Um pouco de História

O invenção do telefone foi, sem dúvida, um grande passo para vencer as grandes distâncias, a transmissão da voz humana combina a informação simultânea dos acontecimentos com o fator emocional. A pessoa que transmite a notícia torna-se quase presente para a pessoa que recebe.

O mérito da invenção do telefone foi causa de muitas controvérsias, disputas e ações legais e foi reclamado por muitos, entretanto, hoje não se tem mais dúvidas de que foi o americano Graham Bell, um professor de fisiologia vocal da Universidade de Edimburgo, seu verdadeiro criador.

Graham Bell observando um aparelho rudimentar que transmitia sons musicais, imaginou que, colocando vários diapasões um ao lado do outro e fazendo com que eles vibrassem através de um eletro-imã, poderia transmitir os sons musicais. Estava lançado o princípio da sua descoberta.

No entanto, só depois de muitos estudos e aperfeiçoamentos o uso apropriado do telefone se deu através de um acidente com uma mola, quando Graham Bell chamou seu assistente Thomas Watson que estava em outro recinto "Sr. Watson, por favor venha cá, eu preciso do senhor." e suas palavras foram transmitidas perfeitamente.

Somente em 1876 Graham Bell tornou pública sua descoberta na Exposição de Eletricidade da Filadélfia onde seu invento passou despercebido por vários dias. Foi quando o Imperador do Brasil, D. Pedro II, que visitava a exposição colocou o aparelho no ouvido e exclamou "Meu Deus, esta coisa fala!" foi então que a atenção do público foi atraida e diversos técnicos se interessaram pelo aparelho que a partir de então se difundiu rapidamente.

Em 1877 a Rainha Vitória adquiriu o primeiro telefone. Em Londres um ano depois o relatório da Câmara dos Comuns foi ditado por telefone à imprensa. Logo após o alemão Siemens começou a fabricação em larga escala do invento de Graham Bell.

Faltava ainda um meio para conexão de dois aparelhos e a desconexão após o fim da conversação. Inicialmente foi usado um painel de comando manual que tinha diversos pontos, cada qual referente a um assinante e os operadores conectavam um ao outro através de tomadas duplas.
Com o rápido crescimento do número de assinantes ficou impraticável o uso do Painel de Comando Manual.
Foi quando Almon Brown Strowger, inventou o que se pode chamar de a primeira Central Telefônica, um Painel de Controle Automático que fazia a conexão e desconexão entre dois assinantes automaticamente.

Em 3 de novembro de 1892 foi instalada a primeira rede automática de telefonia com 100 assinantes. Somente mais tarde foram introduzidos os protocolos de telefonia, que são os sinais acústicos que indicam o estágio em que a ligação se encontra.

O Telefone Padrão Atual

A parte do tefefone onde realizamos a conversação é chamada de monofone, onde se encontra a cápsula receptora e o microfone.
Na parte que fica conectada à linha telefônica existe a campainha, o gancho, o teclado e o circuito eletrônico que é responsável pela amplificação dos sinais de áudio, híbrida de áudio, chaveamento da linha, geração dos tons ou pulsos de discagem e pelo acionamento da campainha.

O Funcionamento do Sistema

O sistema que é constituido basicamente pela Central Telefônica ligada a diversos aparelhos de telefone através de cabos elétricos.
A Central faz a conexão entre as diversas linhas, gera o tom de ring(campainha), o tom de linha, o sinal de discagem, o tom de ocupado entre outros. As Centrais modernas tem, além dos recursos básicos, outros serviços como: bloqueador de interurbano, linha direta, siga-me, não perturbe, consulta e conferência, atendimento simultâneo, consulta e tranferência, identificador de chamadas, estes serviços adicionais são taxados pelas operadoras de telefonia.

Cada aparelho de telefone é ligado à Central através de um par de fios, com o monofone no gancho a tensão elétrica nestes fios é de cerca de 48 volts.

Quando o monofone é retirado do gancho a tensão cai para cerca de 9 volts, por causa da queda de tensão na resistência da rede. Esta tensão pode variar de 6 a 14 volts dependendo do comprimento dos cabos que ligam o aparelho de telefone à Central.
Normalmente a resistência de uma linha telefônica é de 280 ohms por quilometro, devido a isto quanto mais longe o telefone estiver da Central menor será a tensão no par de fios.
A corrente da linha pode ir de 30 a 70 mA pelos mesmos motivos explicados acima. Os aparelhos de telefone funcionam normalmente com uma corrente mínima de 20 mA.

Com o monofone fora gancho a Central "entende" que existe um pedido de ligação e fornece um sinal de 425 Hz conhecido como Tom de Linha. Neste momento, supondo que o telefone esteja no modo de discagem Decádico(Pulso) a linha é curto-circuitada o número de vezes dos dígitos discados, a Central obediente gera o Tom de Ring com cerca de 70 volts e 25 hertz e aplica à linha que será conectada acionando o circuito oscilador de campainha do telefone, ao mesmo tempo gera o Tom de Chamando e envia ao telefone que está originando a chamada.

Quando o telefone chamado é retirado do gancho a voz dos interlocutores provoca variações na corrente de linha, estas variações são aplicadas às híbridas de áudio, aos amplificadores e finalmente aos transdutores(cápsulas receptoras). A híbrida de áudio permite que o sistema opere em full-duplex, ou seja, pode-se falar e escutar simultâneamente.
No caso do modo de discagem por Tom, quando uma tecla é pressionada o circuito integrado discador gera dois tons que modulam a linha telefônica e chegam a Central onde são interpretados como números discados e tudo ocorre da mesma forma do modo Decádico.
Se o telefone chamado estiver fora do gancho a Central retorna o Tom de Ocupado ao telefone que originou a chamada.

Conheça nossa Hospedagem de sites