Resumo

O tema sustentabilidade quando relacionado ao conceito de desenvolvimento em seu sentido pleno oferece às vezes algum tipo de polêmica para a sua interpretação efetiva. Nesse sentido, é razoável iniciar os esclarecimentos, partindo do entendimento do dicionarista Ferreira (2004 ) que conceitua o “desenvolvimento” como sendo “o ato ou efeito de desenvolver; crescimento, adiantamento”.

Todavia e, na atual conjuntura, o que parece é que não se pode esperar que o desenvolvimento sustentável se dê apenas pela evolução de uma localidade, sem a participação intrínseca do homem. Na verdade, o que se deve interpretar é que desenvolvimento sustentável se dá a través da relação homem/natureza, por meios de acessos, trabalhos, direcionamentos, como ocorre, na grande maioria das vezes, com as explorações turística. sendo assim este artigo vem esclarecer o sobre OS GRANDES DESAFIOS ECONÔMICOS DO MUNDO ATUAL a paritr dos aspectos economicos do desenvolvimento local e sustentável.  

INTRODUÇÃO
O tema sustentabilidade em seu sentido pleno oferece às vezes algum tipo de polêmica para a sua interpretação efetiva. Nesse sentido, é razoável iniciar os esclarecimentos, partindo do entendimento do dicionarista Ferreira (2004 ) que conceitua o “desenvolvimento” como sendo “o ato ou efeito de desenvolver; crescimento, adiantamento”.
Pelo conceito apresentado, percebe-se o desenvolvimento como uma ação da passagem de algo ou alguém de uma situação que se encontra, para uma nova situação de progressão. No contexto abordado, em que o foco converge para a economia, o que se interpreta é que, tratando-se de desenvolvimento sustentável, não há como não entendê-lo, senão pelo desenvolvimento de uma localidade. Isto é, que se entenda o desenvolvimento sustentável circunscrito e limitado a uma localidade.
Nesse caso, o desenvolvimento local parte do ponto de vista de que todo desenvolvimento é local, seja este local um bairro, um distrito, um município, uma microrregião, uma região de um país, um país, uma região do mundo ou mesmo o mundo (GIDDENS, 1998).
Todavia e, na atual conjuntura, o que parece é que não se pode esperar que o desenvolvimento sustentável se dê apenas pela evolução de uma localidade, sem a participação intrínseca do homem. Na verdade, o que se deve interpretar é que desenvolvimento sustentável se dá a través da relação homem/natureza, por meios de acessos, trabalhos, direcionamentos, como ocorre, na grande maioria das vezes, com as explorações turísticas.