Quando falamos em radiação uma avalanche de pensamentos surge em nossa cabeça, muitas informações das quais tivemos acesso são de certa maneira incorreta.

Tudo tem certo nível de radiação, o sol, luz artificial, aparelhos médicos. A radiação usada com bom senso nos traz benefícios como energia, equipamentos médicos, como já dito anteriormente, o sol também tem radiação mais de uma forma frequente, não como os aparelhos usados na medicina que ao ser desligados cessam a radiação.

De qualquer forma, tudo em excesso costuma trazer complicações, nosso corpo esta propício a aguentar um certo nível de radiação, mas se for exposto além do que suportaria pode causar queimaduras e até chegar ao câncer.

Sabendo disso muitas empresas começaram a fabricar dosímetros a fim de evitar transtornos à saúde pública. Então de uma forma muito organizada quando contratados, fazem um controle muito rigoroso.

O dosímetro deve ser usado na altura do tórax e não deve ser exposto a luz solar, seu uso é individual e intransferível, não dever ser usado em dois lugares, pois, a intenção do uso do aparelho é saber os níveis de radiação de determinado lugar e se for usado em mais lugares com certeza haverá alteração desse controle.

Em caso de férias do funcionário ou profissional que faça uso do aparelho deve entregar o dosímetro à pessoa responsável por esse controle, e que de forma alguma pode retirá-lo do local de trabalho, seu uso é tão rigoroso que possui um esquema de cores que mensalmente é trocado para certificar que estão em boas condições de uso e dentro do prazo de manutenção.

É de grande valia propagar esta informação, uma vez que só tem a contribuir com a prevenção de possíveis problemas com radiação, o que apenas munidos de muita informação com certeza nos livrará de muitos problemas.