Protetor de Corda fechado

Durante a realização de trabalhos que exigem que o profissional fique pendurado pelo suporte de uma corda, é comum que o material sofra desgaste com o tempo. O maior problema é quando o equipamento é negligenciado e não cuidado da maneira correta. Para aumentar o tempo de vida útil da corda, existe um equipamento conhecido como “Protetor de Corda”.

Fonte: http://www.angare.com/protetor-de-corda

O próprio nome já destaca sua principal função. O Protetor de Corda consiste em uma peça de revestimento feito de borracha de alta resistência. As melhores fabricantes desenvolvem a peça com velcro em suas extremidades. Dessa forma, o protetor dispensa fixadores externos, oferecendo maior praticidade e um uso mais intuitivo.

Além disso, outro idem é muito útil para um protetor de corda é o gancho presente em suas pontas. Eles funcionam para manter o protetor no ponto adequado.

Quando o Protetor de Corda é necessário?

Segmentos como a Construção Civil, por exemplo, acabam exigindo dos trabalhadores o trabalho em diferentes alturas. Nessas ocasiões, o profissional precisa contar com muitos equipamentos obrigatórios, conhecidos pela sigla EPI, ou seja, Equipamentos de Proteção Individual.

Estão presentes itens como: a cadeira de descida, o cinturão paraquedista, o mosquetão, o trava quedas, talabarte, entre outros. A corda, inevitavelmente, acabará em contato com alguma superfície próximo ao seu ponto de ancoragem. O maior problema é que geralmente se trata de pontas ou quinas da estrutura da construção.

Quando o trabalhador se locomove e executa suas funções, a corda acaba tendo ainda mais atrito por meio de movimentos repetitivos. Caso esteja em contato direto, o desgaste será considerável após algum tempo, exigindo a troca constante.

Por outro lado, o Protetor de Corda envolve-a no exato ponto de atrito. Essa simples prevenção poupa a corda por um longo tempo, além de resultar em mais segurança para o trabalhador.

Empregadores devem ficar atentos a estes detalhes. Na hora de controlar o fluxo de chegada de equipamentos, é recomendável sempre utilizar uma ficha de processos. Dessa forma, é possível anotar informações importantes, como o nome e contato da fabricante, data de aquisição e chegada e começo de utilização.