TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL

 

¹Thiago Ferreira da Silva

 

RESUMO

 Verifica-se neste artigo a importância das TIC´s para a educação, precisamente, na rede estadual de ensino, na qual, a utilização da tecnologia termina por ser tratada com abnegação. Notou-se, que o professor necessita muitas vezes de utilizar os recursos tecnológicos, mas acaba encontrando muitas dificuldades na hora da utilização.

Observou-se um professor dentro de uma determinada escola X, que para passar um vídeo sobre determinado assunto da matéria, tinha que se virar literalmente. O mestre carregava sozinho um enorme telão para cima e para baixo, na pujança de poder passar determinado documentário ou imagens em formato de Power Point. Além disso, a sala de informática acaba tendo poucos computadores para muitos alunos poderem utilizar.

 ABSTRACT

 There is this article the importance of ICTs for education, specifically in the state education system, in which the use of technology ends up being treated with selflessness. It was noted that the teacher often needs to use the technological resources, but ends up encountering many difficulties at the time of use.

There was a teacher in a particular school X, that to pass a video on a particular subject matter, literally had to turn around. The master alone carried a huge screen up and down in strength to be able to pass certain documentary or images in Power Point format. Moreover, the computer room just having a few computers for many students could use.

 1 INTRODUÇÃO

 Atualmente, os professores ainda continuam com giz, lousa e saliva. Desde meados dos anos 90, o computador chegou como uma ferramenta não somente para fins pessoais, mas também profissionais.

Mas, o que notamos dentro das escolas públicas estaduais, é a falta de apoio que o profissional da educação encontra. Quando há interesse de inovar, ao invés de obter apoio da direção e coordenação, acaba por muitas vezes ter que se virar sozinho para aplicar algo novo dentro do ambiente escolar.

No entanto, no que se refere á sala de informática, há um apoio dos monitores do programa acessa, onde quem trabalha são os alunos do ensino médio da própria instituição. As intenções de dar assistência ao professor são boas, mas, muitas vezes o número de computadores, termina por serem insuficientes para tantos alunos.

Com isso, imagine uma sala com 50 alunos para aproximadamente 16 computadores, sendo, que nem todos estão em funcionamento adequado, então, de 16 computadores, o número diminui para 14 computadores, se agravando mais ainda a situação. Entendemos que o uso das TIC´s dentro das escolas públicas estaduais é essencial para dar apoio ao trabalho docente, e neste artigo não se pretende abolir os livros e apostilas, mas aguçar a importância da tecnologia na educação atual.

 2 PATRICIA ALEJANDRA BEHAR E COLABORADORES

 A autora Patrícia Alejandra Behar, escreveu um portentoso livro chamado Modelos Pedagógicos em Educação a Distância, no qual, o foco é a educação em EAD, mas, a autora nos mostra ainda, programas de computadores para fins educacionais para crianças do fund I até alunos do nível superior de ensino. Segundo Patrícia Alejandra Behar (2009), o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PLANETA ROODA tem como finalidade possibilitar o trabalho coletivo na internet com alunos e professores de Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Sua interface baseia-se na temática “espaço sideral”, por ser um tema recorrente nas escolas e por despertar interesse nas crianças da faixa etária entre 4 e 10 anos.

Nesta obra, entendemos que foram entrevistadas as crianças e também as professoras de determinada escola, na qual, houve o acompanhamento da equipe do NUTED na aplicação do PLANETA ROODA, reuniões prévias da equipe com as coordenadoras e professoras de cada etapa, separadamente (Educação Infantil e Ensino Fundamental), entre outros. O projeto foi realizado com muita dedicação, segundo Patrícia Alejandra Behar (2009), esse projeto – piloto permitiu a todos os envolvidos experimentar o uso de um AVA com crianças e refletir coletivamente, ao longo do desenvolvimento dos planejamentos, sobre a introdução deste recurso no espaço escolar.

Outro programa desenvolvido pela equipe NUTED foi o ROODA Exata, segundo Patrícia Alejandra Behar (2009), como uma funcionalidade integrada aos diferentes recursos de interação e comunicação oferecidos pelo ambiente virtual de aprendizagem ROODA (Rede Cooperativa de Aprendizagem). O programa ROODA – Exata é um editor de fórmulas científicas. São dois programas que estão descritos detalhadamente no livro de Patrícia Alejandra Behar e Colaboradores, alem destes assuntos abordados, há outros também muito interessantes onde a tecnologia está presente, tanto no nível de EAD quanto no âmbito escolar.

Vale acentuar, que a autora cita em sua obra Piaget e Edgar Morin, escritores que contribuem até os dias atuais com suas ideias sobre interação (Piaget) e o pensamento complexo (Edgar Morin).

 3 CONCLUSÃO

 Verificou-se neste artigo a importância das TIC´s na educação, prioritariamente, na rede estadual de ensino onde ainda há muitas dificuldades no uso das novas tecnologias, e a palavra inovar parece ser uma ameaça para este sistema retrógrado. O professor busca inovações, e se houvesse apoio escolar, com certeza o trabalho docente seria muito melhor.

Vivemos em uma nova era, chamada de era tecnológica, onde se não nos adaptarmos, correremos o risco de nos manter no afrouxamento. O primeiro passo é fundamental para melhorar a situação que a educação pública estadual se encontra, num sistema arcaico, sem buscar inovações, e com isso, professores e alunos se tornam cada vez mais pugnadores.

 REFERÊNCIAS

 BEHAR, P. et al. Em busca de uma metodologia de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem.Cadernos de Educação Universidade Federal de Pelotas, Pelotas., ano 13, n. 23, p. 77-104, jul./dez. 2004.

 Delval, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 PIAGET. J. Para onde vai a educação? 8 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1984.

 Morin. E. ; KERN, A. B. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.