OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

BARBOSA, Ana Maria Silva de Oliveira[1]

Resumo

Este artigo tem como tema “Os benefícios da tecnologia em sala de aula” e tem como objetivo principal analisa a importância dessa tecnologia dentro da sala de aula, a importância do seu papel no processo de ensino-aprendizagem e como o professor deve estar preparado para utilizar essa tecnologia e todos os seus recursos da melhor forma possível, tirando dela todo o seu potencial a fim de passar de forma eficaz o conteúdo para os alunos. Fazer uso desses materiais permite que os alunos participem mais, interajam mais com os colegas, pois é normal que essas crianças tenham realidades distintas fora dos muros da escola e que muitos sejam retraídos, tímidos e não queiram participar. A tecnologia aproxima mundos. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que confirma e ressalta o conhecimento que se adquire no dia a dia da vida escolar da criança. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, que foi realizada com um questionário e observação em uma escola do Gama – DF. Também foi feito um cronograma das atividades a serem realizadas. O profissional de educação, além de ter que saber como tirar o melhor dos recursos que têm disponível para ensinar da melhor forma, deve também estar preparado para promover um relacionamento com a família da criança, que nem sempre acontece deforma adequada, mas é sempre bom para manter o desenvolvimento da criança, para que se torne um estudante responsável e consciente e mais do que isso, um cidadão responsável e consciente. Essa preparação do professor para lidar com novas tecnologias deve acontecer desde a sua formação acadêmica e continuar se aprimorando durante toda a sua vida profissional e pessoal, em casa, com seus filhos também. Esse aprendizado deve ser contínuo. Assim, os profissionais da educação, não só o professor, mas orientadores e diretores devem ser ‘educados’ continuamente para lidar de forma adequada com as questões que acontecem todo dia no ambiente escolar.

Palavras-chave: aprendizagem, conhecimento, tecnologia

Résumé

Cet article a pour thème « Les avantages de la technologie en classe » et vise à analyser l'importance de cette technologie dans la salle de classe, l'importance de leur rôle dans l'enseignement et l'apprentissage et la façon de traiter l'enseignant doit être prêt à utiliser cette technologie et toutes ses ressources de la meilleure façon possible, en prenant à son plein potentiel afin de déplacer le contenu efficace pour les étudiants. Faire usage de ces matériaux permet aux étudiants de participer plus, interagissent plus avec des collègues, il est normal que ces enfants ont des réalités différentes en dehors des murs de l'école et que beaucoup sont retirées, timide et peu disposés à participer. La technologie des mondes approche. Comme méthodologie, revue de la littérature, ce qui confirme et met l'accent sur les connaissances acquises le jour de la vie scolaire de l'enfant a été utilisé. Aussi une enquête qualitative a été menée, qui a été réalisée avec un questionnaire et d'observation dans une école de Gama - DF. Il a été également un calendrier des activités à réaliser. La formation professionnelle, en plus d'avoir à savoir comment tirer le meilleur parti des ressources dont ils disposent pour enseigner la meilleure façon, devrait également être prêt à promouvoir une relation avec la famille de l'enfant, qui ne se produit pas toujours correctement, mais il est toujours bon de garder le développement de l'enfant à devenir un étudiant responsable et conscient et plus que cela, un citoyen responsable et consciencieux. Cette préparation des enseignants pour faire face aux nouvelles technologies devrait se faire de leur éducation et de continuer à améliorer tout au long de sa vie professionnelle et personnelle à la maison avec leurs enfants. Cet apprentissage doit être continu. Ainsi, les professionnels de l'éducation, non seulement l'enseignant, mais les entraîneurs et les directeurs devraient être « éduqués » sans cesse de traiter de manière adéquate les problèmes qui se produisent chaque jour à l'école.

Mots-clés: l'apprentissage, la connaissance, la technologie

 INTRODUÇÃO

A tecnologia saiu de dentro das salas de informática e de vídeo e foi para as salas de aula. Essa é uma boa notícia para os professores, que podem fazer uso desses recursos para enriquecer suas aulas, motivar os alunos, promover a interação entre os mesmos, a participação, e assim, também a melhoria na qualidade do ensino.

Recursos como tablets einternet wi-fi, podem tornar as aulas muito mais atraentes, mais dinâmicas, com acesso mais rápido às informações. Esses novos recursos tecnológicos também servem para identificar os alunos com mais facilidade de aprendizagem e os que têm mais dificuldade. Dessa forma, fica mais fácil de o professor fazer um nivelamento – ou chegar o mais próximo disso possível – na turma.

A forma com que os professores vão utilizar os recursos vai depender do conhecimento e experiência de cada um. O professor pode, por exemplo, criar uma atividade e depois ir adaptando essa atividade para outros conteúdos.

O ideal é que o foco da aula, do aprendizado, seja o aluno. Se ele for um sujeito participante, vai absorver com muito mais facilidade o conteúdo ministrado pelo professor, que nesse caso, assume o papel de orientador do aprendizado.

A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

“Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentosmétodos técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa”, segundo a ( Wikipédia).

Sendo assim, os novos recursos pedagógicos que o educador pode utilizar para inovar na sua aula, como mídias em geral, tablets, internet, celulares e tantos outros já existentes e que ainda vão surgir, já que a tecnologia avança a cada dia, são considerados válidos para melhorar o processo de aprendizagem, pois prende a atenção dos alunos, que em geral já convivem com essa tecnologia no seu cotidiano. De acordo com Camas ( 2014, p.6)

Tecnologia é a convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo, que pode ser o notebook, o celular, o tablet, a lousa digital, o robô e quaisquer outras que surjam. Para o uso educacional, interessa particularmente a produção colaborativa de conhecimento, em que alunos e professores juntos também sejam coautores.

A tecnologia voltada para a sala de aula consiste em recursos digitais que podem, ao mesmo tempo, auxiliar o professor, como dificultar sua vida profissional, se o mesmo não tiver o conhecimento e a experiência para adequar esses recursos ao conteúdo que pretende transmitir.

Mas, embora a sociedade hoje seja essencialmente digital e a escola tenha que seguir essa nova tendência, a tecnologia não pode ser protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Ela deve ser coadjuvante, auxiliadora, assim como o professor deve ser apenas orientador. O papel principal deve sempre ser o do aluno.

Atualmente, há vários recursos que podem ser utilizados para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, desde que o professor saiba como utilizá-los para tirar deles o melhor proveito e orientar os educandos de forma adequada nessa busca pelo conhecimento.

 UMA NOVA ESCOLA

É preciso criar uma escola nova, em que tecnologia e recursos humanos andem juntos, de mãos dadas, para a criação de um novo futuro para os estudantes. Um futuro digital sim, mas também onde eles se tornem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de pensamentos críticos e reflexivos.

Todos os profissionais da educação também devem se colocar no lugar de aprendizes, pois a vida é um constante aprendizado e à medida em quenovas tecnologias e realidades são modificadas num ritmo cada vez mais rápido, não só alunos, mas escola e seus docentes e colaboradores devem mudar junto, aprendendo e aprendendo a ensinar, com recursos tecnológicos ou não, mas criando nos alunos a mentalidade de que se deve ter pensamentos críticos a respeito de todas as informações que lhes chegam pela internet, televisão, etc, todos os dias.

 

Chamar as crianças e os adolescentes de "nativos digitais" já se transformou num lugar-comum. De fato, eles têm intimidade com os computadores, além de interesse em navegar pela internet. Essa é uma característica que deve ser aproveitada pelo professor para trabalhar os conteúdos,(PINHEIRO,2009,p.28).

 

É fato que a tecnologia realmente auxilia no processo de aprendizagem, pois prende a atenção das crianças e jovens, que normalmente já têm interesse por isso e têm acesso à internet e celulares no seu dia a dia. Seja em casa ou na casa de um amigo, as pessoas em geral têm acesso fácil a computadores e internet.

 

O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

 

O mundo está sempre em transformação e o homem tem acompanhado essa transformação, principalmente na busca de mais conhecimento, o que é facilitado pela internet. Essas mudanças causam um grande impacto no processo de educação e escolas e docentes também devem mudar sua mentalidade, a fim de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

Desde a antiguidade tem-se a ideia de que é papel da escola a formação dos cidadãos.Nesse caso, como já foi citado anteriormente, o professor deve usar a tecnologia a seu favor, ser orientador e ainda ser capaz de formar em seus alunos um pensamento crítico, capaz de filtrar a quantidade absurda de informações a que tem acesso todos os dias e absorver somente as que lhes são úteis. De acordo com Ramos (2014, p.8).

Dessa forma, temos de avaliar o papel das novas tecnologias aplicadas à educação e pensar que educar utilizando a novas tecnologias (principalmente a internet) é um grande desafio que, até o momento, ainda tem sido encarado de forma superficial, apenas com adaptações e mudanças não muito significativas, ainda segundo RAMOS (2014).

Na verdade, poucos professores estão preparados para lidar com essa tecnologia na sala de aula de forma adequada e se não há preparação e planejamento, o mais provável é que em vez de auxiliar na aprendizagem, ela pode acabar prejudicando esse processo. Por isso é tão importante que o professor esteja frequentemente se atualizando e testando essas novas tecnologias para utilizá-las como recursos pedagógicos eficazes e que cumpram seu papel.

A escola como um dos espaços mais privilegiados de discussão, produção e construção do conhecimento deve oportunizar aos seus profissionais e estudantes o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente escolar, visando dinamizar e intensificar o processo de ensino e aprendizagem.Cantini, Bartolozzo, e Fariaet al (2014, p. 876)

É a escola que tem a função de ensinar e formar cidadãos, por isso deve oferecer formação aos educadores para que sejam capazes de utilizar os recursos tecnológicos da melhor forma possível. Isso vai permitir que as aulas sejam mais dinâmicas e, consequentemente, prendam mais a atenção dos alunos, que por sua vez, terão mais vontade de participar. O aluno deve ser o protagonista desse processo.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluiu-se a partir desse estudo que a escola não tem acompanhado as evoluções tecnológicas na mesma velocidade em que elas acontecem, mas tem conseguido inserir alguns recursos tecnológicos em sua forma de ensinar. A escola está seguindo a tendência da era digital, mas não no mesmo ritmo.

Os recursos tecnológicos têm contribuído para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas, prendendo assim a atenção dos alunos no conteúdo e transformando os alunos em protagonistas desse processo.

O professor assume o papel de orientador da aprendizagem, mas deve ter o conhecimento e experiência necessários ao desenvolvimento de atividades que utilizem todo o potencial dos recursos tecnológicos utilizados.

Mas em geral, observou-se, por meio da literatura consultada, que os educadores estão mal preparados para lidar com esses recursos e dinamizar suas aulas, tornando-as mais atrativas para os alunos.

 

REFERÊNCIAS

CAMAS, NuriaPonsVilardell.Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. In: Portal Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/novas-tecnologias-facilitam-aprendizagem-escolar>. Acesso em 12 mai. 2017.

CANTINI, Marcos Cesar; BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; FARIA, Daniel da Silva et al (2014, p.876). O Desafio do professor frente às novas tecnologias. Disponível em:<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-081-TC.pdf>. Acesso em 24 mai. 2017.

PINHEIRO, Tatiana. Tecnologia na aula. In: Revista Nova Escola, v. 28, dezembro/2009. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1928/tecnologia-na-aula>. Acesso em 24 mai. 2017.

RAMOS, Patrícia Edí. O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação. In: SEDUC – MT. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/O-professor-frente-%C3%A0s-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o.aspx>. Acesso em 12 mai. 2017.

WIKIPÉDIA. Tecnologia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia/>. Acesso em 12 mai. 2017.

[1]Graduanda em pedagogia pela Faculdade JK Gama – DF, email: [email protected]