Se você leu o post “Qual o conceito básico do marketing digital” sabe que antes de qualquer coisa necessitamos de um plano estratégico e nele deve conter a visão, a missão, a análise estrutural, os propósitos e objetivos em relação ao marketing, produção, finanças e RH. E por fim, definir as metas operacionais.

A forma com a qual o projeto será abordado vai de acordo com os desafios do mercado e de acordo com a expansão das mídias sociais e as necessidades de seus consumidores. A empresa/produto deve abraçar não só seus pontos fortes, como também os fracos, como marketing digital devemos nos agarrar a todas as informações. Pois assim é possível equilibrar as opções que podem ser agressivas, defensivas ou apenas, de correção. Esteja certo de que a sua empresa está pronta para mudanças, e disposta a entrar em novos desafios mercadológicos, trabalhe para que ela esteja nesse estágio, mesmo que seja por meio de intervenções.

Conheça seus clientes, pois eles são os maiores responsáveis pelo sucesso da sua empresa. Se prepare para ameaças, tenha planos de defesa e sobrevivência. E principalmente, não ignore a concorrência, ou os subestime. Sempre saiba quem eles são, o que fazem, em que estágio estão e do que são capazes. Só assim, é possível levantar projetos que vão de encontro a eles e tenham a capacidade de sobrepô-los. Acima de tudo tenha foco, e não desista, seguindo em frente ao foco central de seu objetivo o “sucesso”, como o marketing digital pensamos em absolutamente tudo e desta forma ao longo de seus estudos e trabalho minucioso podemos garantir a eficiência em todas as áreas, mas com um grande porem, não são todas as pessoas que conseguem fazer isso, se não tem familiaridade com estas praticas estratégicas o melhor conselho que posso fornecer é contrata profissionais para ajudar.

E ao longo de trabalhos incessantes podemos nos familiares e depois de tempos até gerir tudo de forma autônoma, mas a visão clinica é o melhor negocio neste momento.