dos dados anteriores.

Conclusão

Estas são algumas das etapas principais para converter facilmente decimal em binário. É necessário que desenvolvedores, programas e outros especialistas acertem isso. É por isso que eles devem se concentrar em usar a ferramenta certa, como o decimal para binário que usamos neste tutorial.