O Facebook é a rede social mais popular do mundo. Por isso, diversas estratégias de negócio já são lançadas pensando nele. Mas será que esta rede social pode promover sua loja virtual? De que modo?

A resposta é positiva! Quer saber mais? A seguir, iremos expor algumas possibilidades de união entre ações de marketing digital e divulgação do negócio, utilizando a rede social mais famosa do mundo.

Facebook e o empreendedorismo

Essa é uma das redes sociais que melhor conseguiu se flexibilizar, para acolher as pequenas empresas e seus interesses. Isso ocorreu, à medida que foram criadas ferramentas para que estreitem o relacionamento com o cliente – seja através das fanpages, ou até mesmo de anúncios. Assim, o empreendedor que souber lançar mão dessas facilidades terá uma vitrine sensacional para divulgar sua loja virtual Facebook, atraindo mais e mais clientes em potencial.

A estratégia de marketing digital que costuma dar mais certo é a viralização, que consiste em pessoas compartilhando certos links ou imagens. Desse modo, um pequeno movimento de uma pessoa com sua marca repercute em toda a rede social. Assim, outra pessoa vê a atualização, clica, acha interessante e compartilha, e por aí vai, como uma grande propaganda boca a boca virtual.

Do mesmo modo, anúncios patrocinados podem atingir um público específico e também ter grande efeito, sendo assim convertidos em aumento de vendas. Lojas virtuais, independentemente de onde estão hospedadas (como na loja virtual Magento, entre outros sistemas), também já utilizam essa técnica.

Caso se invista em outras formas tradicionais de marketing, pode-se sinalizar para que as pessoas busquem por sua Fanpage no Facebook e demais redes sociais. Além disso, a divulgação dos lançamentos deve ser feita primeiro no Facebook, para que as pessoas se sintam privilegiadas por estar em contato, em primeira mão. Essas, certamente, farão o possível para conhecer a novidade apresentada.

Enfim, estimule a interação, acolhendo sempre os usuários novos, sem jamais esquecer dos mais antigos e fiéis. Às vezes, abrir mão de uma margem maior de lucro, por meio de promoções e descontos farão com que as vendas aumentem de modo a compensar a redução de preço.