Projeto de Desenvolvimento e Gestão do novo Site da UFFS1
JADERSON RAFAEL WEBLER2
([email protected], [email protected])
RESUMO
A organização e administração do conteúdo garantem grande valor à informação da instituição. Sites de instituições públicas federais e de outras universidades serviram como referência para o desenvolvimento do novo site da Universidade Federal da Fronteira Sul. O PHP foi a linguagem escolhida para o desenvolvimento das funcionalidades da página bem como o sistema de gestão do conteúdo. O Joomla, sistema que servirá de base para o desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento Web UFFS, é uma das ferramentas web mais interessantes do momento. Todo o conteúdo estático e dinâmico da instituição será gerenciado através do deste sistema.
ABSTRACT
The organization and content management provide valuable information to the institution. Sites of federal public institutions and other universities as reference for developing the new website of the Federal University of South Border PHP is the language chosen for the development of the features of this page and the content management system. The Joomla system as the basis for the development of Web UFFS Management System, is one of the most interesting web tools of the moment. All static content and dynamic institution will be managed through this system.
PALAVRAS-CHAVE
Site, UFFS, Joomla, Gestão de Conteúdo Web, CMS.
1 Artigo elaborado para a disciplina de Leitura e Produção Textual II, ministrada pela professora Mary Stela Surdi, do curso de Ciência da Computação e para o Programa Bolsa Iniciação Acadêmica/2010 da Universidade Federal da Fronteira Sul, no 2o semestre de 2010. 2 Acadêmico do 2o período do curso de Ciência da Computação pela Universidade Federal da Fronteira Sul.
1.0 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo a exposição do processo de desenvolvimento do novo site da Universidade Federal da Fronteira Sul à comunidade interna e externa da instituição. Este projeto conta com a parceria do Programa Bolsa Iniciação Acadêmica/201, Diretoria de Sistemas, Diretoria de Comunicação e Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura da UFFS.
Um projeto para desenvolvimento de um site de tamanha utilização e abrangência de uma universidade multicampi como a UFFS requer inúmeras etapas. Pesquisas e análises são fatores decisivos para definir o foco do projeto. O processo de desenvolvimento de sistemas é peça fundamental para o bom funcionamento de uma nova aplicação. A organização e administração do conteúdo garantem grande valor à informação da instituição. A visão e o conhecimento do nível de aceitação dos usuários possibilitam previsões e planejamentos futuros. Toda esta pauta é responsável por ótimos resultados e satisfação.
2.1 PESQUISA REALIZADA
Qualquer que seja o site a ser desenvolvido faz-se necessária uma série de pesquisas. É preciso saber de que forma o site será desenvolvido, administrado e acessado. Este processo é importantíssimo para obter bons resultados finais.
O principal meio de pesquisa são os sites de busca na internet. É essencial a procura de sites similares ao que será desenvolvido ou que tenham a mesma atividade fim. Em torno disso é que são encontradas as reais necessidades de todo o projeto. Sites de instituições públicas federais e de outras universidades serviram como referência para o desenvolvimento do novo site da Universidade Federal da Fronteira Sul.
2.2 ANÁLISE DE SISTEMAS
A análise de sistemas é feita após a conclusão da pesquisa que foi realizada. Com base no que foi pesquisado é selecionado o que realmente será utilizado para o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, as ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento das páginas e gestão de conteúdo.
Para o desenvolvimento da funcionalidade das páginas, foram escolhidas linguagens de programação eficientes, livres e que fazem parte do currículo do curso de Ciência da
Computação da UFFS. O PHP3 foi a linguagem utilizada para o desenvolvimento das funcionalidades da página bem como o sistema de gestão do conteúdo. Uma linguagem presente também em alguns casos de funcionalidade é o JavaScript4. Quem dá conta do estilo e cores das páginas é o CSS5.
A gestão do site será conduzida por um gerenciador de conteúdo que é utilizado pela maioria das instituições públicas e, como referência, tem-se o próprio Ministério da Educação. O Joomla6, sistema que servirá de base para o desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento Web UFFS, é uma das ferramentas web mais interessantes do momento. Como outros CMS7, ele ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal. Publicado no início de 2009, o novo portal do MEC, é um dos mais belos trabalhos em Joomla. Diversos outros sites públicos utilizam a ferramenta pra o gerenciamento de conteúdo, pois estas referências é o que tornam o Joomla cada vez melhor e mais dinâmico.
Junto à Diretoria de Comunicação da UFFS foram definidas as relações entre conteúdo e funcionalidades do site. A localização de menus, links e distribuição do conteúdo no layout da página foram focadas na praticidade e no acesso rápido ao que o usuário busca. Menus superiores e laterais farão o papel da facilidade do acesso em conjunto com o conteúdo visual e textual no centro da página.
2.3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
A c r i a ç ã o d e u m s it e d i n â m i c o e n v o l v e d i v e r s o s p r é - r e qu is it o s e pr io r ida de s . Primeiramente é necessário implantar um CMS para o desenvolvimento do sistema de gestão. Partindo disto pode-se iniciar o desenvolvimento da funcionalidade, como navegação e menus, e customização do estilo das páginas, como imagens e cores.
3 PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web, como por exemplo a Wikipédia. 4 JavaScript é uma linguagem de programação utilizada para validação de formulários e interação com a página.
5 Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para formatar páginas da web. 6 Joomla! (pronuncia-se djumla) é um sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS). 7 Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS).
O Joomla, CMS utilizado para desenvolver o SGW8, foi instalado em um servidor da UFFS e adaptado às necessidades da nova página. Para um bom funcionamento, o Joomla requer PHP versão 5.0 ou superior, servidor web Apache9 e banco de dados MySQL10. Estes recursos devem estar disponíveis e devidamente configurados no servidor que alojará o site da UFFS.
Com o SGW funcionando perfeitamente, é possível desenvolver os componentes que farão parte da funcionalidade, como menus, navegação e organização das páginas. Os menus laterais e superiores, que dão acesso aos principais conteúdos do site e o mantém organizado, ganham integração ao sistema de gestão de conteúdo. Dessa forma os itens (links) dos menus podem ser administrados através do sistema.
A aparência das páginas foi baseada no visual da logomarca da instituição. Tons de verde para definir áreas em destaque foram utilizados em harmonia com uma fonte adequada para a leitura do texto.
O programa responsável pela utilização das linguagens de programação e desenvolvimento dos componentes do site foi o Adobe Dreamweaver11 CS5, que é líder no ramo. Os gráficos (imagens) utilizados no design e layout do site foram produzidos e editados com auxílio do software Adobe Photoshop12 CS5, garantindo a praticidade e qualidade do trabalho. Ambos foram utilizados em versões de teste, pois são softwares pagos.
Para uso e administração do conjunto de funções criadas para o novo site da UFFS faz-se necessária uma documentação de auxílio. Os manuais do Sistema de Gerenciamento Web UFFS foram criados com interface textual e visual ilustrada. Os mesmos ficarão sempre disponíveis para consulta às equipes competentes para a administração do conteúdo das páginas.
8 Sistema de Gerenciamento Web da UFFS. 9 O Apache é um servidor web livre. Um Software Livre (SL), como por exemplo, o Linux. 10 O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. 11 O Adobe Dreamweaver, antigo Macromedia Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web. 12 Software editor de imagens desenvolvido pela Adobe Systems.
2.4 MIGRAÇÃO DE PLATAFORMAS
O antigo site da UFFS, hospedado pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi desenvolvido com base em uma ferramenta para administração de blogs, o WordPress13. Já quando falamos em Joomla, cabe à administração de sites ou grandes portais. As duas são excelentes ferramentas para gestão de conteúdo, porém com propósitos diferentes.
O conteúdo já existente na página antiga da instituição obrigatoriamente deve estar disponível no novo site. Para isto foi necessário fazer a migração da plataforma antiga para a nova de forma manual, possibilitando o exercício e adaptação ao novo sistema antes mesmo do novo site ser publicado.
2.5 PUBLICAÇÃO
Após ter ocorrido a migração do conteúdo da página antiga para a nova plataforma, o novo site entrou em processo de revisão, aprovação e publicação. Logo que aprovado, o site atual, http://www.uffs.edu.br, entra no ar no dia 19 de novembro de 2010, junto às inscrições do Processo Seletivo UFFS de 2011. Em virtude de o conteúdo que já existia na página antiga ser em grande volume, o acesso ao mesmo foi mantido através do endereço http://antiga.uffs.edu.br.
2.6 GERENCIAMENTO DO CONTEÚDO
Todo o conteúdo estático e dinâmico da instituição é gerenciado através do Sistema de Gerenciamento Web UFFS. São principais funcionalidades do sistema:
? Administração de páginas; ? Editor de conteúdo WYSIWYG14; ? Upload15 de imagens, documentos e anexos para visualização e download; ? Criação de novas páginas, como notícias e conteúdo em geral; ? Administração de itens de menu (links); ? Administração de usuários do sistema; ? Estatísticas de acesso das páginas e documentos.
13 WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo na web, especialmente para a criação de blogs. 14 WYSIWYG é o acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtem" (OQVVEOQVO). 15 Upload ou carregamento é a transferência de dados de um computador local para um servidor.
2.7 MONITORAMENTO DO SITE
O monitoramento e relatório completo das visitas e estatísticas do site são feitos através de um serviço excelente e gratuito, o Google Analytics16. Esta ferramenta é a solução de análise da web de cunho institucional que fornece uma ótima visibilidade do tráfego. Um relatório mensal é disponibilizado às equipes competentes para análise do tráfego, possibilitando melhor planejar a distribuição de conteúdo na página.
2.8 CONTINUIDADE DO PROJETO
Este foi o primeiro projeto que possibilitou a UFFS ter uma página com total e inteira autonomia tanto para desenvolvimento quanto para administração. Ainda haverão muitos outros, com o intuito de melhorar cada vez mais o acesso às informações da instituição através da internet.
3.0 CONCLUSÃO
Todo projeto para o desenvolvimento de um portal como o da Universidade Federal da Fronteira Sul é um grande desafio. Além de muito trabalho é um valioso processo de aprendizagem. Cada etapa é uma meta a ser vencida e, a conquista é o projeto visto na prática. Uma dificuldade que teve que ser enfrentada foi o número escasso de colaboradores da equipe do projeto.
Os problemas que surgem após a publicação de um grande site, servem para incrementar o próximo projeto de criação e desenvolvimento. Importantíssimos são o planejamento e o cumprimento de todas as etapas, que garantem a satisfação e o bom funcionamento das funcionalidades previstas para o site. O novo site da Universidade Federal da Fronteira Sul é um projeto que está em seu processo de evolução, buscando melhorias para o acesso às informações da instituição e sua comunidade através da internet.
AGRADECIMENTOS
ASSISTÊNCIA SOCIAL, Equipe de, pelo apoio ao Projeto Bolsa Iniciação Acadêmica/2010.
DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS, Equipe de, pelo apoio ao estudantes na instituição.
16 http://www.google.com.br/analytics/
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO, Equipe de, pelo o excelente trabalho realizado em equipe.
DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA, Equipe de, pela grande ajuda e auxílio.
DIRETOR DE SISTEMAS, Bráulio Adriano de Melo, pela excelente orientação e profissionalismo.
PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO E INFRAESTRUTURA, Rogério Cid Bastos, pela grande oportunidade.
REFERÊNCIAS
A ENCICLOPÉDIA LIVRE, Wikipédia. http://wikipedia.org/. Joomla: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joomla. CMS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gestão_de_conteúdos. PHP: http://pt.wikipedia.org/wiki/PHP. Apache: http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache. MySQL: http://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL. JavaScript: http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript. CSS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cascading_Style_Sheets. Adobe Photoshop: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Photoshop. Adobe Dreamweaver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Dreamweaver. WYSIWYG: http://pt.wikipedia.org/wiki/WYSIWYG.
Joomla! http://www.joomla.org/. ANALYTICS, Google. http://www.google.com.br/analytics/. ANEXOS Primeiro Relatório de Monitoramento Geral do novo Site da UFFS Manual do Sistema de Gerenciamento Web UFFS