Faculdade FNC

Curso: Administração de Empresas

Professor e orientador:  Lawton Benatti

Aluno: Felipe Souza da Cruz

 

Competitividade na tecnologia e inovação

E fundamental que a organização desenvolva métodos em tecnológico e inovação de seus produtos e siga as tendência e necessidade do mercado com mão de obra empresarial especializada assim tendo, centros de pesquisas em tecnologia e levando reconhecimento no mercado e gerar lucratividade para empresa.

O fator fundamental para a sobrevivência de uma organização nos dias atuais e desenvolvendo a qualidade no produto, qualidade dos serviços, qualidade de vida do produto assim atendendo as necessidades dos clientes é necessário que venha investir em tecnologia e inovação.

“Os adotantes imediatos são lideres de opiniões; buscam cuidadosamente novas tecnologias que possam lhes proporcionar expressiva vantagem competitiva.” (KOTLER, 2006, p.663).

A Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas.

A empresa tem que realizar investimentos externos e internos. Os funcionários deveram estar capacitados e motivados para o trabalho na empresa, onde iram passar aos clientes transparência e um ótimo atendimento, aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

As novas tecnologias têm um papel fundamental nas áreas de saúde, engenharia, educação e social, proporcionando a sociedade agilidade, tempo, confiança e qualidade, levando confiança e agregam valor nos objetivo da empresa.

Empresa que não aplicou a tecnologia e inovação

A empresa que não buscar criar tecnologias e desenvolver inovações de seus produtos acaba perdendo credibilidade e não tendo facilidade de conquistado seu espaço no mercado de tecnologia e inovação, tendo base nos exemplos logo abaixo.

 A empresa Black Berry após alguns anos enfrentando dificuldades na venda de seus aparelhos celulares. A empresa desenvolveu um smartphones com a tela sensível ao toque e não teve aceitação do mercado e acabou perdendo participação de mercado para a Apple e para os aparelhos que usam o sistema operacional do Google, o (Android). A empresa acabou tendo um prejuízo e teve que desenvolver um corte de um terço de seus funcionários. E devido esse prejuízo, a organização foi colocada à venda e por intervenções de seus acionistas que acharam melhor não vender a organização, e iniciaram a ajuntar um capital para quitação das dívidas. Esse capital tem como objetivo desenvolvendo novos produto e serviços com qualidades.

 

“A tecnologia, por só, não garante o sucesso; as empresas devem ser capazes de converter intelecto, conhecimento e tecnológico em bens que os consumidores desejam.” (TROTT, 2012, p.195).

A empresa não teve sucesso, pois não desenvolveu investimentos nas áreas de tecnologia e inovação. Hoje em dia acabou perdendo mercado para seus concorrentes.

Sucesso no desenvolvimento de tecnologia e inovação

A empresa Apple mostrou para o mercado que não precisa criar um novo produto, mas sim alterar o produto, desenvolvendo melhorias e buscando atender as necessidades dos clientes. A Apple lançou mais de 50 milhões de aparelhos de MP3 e foram vendidos aproximadamente no ano de 2005. O fundador da Apple já previa que o MP3 se tornaria celular levando ao cliente um telefone celular serviços de download, gerando uma intensa velocidade ao baixar músicas e jogos. E por volta do ano de 2006 foi constituído o primeiro aparelho celular com MP3.

O sucesso do aparelho celular da Apple, onde surpreendeu os concorrentes. A Apple teve todo esse conhecimento por analisar o mercado isso levou a marca a torna – se reconhecida pelos os avanços tecnológicos e sempre atendendo as necessidades dos seus clientes.

O fator fundamental para a empresa Apple se tornasse a melhor no seguimento em tecnologia e inovação foi criar um único produto, esse produto desenvolvia funções que aperfeiçoava vários processos, onde teve diferenciação do mercado e tendo uma aceitação dos seus clientes.

  Sistema de tecnologia e inovação

O P&D busca levar inovações tecnológicas desenvolver frente ao mercado, por meio de Pesquisa e Desenvolvimento. Com as atividades estejam associadas à empresa assim gerando vantagem competitiva através de inovação tecnológica e na capacitação da equipe de engenharia, obtidas pelos conhecimentos científicos e técnicos adquiridos na execução de seus projetos.

Uma inovação altera o perfil dos concorrentes, assim fazendo com que as empresas dos mesmos segmentos, venham mudar suas antigas habilidades e venha se adaptar ao mercado criando e desenvolvendo novos métodos de melhoria dos processos de produção do produto, melhoria do design e a qualidade dos produtos existentes.

O mercado está a todo o momento inovando e se atualizando e se tornando vantajoso e competitivo. A pesquisa e desenvolvimento P&D é um dos melhores investimentos para uma empresa que visa à obtenção de mercado em escala internacional. Os temas de pesquisa apresentado mostra que as empresas precisam se atualizar com as novas tendências tecnológicas, pois muitas empresas se preocupam apenas com as vendas e acaba se esquecendo do produto.

Assim que a empresa melhorar seus o sistemas de criação e realizar investimento em longo prazo vai está sempre atendendo as necessidades do mercado, trazendo tecnologias e produtos de qualidade e por fim levando reconhecimento ao produto e lucratividade para a organização.

 

Referências Bibliográficas

 KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. - São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.

Trott, Paul. Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos. 4 ed. – Porto alegre. Bookman, Porto Alegre, 2012.