Quem utiliza o WordPress como plataforma para o seu blog deve tomar certos cuidados, pois existem erros que podem comprometer os resultados esperados. Pensando nisso, preparamos uma seleção dos principais equívocos cometidos por quem tem blog na plataforma WordPress.

Um erro primário é a não realização de backup, o que pode levar a perdas de dados importantes caso aconteça algum imprevisto. É possível fazer o backup manualmente ou por meio de plugins gratuitos disponíveis na internet.

Também é um erro de quem tem blogs no WordPress o uso de só um servidor, dificultando o acesso às páginas para determinados internautas. Isso pode ser evitado por meio de um serviço de Content Delivery Network (CDN), o qual serve para aprimorar a qualidade da experiência dos leitores. Assim, ninguém terá problemas para visualizar as páginas do blog, independente de onde a pessoa esteja e do servidor usado.

Outro equívoco bastante comum é o esquecimento de consultar as estatísticas de programas de análise como o Google Analytics. Tais programas ajudam na implantação de ações mais eficazes, com base em um monitoramento detalhado.

Há ainda quem dificulte a visualização das páginas do blog por quem acessa via dispositivos móveis. Levando em conta que cada vez mais pessoas se conectam à web por meio de smartphones e outros aparelhos mobile, é fundamental deixar o blog otimizado para esses visitantes. Uma das medidas para facilitar o acesso mobile é escolher fontes e cores que deixem as palavras mais legíveis em tamanho pequeno, por exemplo.

Também é essencial não encher o blog de anúncios, links, widgets e opções em excesso, o que acaba prejudicando a navegação. Por fim, deve-se ficar atento às atualizações do WordPress, para evitar problemas de segurança.

Você já cometeu os erros acima em seu blog no WordPress? Se você conhece outros equívocos, use o espaço dos comentários para contar sua experiência!