RESUMO


Com o surgimento da Globalização, o planeta passou e vem passando por inúmeras transformações. Uma dessas mudanças foi a internet, que surgiu originalmente para ser uma ferramenta de comunicação militar no período da Guerra Fria. Com o passar dos anos, mais precisamente no início da década de 80, esta ferramenta começou a ser estudada em laboratórios e universidades, onde foram desenvolvidos sistemas para a sua propagação ao redor do mundo. Pesquisadores e estudantes universitários desenvolveram um novo poder de comunicação em massa que revolucionaria o mundo em questão de muito pouco tempo. Não demorou muito e empresas e pessoas perceberam que este novo canal, seria uma poderosa ferramenta de marketing, com um poder de promoção espantoso. Surgia assim o e-marketing, que é o marketing realizado através da internet. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo identificar na percepção dos discentes do Curso de Administração da UNESC/FAC-CG o que tem levado as pessoas a utilizarem o Orkut e Youtube com intuito de promoção pessoal. Trata-se, assim, de uma monografia de estudo de caso, acompanhada de pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados para realização deste trabalho foi um questionário contendo no primeiro momento, uma pesquisa socioeconômica para analisar o perfil da amostra coletada, e no segundo momento, uma enquete em que foi possível identificar a percepção dos estudantes de administração da IES pesquisada, que totalizaram em uma amostra de 156 pessoas. Após a aplicação da enquete verificou-se que as respostas de maior destaque formam as seguintes: facilidade e acessibilidade; meio de comunicação em massa; custo baixo; velocidade de informação; globalização e venda de produtos e serviços.


Palavras-chave: E-marketing. Orkut. Youtube.


Introdução



O mundo vive hoje a era das tecnologias da informação. A cada dia que passa as pessoas tornam-se mais reféns destas tecnologias, por estas mesmas, facilitarem suas vidas acarretando em uma menor perca de tempo possível. Este processo da informação vem alterando o estilo de vida de toda à humanidade, seja ela nas áreas de telecomunicação, telefonia, informática, internet, comércio eletrônico, entre outras, de suma importância no dia a dia das pessoas. Neste contexto a internet vem revolucionando as formas de trabalhar com computadores, que deixaram de ser apenas máquinas para armazenagem de informação e passaram a ser utilizados como ferramentas comunicação entre empresas e pessoas. Quando conectados a rede, os computadores tornam-se um mecanismo de propagação de informações, que atingem milhões de internautas funcionando como uma forma de divulgação, o que se pode compreende como marketing.
Nos dias atuais uma das ferramentas mais poderosas do marketing é o e-marketing, que é uma ação mercadológica realizada através da internet. Esta ferramenta possibilita uma divulgação em massa, de maneira eficaz e eficiente de produtos e serviços ocasionando em uma rentabilidade espantosa. Partindo disso, o marketing eletrônico visa ampliar os negócios das empresas desenvolvendo campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo, fortalecendo suas marcas a fim de gerar negócios on-line e off-line. Percebendo isso, empresas e pessoas começaram a utilizar de ferramentas disponíveis na internet, para se inserirem no comércio eletrônico com intuito de aumentar suas vendas, buscando assim uma maior renda. Face ao exposto, questiona-se: O que tem levado as pessoas a tentarem se promover através dos sites: ORKUT e YOUTUBE?
Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo identificar na percepção dos discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG, o que tem levado as pessoas a utilizarem o Orkut e o Youtube com intuito de promoção pessoal. Como objetivos específicos, pretende-se: desenvolver pesquisa bibliográfica sobre o tema do objeto de estudo; elaborar um instrumento de pesquisa quantitativa e qualitativa; traçar o perfil socioeconômico dos discentes envolvidos na pesquisa de campo; levar os discentes a manifestarem suas opiniões sobre o tema de estudo.

Referencial Teórico


1.1 MARKETING


1.1.1 DEFINIÇÃO DE MARKETING


Palavra de origem inglesa, marketing tem como tradução mais próxima do português o termo mercadologia. Então podemos definir marketing como uma ação mercadológica de divulgação de um determinado bem, produto ou serviço por meios de comunicação com intuito de atingir um seleto grupo, ou seja, o seu publico alvo.
O marketing por possuir vários conceitos, convém destacar sua definição na visão de alguns autores.
Para Limeira (2006, p. 2), "Marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição".
De acordo com Kotler e Armstrong (2003, p. 3), "O Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros".
Já Costa (2003, p. 60), afirma que "Marketing é uma orientação da direção da empresa baseada no entendimento de que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de um mercado consumidor alvo de forma efetiva".
Conforme Las Casas (2001, p. 26),

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.


Diante das definições citadas a cima, o marketing destaca-se como um conjunto de essências que objetiva o processo de troca, onde uma ou mais partes se dão algo de valor, com a finalidade de satisfazer necessidades e desejos recíprocos, isto é, a atividade de marketing se baseia em uma empresa que oferece seus produtos e serviços a clientes que estão dispostos a darem algo em troca para satisfazerem suas necessidades.

É possível identificar que as definições do marketing estão baseadas em conceitos centrais, tais como: necessidade, desejos e demandas; produtos e serviços; valor, satisfação e qualidade; troca, transações e relacionamentos e mercado, conforme a figura a seguir 1.1.


Figura 1.1 ? Principais conceitos de marketing
Fonte: Adaptada de Kotler e Armstrong (2003, p. 4).


1.1.2 EVOLUÇÃO DO MARKETING


O Marketing surgiu nos anos 50 nos EUA em virtude da necessidade de se estudar o mercado.
De acordo com Limeira (2006, p. 2), "o marketing em seu conceito moderno, surgiu no pós-guerra, quando o avanço da industrialização no mundo, acirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios".
Na década de 60, Theodore Levitt (considerado o pai do marketing) divulgou um artigo, "A Miopia do Marketing", onde se retratava a uma series de erros de percepções, indagando a importância de satisfação dos clientes. A idéia de vender a qualquer custo já não era a mais adequada e sim a de criar vínculos com os consumidores.
O mundo do marketing começou a borbulhar, artigos científicos foram escritos, pesquisas feitas e dados estatisticamente relevantes traçados. Separaram-se as estratégias deficientes do "achismo" e viu-se a necessidade de um estudo sério sobre o mercado.
Nos anos 70, destacaram-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas. Não se tratava mais de uma boa idéia, mais sim da necessidade de sobrevivência no mercado.
A contribuição do marketing foi tão notória no meio empresarial que logo passaram a serem adotadas em outros setores de atividades humanas. Exemplo: governo, igrejas, organizações civis e etc.
Em meados da década de 80, com a obra "Em busca da Excelência" de Tom Peters e Bob Waterman, foi inaugurada a época dos gurus do marketing. Esta obra se tornou o livro de marketing mais vendido de todos os tempos, em decorrência de focarem completamente a sua atenção para clientes.
A década de 90 foi marcada pelo avanço tecnológico, o que causou um forte impacto no mundo do marketing. O comércio eletrônico foi uma revolução na logística e distribuição o que tornou possível uma gestão de relacionamentos com os clientes em uma larga escala.
A outra tendência desse período foi o surgimento do marketing societal no qual se tornou uma exigência de mercado com uma maior preocupação com o bem-estar da sociedade.
Na era 2000, com a virada do milênio, assistiu-se a segmentação da televisão a cabo, a popularidade da telefonia celular, a democratização dos meios de comunicação especialmente via internet. A Word Wide Web (www) já estava madura o suficiente e nos primeiros anos desta década surgiram uma infinidade de pesquisas e publicações sobre webmarketing e e-commerce no que acarretou no surgimento do e-marketing.


1.2 E-MARKETING (MARKETING ELETRÔNICO)


E ? marketing é a ação mercadológica aplicada através da internet.
De acordo com Limeira (2006, p. 10), "o marketing eletrônico é um conjunto de ações mercadológicas intermediadas por canais eletrônicos, em que o consumidor controla a quantidade e o tipo de informação recebida."
Esta modalidade do e-marketing de promoção, apresenta grandes vantagens em relação ao marketing tradicional como o fato de tanto pequenas, medias e grandes empresas, poderem assumir seus custos já que estes são relativamente baixos comparados com outros veículos da comunicação. Não havendo limite real de espaço para a propaganda, alem de o acesso ser rápido e fácil e ficar disponível a todo mundo sem limitações geográficas.
Com a evolução tecnológica, o marketing eletrônico tem atingindo resultados expressivos. Esse ramo do marketing consegue alcançar rapidamente um grande numero de internautas espalhados ao redor do mundo. Percebendo isso, as empresas cada vez mais vêem investindo nesta forma de divulgação, se beneficiando de uma mídia barata e eficaz assim gerando inúmeras oportunidades aos negócios. O seu potencial não é só mais informação e comunicação, mais funciona cada vez mais como instrumento de venda.
Campanhas on-line, banners informativos, e-mail marketing, sites institucionais coorporativos, portais, hot sites, teasers, cartões virtuais e tudo o que as criatividades de ações que a Web pode permitir, fazem parte desse canal de relacionamento.
Abaixo destacam-se as principais vantagens do e-marketing:
? Permite uma maior acessibilidade: comunicação 24h ao dia, 7 dias por semana e 365 dias ao ano
? Cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais.
? Permite quantificar, e avaliar de imediato o impacto da estratégia de comunicação com o mercado.
? Baixo custo associado a essa comunicação.


1.3 INTERNET


1.3.1 CONCEITO


Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados através de um protocolo de internet que permite acesso a informações e transferências de dados.
Para Reedy, Schullo e Zimmerman (2001, p. 99), "a internet é a rede de mundial de redes, possibilitando a milhões de computadores compartilharem informações entre si, vários recursos de comunicação, bancos de dados e transações".

1.3.2 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO


Durante a guerra fria (década de 60, 70 e meados dos anos 80) um dos maiores medos dos norte americanos era o de perder informações hospedadas em servidores localizados dentro de "quartéis generais" estratégicos. Se um ponto fosse bombardeado as informações importantes e essenciais seriam perdidas. Dessa forma, o departamento de defesa pensou em um sistema que interligasse vários pontos, de forma que não se centralizasse o comando. Com uma rede aonde não há um computador central, caso a Casa Branca fosse atingida, as informações iriam para o Pentágono. E se o mesmo acontecesse no Pentágono, as informações já estariam a salvo em um lugar qualquer. Essa rede era considerada a prova de bombardeio, pois o "sistema não caia" caso um dos pontos desaparecessem. Denominou-se tal rede, que surgiu em 1969 de ARPAnet (Advanced Research Projects Agency). Na verdade esta rede interligava originalmente vários centros de pesquisas.
No início da década de 80 com o visível enfraquecimento da URSS, uma nova unidade para ARPAnet foi desenvolvida: interligar laboratórios e universidades nos EUA e mais tarde em outros países. Foi justamente nessa época que surgiu o nome internet. Apesar disso, somente no final dos anos 80 que a internet passou a ser vista como um eficiente veículo de comunicação mundial. Cientistas e acadêmicos passaram a visualizá-la de forma muito mais intensa. Só que a NET, só existia no formato de texto, como nos antigos arquivos Gopher. Isso a limitava a um gueto de cientistas.
Em 1991, esses pesquisadores tiveram a idéia de criar a world wide web. No inicio a maior parte das informações ainda era no formato de texto, com poucos desenhos. Em 1992, Marc Andressen, do NCSA (National Center for Supercomputer Activity), criou um novo navegador para internet: o Mosaic, para o sistema x Windows. Em seguida apareceram versões de Mosaic para Macintosh e Microsoft Windows. O Mosaic era capaz de interpretar gráficos e realizar navegações através de links, como vê-se atualmente na Web. Também em 92, All Gore, que era senador dos EUA na época, impulsionado pelas eleições presidenciais passou a falar sobre a Information Highway ou Superestrada da informação. Nesse momento todo o mundo começou a prestar mais atenção na internet e na Web. Logo surgiu um grande interesse comercial pela rede e foi aí então que aconteceu a sua grande expansão.
Atualmente a internet é um conjunto com mais de 40 mil redes e respeitando a concepção original não existe um ponto central, isto é, um centro de comando da internet. Hoje a internet é considerada por muitos teóricos da comunicação, um fenômeno tão ou mais importante para a humanidade quanto à Revolução Industrial. Hoje se torna possível afirmar que a internet tornou o mundo menor.
Segundo as últimas pesquisas sobre o e-commerce, o sucesso comercial da rede demonstra que algumas empresas já possuem uma venda representativa através de seus Websites.


1.3.3 PRINCIPAIS SERVIÇOS DA INTERNET


A internet possui vários serviços para seus usuários, que podem ser usados simultaneamente. O site: <http://www.abranet.org.br/historiadainternet/numeros.htm> destaca os seguintes:
? WWW ? ambiente gráfico
? Correio eletrônico ? envia de mensagens e arquivos
? Newsgroups ? ou grupos de discursão
? Chat ? bate papos
? Comércio eletrônico


1.3.4 ESTATISTICAS E NÚMEROS


Estatística é um estudo que visa identificar seletos grupos, realizando uma analise completa sobre uma "atmosfera" desejada. Segundo o IBGE, é uma ocorrência de um acontecimento, que pode ser definido a priori, num determinado conjunto. Para uma maior demonstração dos números sobre a internet, a seguir serão expostos alguns dados nas Tabelas de 1.1 a 1.4.








Tabela 1.1 ? Distribuição de freqüência dos países com o maior número de internautas

# País ou Região Usuários Adoção da Internet % de usuários População
(2008) Crescimento dos Usuários (2000 - 2008)
1 China
253.000.000 19.0 % 17.3 % 1.330.044.605 1.024.4 %
2 Estados Unidos
220.141.969 72.5 % 15.0 % 303.824.646 130.9 %
3 Japão
94.000.000 73.8 % 6.4 % 127.288.419 99.7 %
4 Índia
60.000.000 5.2 % 4.1 % 1.147.995.898 1.100.0 %
5 Alemanha
52.533.914 63.8 % 3.6 % 82.369.548 118.9 %
6 Brasil
50.000.000 26.1 % 3.4 % 191.908.598 900.0 %
7 Reino Unido
41.817.847 68.6 % 2.9 % 60.943.912 171.5 %
8 França
36.153.327 58.1 % 2.5 % 62.177.676 325.3 %
9 Korea do Sul
34.820.000 70.7 % 2.4 % 49.232.844 82.9 %
10 Itália
34.708.144 59.7 % 2.4 % 58.145.321 162.9 %
11 Rússia
32.700.000 23.2 % 2.2 % 140.702.094 954.8 %
12 Canadá
28.000.000 84.3 % 1.9 % 33.212.696 120.5 %
13 Turquia
26.500.000 36.9 % 1.8 % 71.892.807 1.225.0 %
14 Espanha
25.623.329 63.3 % 1.8 % 40.491.051 375.6 %
15 Indonésia
25.000.000 10.5 % 1.7 % 237.512.355 1.150.0 %
16 México
23.700.000 21.6 % 1.6 % 109.955.400 773.8 %
17 Irã
23.000.000 34.9 % 1.6 % 65.875.223 9.100.0 %
18 Vietnã
20.159.615 23.4 % 1.4 % 86.116.559 9.979.8 %
19 Paquistão
17.500.000 10.4 % 1.2 % 167.762.040 12.969.5 %
20 Austrália
16.355.388 79.4 % 1.1 % 20.600.856 147.8 %
Os 20 Mais 1.115.713.572 25.4 % 76.2 % 4.388.052.548 284.5 %
Resto do Mundo 347.918.789 15.2 % 23.8 % 2.288.067.740 391.2 %
Total - Usuários Mundo 1.463.632.361 21.9 % 100.0 % 6.676.120.288 305.5 %

Fontes: <www.e-commerce.org.br> // <http://www.internetworldstats.com> e institutos diversos.


De acordo com a Tabela 1.1, encontra-se a China na primeira colocação de usuários na internet com 253 milhões de internautas, representando 17,3% da população mundial que tem acesso a rede, seguido os EUA que possui cerca de 15%, o que representa 220.141.969 milhões de internautas. O Japão, considerado um país com um alto nível tecnológico, vem em terceiro com 94 milhões de usuários, representando 6,4% dos internautas ao redor do mundo. A Índia, considerada como uma potência em um futuro próximo está na quarta posição com 60 milhões de internautas, o que representa 4,1% de usuários da internet no mundo. Já a Alemanha, considerada nos dias atuais como terceira potencia mundial, vem em quinto lugar com 52.533.914 milhões de usuários, o que representa 3,6% dos usuários da rede no planeta. O Brasil possui 50 milhões de internautas e cerca de 3,4% de usuários da web no planeta, o que o credencia como uma potência na era da internet.


Tabela 1.2 ? Número de usuários da internet na América Latina comparada ao resto do mundo

Região
População
( 2008 ) % Mundial Usuários da Internet Penetração
(% da População) Usage %
of World Crescimento do Uso
(2000-2008)
América Latina
384.604.198 5.8 % 104.037.293 27.1 % 7.1 % 627.9 %
Resto do Mundo
6.291.516.090 94.2 % 1.359.595.068 21.6 % 92.9 % 292.2 %
Total 6.676.120.288 100.0 % 1.463.632.361 21.9 % 100.0 % 305.5 %
Fontes: <www.e-commerce.org.br> // <http://www.internetworldstats.com> e institutos diversos.


A Tabela 1.2 demonstra que a América Latina (Países do continente Americano que falam: espanhol, português, francês e outras línguas derivadas do latim) possui 384.604.198 milhões de pessoas, representando por 5,8% da população mundial. Ainda indica que a América Latina possui 104.037.293 milhões de usuários da internet o que representa 27,1% da população mundial que tem acesso a rede. Já o resto do mundo com a população de 6.291.120.288 bilhões, possui 1.359.595.068 bilhões de usuários na internet. Em sua Totalidade podemos observa-se que o planeta possui 1.463.632.361 bilhões de internautas.



Tabela 1.3 ? Levantamento do número de usuários brasileiros durante Jul. de 1997 a Mar. de 2008.

Data da Pesquisa População total IBGE Internautas
(milhões) % da População Brasileira Nº de Meses
(base=jan/96) Crescimento Acumulado (base=jul/97)
2008 / mar 191,9 50,00 26,1% 133 4.248%
2007 / dez 188,6 42,60 22,8% 130 3.604%
2006 / dez 186,7 30,01 17,2% 118 2.508%
2005 / jan 185,6 25,90 13,9% 106 2.152%
2004 / jan 178,4 20,05 11,5% 95 1.686%
2003 / jan 176,0 14,32 8,1% 83 1.143%
2002 / ago 175,0 13,98 7.9% 78 1.115%
2001 / set 172,3 12,04 7.0% 67 947%
2000 / nov 169,7 9,84 5.8% 59 756%
1999 / dez 166,4 6,79 7.1% 48 490%
1998 / dez 163,2 2,35 1.4% 36 104%
1997 / dez 160,1 1,30 0.8% 24 13%
1997 / jul 160,1 1,15 0.7% 18 -
Fontes: Compilado por <www.e-commerce.org.br > / pesquisas diversas/ população: variações anuais estimadas. / Internautas refere-se à quantidade de pessoas que tem acesso à Internet nas residências, no trabalho ou locais públicos.
Na Tabela 1.3 é possível observar que em Julho de 1997 o Brasil possuía 1,15 milhões de internautas, o que representava 0,7% de sua população. Em apenas 11 anos, mais precisamente em 2008, o número de usuários a rede teve um crescimento de 4.248%, o que representa 50 milhões de internautas no país, com cerca de 26,1% da população brasileira.


Tabela 1.4 ? Utilização da internet no Brasil

Outubro - 2008 Brasil
Internautas c/ acesso doméstico - (milhões) 36,34
Usuários Ativos (milhões) 23,67
Número médio de sessões na Internet por mês 31
Número de sites visitados por mês 60
Tempo de navegação no mês (hs) 38:42
Tempo médio gasto em cada página visualizada (seg) 00:47

Fonte: Nielsen Netratings / Compilação <www.e-commerce.org.br> Internautas refere-se à quantidade de pessoas que tem acesso à Internet nas residências. Usuários ativos: que tiveram pelo menos um acesso à Internet no mês anterior.


Na Tabela 1.4 percebe-se que 36,34 milhões de brasileiros possuem internet em suas residências, sendo que os seus usuários ativos representam 23,63 milhões de pessoas. A tabela ainda demonstra que o brasileiro visita cerca de 60 sites ao mês, com um tempo de navegação de 38 horas e 42 minutos. E o tempo médio gasto por página da web é de 47 segundos.
Tempo que novas tecnologias levaram para atingir 50 milhões de usuários no mundo.
? Rádio ? 38 anos
? Computador ? 16 anos
? Televisão ? 13 anos
? TV acabo ? 10 anos
? Internet ? 4 anos

Em 2003 já eram registrados mais de 600 milhões de usuários ao redor do mundo.
No Brasil 14% da população acessa a rede. Projetos de inclusão digital realizados pelo governo estão mudando esses dados gradativamente (ABRANET, 2009).




1.4 E-COMMERCE


1.4.1 DEFINIÇÃO


Segundo Albertin (2001, p. 40), conceitua o e-commerce como "sendo a realização de toda a cadeia de valores dos processos de um negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias da comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio".
Na verdade o e-commerce nada mais é do que a verdadeira evolução do mercado. Uma ferramenta da internet, que se bem aproveitada é capaz de gerar resultados expressivos, alcançando assim, uma enorme potencialidade para atração de diversos consumidores.
Para Pinho (2000, p. 210), "as empresas devem se preparar para enfrentar a espantosa crescente de usuários na internet no comércio de produtos e também nas transformações advinhas do comércio eletrônico mundial."


1.4.2 FORMATO DO E-COMMERCE


De acordo com Potter e Turban (2005) existem vários tipos de e-commerce. Os mais comuns são:

? B2B (BUSSINES-TO-BUSSINES). É uma negociação realizada da empresa para empresa através da internet. É o formato do e-commerce que mais movimenta importâncias monetárias.
? B2C (BUSSINES-TO-CONSUMER). É uma negociação realiza da empresa para o consumidor através da internet. Exemplos de empresas que vendem para seus consumidores através da internet: <www.americanas.com>, <www.submarino. com.br> e <www.amazon.com.br>.
? C2B (CONSUMER-TO-BUSSINES). É uma negociação realizada do consumidor para a empresa através da internet. Esta modalidade encontra-se em crescente no comercio virtual, pois quando uma empresa necessita de algum produto, basta a mesma anunciar na rede a sua intenção de compra. Os consumidores que possuírem o produto ao qual a empresa quer, fazem uma oferta.
? C2C (CONSUMER-TO-CONSUMER). É uma negociação realizada de consumidor para consumidor através da internet. O exemplo deste formato mais conhecido no Brasil é o site <www.mercadolivre.com.br>.


1.4.3 E-COMMERCE NO BRASIL


O e-commerce é um dos canais mais lucrativos e explorados nos dias atuais. Considerado como a mais nova tendência do comércio mundial, o comércio via internet vem conquistando consumidores assíduos, que são cada vez mais encantados, com a facilidade e com a comodidade na hora de realizarem suas compras, ou até mesmo estarem vendendo seus produtos e serviços. Vale ressaltar que com a facilidade de todo o sistema, o mercado virtual acabou gerando inúmeras oportunidades de negócios, tanto para empresas quanto para "usuários físicos".
No Brasil, a expectativa de 2009 é que o comercio eletrônico movimente cerca de 10 bilhões de reais. Segundo a empresa E-Bit, existem atualmente 13,2 milhões de brasileiros que confiam suas compras a internet. Se considerados os anos de 2007 e 2008, é possível identificarmos um crescimento de 39% de consumidores que compram pela internet no país. O aumento é bastante expressivo considerado dentro de um período de apenas 12 meses. Os fatores que vêem contribuindo para esse aumento são justamente, uma maior confiança das transações via internet e também a chegada da classe de menor renda do país, neste que é o universo consumidor da Web. O impressionante é que a cada dois anos o mercado consumidor de produtos e serviços via e-commerce dobra no Brasil, e isso faz com que as empresas brasileiras sejam obrigadas a adotarem essas novas modalidades do comercio nacional, por questão de sobrevivência no mercado.


1.4.4 EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE NO BRASIL


Convém demonstrar através de Tabela de 1.5 a 1.10 a evolução do comércio digital.





Tabela 1.5 ? Faturamento do e-commerce no Brasil

ANO FATURAMENTO (R$) Variação
2009 (previsão) R$ 10 bilhões 22%
2008 R$ 8.20 bilhões 30%
2007 R$ 6.30 bilhões 43%
2006 R$ 4,40 bilhões 76%
2005 R$ 2.50 bilhões 43%
2004 R$ 1.75 bilhão 48%
2003 R$ 1.18 bilhão 39%
2002 R$ 0,85 bilhão 55%
2001 R$ 0,54 bilhão -

Fonte: E-Bit - Compilação <www.e-commerce.org.br>.
"Não considera as vendas de automóveis, passagens aéreas e leilões on-line."


A tabela 1.5 nota a impressionante crescente do faturamento do e-commerce no Brasil. Em 2001 o país faturou R$ 0,54 Bilhão na web, e sete anos depois, em 2008, o comercio eletrônico do Brasil já faturava R$ 8,20 bilhões, o que demonstrou a viabilidade do comercio eletrônico. A Previsão para o ano de 2009 supera 10 bilhões de reais o que representa um crescimento de quase 1000% no comércio eletrônico no Brasil em apenas 8 anos (ver Gráfico 1.1).



Gráfico 1.1 ? Evolução de faturamento do e-commerce no Brasil
Fonte: E-Bit - Compilação <www.e-commerce.org.br>.



1.4.5 QUANTIDADE DE E-CONSUMIDORES NO BRASIL



Tabela 1.6 ? Consumidores da internet no Brasil

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007
Consumidores na Internet em milhões 1.1 2.0 2.6 3.4 4.8 7.0 9.5
Cresc.% - 81% 30% 31% 41% 46% 36%

Fonte: Disponível em: <www.ebitempresa.com.br>.


Conforme a Tabela 1.6 é possível identificar que os internautas brasileiros vêem comprando cada vez mais produtos através da internet. Em 2001, apenas 1,1 milhão de brasileiros consumiam produtos utilizando a rede. Em 2007 percebe-se que o consumo brasileiro através da web, teve um aumento de mais de 800% em relação a 2001, o que compreende 9,5 milhões de consumidores novos.


1.5 GOOGLE


Conforme informações disponíveis nos sites: <www.google.com.br> O Google é um trocadilho da palavra "googol" que foi inventada por Milton Sorotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1, seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo.
A Google surgiu em 1998 nos EUA como um site de pesquisas. Este site de pesquisa tem como missão oferecer a melhor opção de busca na internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis. Com acesso de mais de 1,3 bilhões de páginas, o Google oferece resultados relevantes para usuários de todo mundo, normalmente em menos de meio segundo (tempo médio das pesquisas). Hoje o site corresponde a uma média de mais de 100 milhões de consultas por dia.
Com 11 anos no mercado, a Google alem de ter o serviço de busca mais usado do mundo, fornece dezenas de outros serviços on-line, em sua maioria gratuita, que incluem serviços de e-mail, edição e compartilhamentos de planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos dentre outros.
Dentre todos os serviços, o presente trabalho destacará o orkut e o youtube que pertecem ao grupo Google.


1.6 ORKUT


Criado em 19 de janeiro de 2004 por seu fundador Orkut Büyükkokten, funcionário da Google, o Orkut, site de relacionamento mais acessado do mundo, e o 6º mais acessado da internet, tem como principal objetivo ajudar seus membros a criarem novas amizades, e manterem contatos com seus grupos sociais, sejam eles, família, amigos ou contatos profissionais.


Figura 1.2 ? Logomarca do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>


No dia 5 de janeiro de 2005 o site ganhou a sua versão brasileira em língua portuguesa. Três meses depois foi disponibilizado a nove novas línguas: francês, italiano, alemão, espanhol, japonês, coreano, holandês, russo e chinês.
Em 2006 o Orkut atinge a impressionante marca de 25 milhões de usuários espalhados ao redor do mundo. Um ano depois, em 2007, o site tem um crescimento de mais de 100% dos seus usuários, chegando à marca de 60 milhões de pessoas cadastradas. Ainda em 2007 o Orkut toma a iniciativa de estilizar sua página na web com novos aplicativos que chamassem a atenção de seus usuários, devido a combater o avanço dos sites Facebook e MySpace, os seus principais concorrentes no mundo.
Hoje o Orkut possui mais de 73,6 milhões de usuários cadastrados espalhados por mais de 20 países. O Brasil é o país com o maior número de adeptos com 35 milhões de pessoas. Seu maior mercado se encontra no Brasil, EUA e Índia.
Atualmente, a cada 8 dias, um milhão de novos usuários ingressam no orkut.





1.6.1 PERFIL DOS USUÁRIOS


Os usuários cadastrados em sua rede têm a possibilidade de registrar em seu perfil informações básicas como também informações secundárias. Cada membro possui um perfil que se subdivide em três partes:
? Social: onde cada usuário poderá informar sobre si, indicando todos os seus hobbies.



Tela 1.1 ? Perfil social do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>
? Profissional: indica a atividade profissional do usuário, como também seu grau de instrução.




Tela 1.2 ? Perfil profissional do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>




? Pessoal: onde todos os usuários poderão identificar suas próprias características físicas, e sobre o tipo de pessoa a qual deseja se relacionar, seja para amizade, namoro, casamento ou contato profissional.




Tela 1.3 ? Perfil pessoal do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>



1.6.2 PRINCIPAIS ATRIBUTOS


Com o intuito de conter os avanços de seus concorrentes, o orkut vem desenvolvendo novos atrativos a seus usuários. Vale destacar os principais:

? Comunidades: onde pessoas buscam parceiros debates, conversas e desenvolvimento de atividades afins.


Tela 1.4 ? Comunidades do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>


? Scraps: é o nome dado ao recado deixado na página de recado dos usuários.


Tela 1.5 ? Scraps do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>
? Álbuns: onde os usuários podem colocar fotos.

Tela 1.6 ? Álbuns de fotos do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>


? Vídeos: onde os usuários poderão colocar vídeos que consideram interessante em sua própria página.


Tela 1.7 ? Vídeos do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>
? Apps: são aplicativos que enfeitam a página dos usuários, as tornando mais atrativas



Tela 1.8 ? Apps do usuário do Orkut
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com>



1.6.3 FERRAMENTA DE PROMOÇÃO


Com o passar dos anos, inúmeros usuários pertencentes ao site, perceberam o poder da mais nova ferramenta de marketing que estava se espalhando rapidamente pelo mundo. O Orkut se tornou o site de promoção, negociação e vendas mais acessado do Brasil, o qual tem se tornado a sensação entre internautas espalhados por todas as regiões do país e do mundo.
Segundo Carvalho Neto (1999, p. 61), "a capacidade de relacionar-se bem com os outros, é fundamental. Na verdade temos necessidades de interagir com o meio e transacionar com as pessoas. Esta interação se da através da comunicação".
O site de relacionamento Orkut começou a abranger novas utilidades aos usuários, alem de apenas criar vínculos com amigos, os seus membros começaram a vender serviços e produtos através desta rede de comunicação.
Com mais de 73,6 milhões de usuários, o Orkut se tornou uma mídia barata, a um custo quase zero. Hoje em dia é comum empresas ou pessoas físicas estarem buscando no Orkut, seja em comunidades, banners ou em contas próprias, o maior número de usuários clientes para sua empresa ou seu serviço. E a rentabilidade tem sido surpreendente, pois é uma mídia que alcança milhões de pessoas cadastradas ao site.


1.6.4 VANTAGENS E DESVANTAGENS


Vale destacar as vantagens do Orkut segundo o próprio site.


? Torna a vida social do usuário e de seus amigos mais ativa e estimulante.
? Ajuda o usuário a manter contato com seus amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoas.
? Os usuários podem criar comunidades on-line ou participar de várias delas para discutir eventos atuais.
? O usuário decide com quem quer interagir.
Ainda pode-se destacar como vantagens do orkut: acessibilidade, onde qualquer pessoa pode ser usuário; é uma mídia barata; é uma mídia mundial; pode ser utilizada como canal de pesquisa; e é uma grande oportunidade a negócios.
Vale destacar as desvantagens do site Orkut segundo o próprio criador.
? Falta de Privacidade (todo mundo sabe se você esta solteiro, namorando se brigou ou não, em que festa foi, quando foi e com quem).
? Grandes quantidades de perfis falsos
? Grande quantidade de spans (mensagens instantâneas)
? Inúmeras comunidades sem fim nem propósito
Ainda pode-se destacar como desvantagens do orkut: vírus através de recados; pessoas podem invadir contas alheias; não possui restrição de conteúdo ilícito; aumento de casos de separação; não possui controle de quem acessa os serviços.


1.6.5 DADOS DEMOGRÁFICOS


De acordo com informações disponíveis no site: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Demografia> Dados demográficos estuda a dinâmica populacional Humana. Seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas. A análise demográfica ainda centra-se nas características de toda uma sociedade ou um grupo especifico definidos por critérios como educação, nacionalidade, faixa etária entre outros.

Tabela 1.7 ? Faixa etária dos usuários.
18-25 54,54%
26-30 13,75%
31-35 6,09%
36-40 3,91%
41-50 3,81%
50+ 2,96%

Fonte: Disponível em: <www.orkut.com> (2008)


Conforme a Tabela 1.7 é possível identificar que a maioria dos usuários possui a faixa etária entre 18 e 25 anos, o que representam 54,54% dos seus usuários. A menor parcela dos usuários possui uma faixa etária de mais de 50 anos, o que representam 2,96%. Nota-se ainda, que quanto mais velha a faixa etária, menor o interesse pelo presente site.

Tabela 1.8 ? Interesse dos usuários
Amigos 51,00%
Companheiros para atividades 15,76%
Contatos profissionais 15,23%
Namoro 16,91%
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com> (2008)


Na Tabela 1.8 observa-se que 51% dos usuários do orkut, possuem como maior interesse, manter laços de amizade, através do Orkut. Em segundo lugar com 16,91% dos usuários, o interesse é a pretensão de namoro. Já 15,76% de seus usuários procuram companheiros com os mesmos perfis, para desenvolvimento de atividades afins. O interesse para contatos profissionais vem em quarto lugar com 15,23% dos usuários.

Tabela 1.9 ? Perfil social dos usuários
Não há respostas 54,01%
Solteiro(a) 28,68%
Casado(a) 9,21%
Namorando 5,91%
Casamento aberto 0,22%
Relacionamento aberto 1,94%
Fonte: Disponível em: <www.orkut.com> (2008)
Conforme a Tabela 1.9 demonstra que 28,68% dos usuários do orkut se declaram solteiros, 9,21% casados, 5,21% namorando e 0,22% casamento aberto. 54,01% não declaram resposta.

Tabela 1.10 ? Países usuários do Orkut pelo mundo

Brasil 49,82%

Estados Unidos 20,57%

Índia 17,50%

Paquistão 0,92%

Reino Unido 0,41%

Afeganistão 0,41%

Paraguai 0,39%

Japão 0,38%

Portugal 0,36%

Austrália 0,35%

Fonte: <www.orkut.com> (2008).


A Tabela 1.10 indica o Brasil como país com o maior número de usuários, com cerca de 49,82% dos adeptos do Orkut. O EUA tem a segunda maior concentração de usuários do site com 20,57% de internautas. Em seguida, com 17,50% observa-se a Índia como terceiro país com mais usuários do Orkut.
1.7 YOUTUBE


YouTube é uma comunidade onde pessoas são entretidas, informadas e inspiradas através dos compartilhamentos de seus vídeos.
Oficialmente o site surgiu em 2005 a atraiu índices meteóricos de usuários. Em novembro de 2006, o site foi comprado pela Google, em uma das mais faladas aquisições até o momento.
Hoje o YouTube possui 75 milhões de usuários únicos por mês e a 5º maior audiência na internet no mundo. No Brasil, o site possui 11,5 milhões de usuários únicos, o que o coroa como o principal site de vídeos no país.
A empresa ressalta que a era de vídeos on-line não são o futuro da telecomunicação, mais sim o presente. O YouTube é o líder isolado nesse espaço com milhões e milhões de vídeos vistos por dia. A empresa ainda oferece a oportunidade única de seus usuários se conectarem com a audiência de sua forma pessoal, focada e massiva.



Figura 1.3 ? Logomarca do YouTube
Fonte: Disponível em: <www.youtube.com>



1.7.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS


Vale destacar as vantagens do YouTube segundo o próprio site.

? Qualquer pessoa pode assistir um vídeo no YouTube.
? As pessoas podem ver relatos de eventos atuais em primeira mão
? Localizar vídeos sobre seus passatempos prediletos e assuntos de interesses
? Permite realizar downloads de vídeos gratuitos.
Ainda pode-se destacar como vantagens do YouTube: ferramenta que auxilia estudos; pessoas podem realizar publicidade gratuita; usuários podem postar seus próprios vídeos; mídia para 75 milhões de usuários; ferramenta de marketing; marketing viral.
Quanto as desvantagens, tudo leva a crer que o YouTube, dentre outras, conta com as seguintes desvantagens:

? Não possui restrição a vídeos pornográficos e violentos
? Problemas autorais
? Não possui controle sobre quem acessa os serviços


1.7.2 FERRAMENTA DE PROMOÇÃO


O YouTube possibilita seus usuários depositarem em seu site, vídeos das mais variadas categorias, sejam elas interessantes, cômicas, impróprio para menores e até mesmo os profissionais. Não demorou muito, e as pessoas que utilizam desse poderoso canal de comunicação, começaram a explorar suas melhores habilidades com o intuito de divulgarem as mesmas, através de vídeos no youtube ao ponto da pretensão de sucesso.
Segundo Limeira (2007, p. 54), "telepresença é um conceito que define a comunicação pela internet por meio de sites e páginas web, precisa ser atraente, dinâmica e surpreendente, a fim de conquistar o maior envolvimento do usuário".
Com 75 milhões de usuários únicos no planeta e com uma mídia a um custo zero, milhões de pessoas divulgam mais de um milhão de vídeos por dia. É quase um bilhão de vídeos cadastrados no site em um período de apenas 4 anos após seu lançamento.


Caracterização da empresa


2.1 NOME EMPRESARIAL

? Faculdade de Campina Grande FAC-CG.


2.2 LOGOMARCA





Figura 2.1 ? Logomarca da Unesc
Fonte: Disponível em: <www.unescfaculdades.com.br>


2.3 ENDEREÇOS

? UNIDADE I
Rua Joaquim Jose do Vale, 670 ? Alto Branco.
Campina Grande-PB
Fone: (83) 3321-5990

? UNIDADE II
Praça Coronel Antonio Pessoa, 111 ? Centro.
Campina Grande-PB
Fone: (83) 3321-4601

? UNIDADE III
Rua Nilo Peçanha, 690 ? Prata.
Campina Grande-PB
Fone: (83) 3321-4603


2.4 RAMO DA ATIVIDADE

? Instituição de Ensino Superior ? IES
2.5 ADMINISTRADORES

? Diretora Presidente: Ana Lígia Costa Feliciano
? Diretora Acadêmica: Maria da Guia Dantas Lustosa
? Diretor Administrativo: João Gabriel de Lima Perdigão
? Diretor Financeiro: Tiago Torquato Ledo


2.6 CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS

? Administração (Bacharelado)
? Ciências Contábeis (Bacharelado)
? Direito (Bacharelado)
? Enfermagem (Bacharelado)
? Fisioterapia (Bacharelado)
? Gestão Comercial (Tecnólogo)
? Marketing (Tecnólogo)


2.7 HISTÓRIA DA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE ? FAC

A Faculdade de Campina Grande é um estabelecimento particular de ensino superior, mantida pela União de Ensino Superior de Campina Grande Ltda., credenciada conforme a Portaria MEC n.º2.000, de 22 de julho de 2003, com autorização para oferecer dois cursos de graduação: Administração, autorizado pela Portaria nº. 2001, de 22 de julho de 2003, com 100 vagas/ano, no turno noturno, e Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria nº. 2002, de 22 de julho de 2003, com 100 vagas/ano, no turno noturno. Em 2004, mais seis cursos foram autorizados a funcionar: Ciência da Computação, Portaria nº. 685, de 17 de março de 2004 (100 vagas/ano- diurno/noturno); Enfermagem, autorizado pela Portaria nº. 686, de 17 de março de 2004 (200 vagas/ano ? diurno/noturno); Fisioterapia, autorizado pela Portaria nº. 687, de 17 de março de 2004 (250 vagas/ano); Fonoaudióloga, autorizado pela Portaria nº. 688, de 17 de março de 2004 (100 vagas/ano? diurno/noturno); Psicologia, autorizado pela Portaria nº. 3.537, de 29 de outubro de 2004 (120 vagas/ano ? diurno), e Direito, autorizado pela Portaria nº. 4.087, de 13 de dezembro de 2004 (240 vagas/ano ? diurno/noturno). Atualmente a Faculdade, possui três unidades de ensino: Unidade I, situada na Praça Coronel Antônio Pessoa nº. 111, Centro, onde funcionam os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Fisioterapia; a Unidade II, onde funciona o curso de Direito, localizado à Rua Joaquim José do Vale, n° 670, Bairro Alto Branco, e a Unidade III, situada na Rua Nilo Peçanha, n° 690, Bairro Prata, todas no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba, onde funciona a Clínica Escola de Enfermagem e Fisioterapia.

2.8 MISSÃO
? Formar cidadãos capacitados e competentes para atuar nas diversas áreas profissionais, na difusão dos conhecimentos e nos processos de desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

2.9 CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
O curso de Bacharelado em Administração da UNESC Faculdades tem como coordenadora a Professora Maria de Fátima de Souza Lima. Com 270 alunos matriculados no curso, a instituição junto à coordenação visa oferecer a melhor qualidade no ensino aos seus discentes. No ano 2008.2 o curso foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) com nota 4 (quatro) em uma escala de 0 (zero) a 5 (cinco), através de uma avaliação do órgão, analisando desde infra estrutura, acervo bibliográficos pertencentes a biblioteca, formação dos docentes, grade curricular entre outros aspectos. O perfil do profissional Bacharel em Administração formado pela instituição estará capacitado para:
? Analisar, planejar, implementar e controlar projetos destinados a criar, desenvolver e manter pequenas médias e grandes empresas.
? Exercer suas competências específicas em empresas na área de gestão.
? Orientar empresários quanto a métodos, técnicos e processos administrativos voltados para gestão.
? Proceder a estudos relacionados à gestão, nas suas mais diversas aplicações.
? Assumir compromissos para solução de problemas administrativos.
? Atuar em empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, como autônomo, consultorias, instituições de ensino superior e pesquisas.

Tipo de Estudo


3.1 TIPO DE ESTUDO

A pesquisa científica constitui-se num estudo preciso que é realizado com base em critérios metodológicos, e que permite, após sua conclusão, um conjunto de conhecimentos exatos, verdadeiros e quase inesgotáveis. Segundo Fioreze (2002, p. 26), "a pesquisa tem por objetivo estabelecer uma série de procedimentos, para descobrir respostas para as indagações que existem no conhecimento humano."
Para que a pesquisa científica alcance seus objetivos é necessário à escolha de um método. De acordo com Alves (2007, p. 61) "Considera-se a metodologia um instrumento do pesquisador, uma vez que é através da especificação dos caminhos a serem adotados que se torna possível determinar a criatividade e definir o como, onde, com quem, quanto e de que maneira se pretende captar a realidade e seus fenômenos."
Há várias taxionomias de tipos de pesquisa, mas o modelo adotado para a realização do estudo foi o proposto por Vergara (2007), que classifica a pesquisa científica, segundo dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios.
&#61607; Quanto aos fins: utilizou-se a pesquisa tipo exploratória "que se caracteriza pelo desenvolvimento e esclarecimento de idéias, com o objetivo de oferecer uma visão panorâmica, uma primeira aproximação a um determinado fenômeno que é pouco explorado. Este tipo de pesquisa também é denominada "pesquisa de base", pois oferece dados elementares que dão suporte para a realização de estudos mais aprofundados sobre o tema" (GONSALVES, 2001, p. 65). A pesquisa, classificou-se também, como descritiva por mostrar "características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza" (VERGARA, op. cit., p. 47).

&#61607; Quanto aos meios: adotou-se a pesquisa de campo, considerando que foi "[...] realizada no local onde ocorreu ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-los. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante ou não" (VERGARA, op. cit., p. 47-48). E como é de praxe, pesquisa do tipo bibliográfica por ser "um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral" (VERGARA, op. cit., p. 48). Também, fez-se uso do estudo de caso, por envolver uma única organização. Define-se estudo de caso como sendo "o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um
órgão público, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento" (VERGARA, op. cit., p. 49).

Além da classificação proposta por Vergara (op. cit.), foram utilizadas pesquisas quantitativa e qualitativa, entendidas como:
? Quantitativa "A pesquisa quantitativa buscará uma analise quantitativa das relações de consumo, respondendo a questão ?Quanto?? para cada objetivo de projeto de pesquisa "(SAMARA e BARROS, 2002, p. 30).
? Qualitativa que segundo a natureza dos dados ? [...] "preocupa-se com a interpretação do fenômeno considerando o significado que os outros dão as práticas" [...] (GONSALVES, 2001, p. 68).


3.2 UNIVERSO E AMOSTRA

O Curso de Administração da UNESC conta com 270 alunos regularmente matriculados entre o primeiro e oitavo semestre. Para aplicação da pesquisa foi escolhida uma amostra probabilística, por critérios de acessibilidade, composta por 156 alunos, o equivalente a 57% do universo.


3.3 INSTRUMENTO

O instrumento de coleta de dados foi um questionário (Apêndice A), que se apresenta dividido em duas partes. A primeira contém 06 questões que estão relacionadas ao perfil socioeconômico dos alunos matriculados no curso de Bacharelado em Administração da UNESC Faculdades; posteriormente, na segunda parte da pesquisa, uma questão discursiva para analisar a percepção dos alunos em relação à questão abordada no presente trabalho de conclusão de curso, na qual os pesquisados puderam sugerir respostas significativas.

3.4 PRÉ-TESTE

O pré-teste foi realizado com participação de cinco alunos do curso de administração da instituição e por não haver dúvidas sobre interpretações das questões, o instrumento foi aplicado.
3.5 COLETA DE DADOS

A coleta de dados foi realizada no período de 17/03/2009 a 18/03/2009 pelo próprio pesquisador, com todos os alunos que se encontravam presentes em sala de aula, não havendo dificuldades em contatar com os discentes do curso de administração, considerando que a pesquisa foi realizada na própria IES, a UNESC Faculdades.

3.6 TRATAMENTO DOS DADOS

Concluída a coleta, inicialmente levou-se em consideração a primeira etapa do instrumento de pesquisa (perfil socioeconômico), onde os dados foram categorizados, quantificados e agrupados para que se fosse possível caracterizar o perfil dos alunos de Administração da UNESC Faculdades.
Os dados coletados foram informatizados em um documento eletrônica da Microsoft Word, sendo então disponibilizados os resultados em quantidades de respostas e percentuais estatísticos, apresentados através de tabelas. No segundo momento, foi trabalhada a enquete (questão aberta) onde todos os depoimentos foram transcritos e posteriormente feita uma análise qualitativa referente à opinião dos estudantes que participaram da pesquisa, levando em consideração a contribuição de alguns teóricos, como: Thompson (2000), Cataline [et al.] (2004), Zenone e Buairide (2005), Michigan State University (2005), Urdan e Urdan (2006), Kotler e Kelly (2006), Limeira (2007), Kotler e Armstrong (2007), Minadeo (2008), Ogden e Crescitelli (2008), além do site: <www.mundoeducaação.com.br> (2009).

Análise


4.1 ANÁLISE QUANTITATIVA


No primeiro momento foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o perfil socioeconômico dos alunos matriculados no curso de Administração da UNESC/FAC-CG. Foram analisados elementos, como: gênero, estado civil, faixa etária, renda mensal, acesso a internet e se os discentes são usuários dos sites: Orkut e YouTube.


4.1.1 GÊNERO

A interpretação do gênero como uma variável binária (homem x mulher) enfoca a diferença sexual como determinante na forma como os homens e mulheres se comunicam, pois segundo esta visão, "[...] homens e mulheres tem essências diferentes, coisas que refletiriam na sua forma diferente de utilizar a linguagem (homens tenderiam se expressar de forma mais direta e autoritária, e as mulheres dominam uma linguagem mais cheias de nuances)" (COSTA apud SIMÃO, 2000).


Tabela 4.1.1 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto ao gênero

Gênero n %
Masculino 76 48,7
Feminino 80 51,3
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.

De acordo com a Tabela 4.1.1, percebe-se que a maioria dos respondentes, 80, ou 51,3% é composta por estudantes do gênero "feminino". Já o gênero "masculino", que respondeu a pesquisa, é representado por 76 estudantes, ou 48,7% da amostra.
Segundo os dados do Censo de Ensino Superior de 2007 divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Brasil possui 4.880.381 estudantes matriculados em pelo menos uma Instituição de Ensino Superior (IES) nas graduações presenciais. Desde total, 2.680.978 são mulheres e 2.199.403 são do sexo masculino, ou seja, 54% das matrículas de cursos de graduação pertencem às mulheres. Torna-se válido ressaltar que no Brasil, esta variância entre homens e mulheres depende da
área de estudos dentro das universidades e faculdades. Nos cursos de exatas, a grande maioria é de estudantes do gênero masculino. Nas Humanas, nos cursos de Administração, Direito e ciências contábeis, a variância entre homens e mulheres se torna aproximado.
Um ponto interessante para ser abordado, é que diante de um mercado ainda "machista", a mulher vem buscando cada vez mais seu espaço. Para isso elas vêem se qualificando mais do que os homens, o que na teoria explica o motivo de possuir mais estudantes do gênero feminino nas instituições de ensino superior (ver Gráfico 4.1.1).


Gráfico 4.1.1 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto ao gênero
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.


4.1.2 ESTADO CIVIL

Em direito, estado civil é a situação de uma pessoa em relação ao matrimonio ou a sociedade conjugal (<http://pt.wikipedia.org/wiki/Estadocivil>).
É uma característica sócio demográfica básica das pessoas, que abrange aspectos biológicos, sociais, econômicos, legais e em muitos casos religiosos. Está dividida basicamente em três vertentes. A primeira diz respeito à união relativamente permanente de duas pessoas de sexo oposto, o casamento. A segunda é a dissolução do casamento com decisão de um dos conjugues, ou de ambos, o que caracteriza o divorcio. A terceira vertente trata-se por motivo de óbito de um dos conjugues. Onde o conjugue sobrevivente se torna o viúvo ou viúva (IBGE, 2009).




Tabela 4.1.2 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto ao estado civil

Estado Civil n %
Solteiro 108 69,2
Casado 39 25,0
Viúvo 01 0,6
outros 04 2,6
Não Respondeu 04 2,6
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta março/2009.

De acordo com a Tabela 4.1.2 nota-se que a maioria dos respondentes, 108, ou 62,2% dos discentes que respondeu a pesquisa disse ser "solteiro". Já estudantes que se declaram "casados" representam 39 ou, 25% da amostra pesquisada. Ainda é possível observar que apenas 01 aluno, ou 0,6% afirmou ser viúvo.
Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as estatísticas de registro civil brasileiro, constituem importante instrumento para o acompanhamento da evolução da população brasileira, o monitoramento do exercício de cidadania e a implementação de políticas públicas, especialmente na área da saúde.
A pesquisa quantitativa referente ao estado civil, realizada com os discentes, indica que esse número elevado de solteiros, se dá pelo simples fato da maioria dos estudantes de administração da UNESC Faculdades, estar representada pela faixa etária entre 17 e 25 anos. Segundo o IBGE (2003), homens e mulheres estão casando cada vez mais velhos, com uma média de 30,6 anos para os homens e 27,2 anos para mulheres (ver Gráfico 4.1.2).


Gráfico 4.1.2 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto ao estado civil
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.

4.1.3 FAIXA ETÁRIA


É um dado que demonstra informações sobre um individuo, levando em consideração a sua idade.
A época em que um consumidor cresce cria um elo cultural com os milhões de outros que ficam adultos no mesmo período. À medida que envelhecemos, mudam nossas necessidades e preferências, freqüentemente de modo semelhante às de outros que tem quase a mesma idade. Por essa razão, a idade do consumidor exerce uma influência significativa sobre sua identidade. Em circunstâncias semelhantes, temos mais tendência a ter coisas em comum com pessoas de nossa própria idade do que com as mais jovens ou mais velhas do que nós (SALOMON, 2002, p. 351).


Tabela 4.1.3 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de administração da UNESC/FAC-CG quanto à faixa etária.
Faixa Etária n %
De 17 a 25 anos 102 65,4
De 26 a 35 anos 41 26,3
De 36 a 45 anos 10 6,4
Acima de 45 anos 03 1,9
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta março/2009.

De acordo com a Tabela 4.1.3, verificou-se que a maioria dos estudantes, 102, ou, 65,4% que respondeu a pesquisa, declarou possuir idade entre a faixa etária de "17 a 25 anos". 41 pessoas, ou 26,3% disseram que possuem idade entre "26 a 35 anos". Já 10 alunos, ou 6,4% dos estudantes, afirmaram possuir idade de "36 a 45 anos". Apenas 03 discentes, representados por 1,9 da amostra, declara possuir mais de 45 anos.
A oferta de cursos do ensino superior no Brasil tem crescido nos últimos anos, mais o país ainda enfrenta um grande problema. A média nacional de estudantes universitários no país, com a faixa etária entre 17 e 25 anos, representa apenas 60% dos alunos de ensino superior, mas, segundo o Secretário de Ensino Superior do Brasil, Carlos Antunes, estes mesmos 60% de universitários, representam somente 11% da população nacional. São números mais baixos do que países como a Bolívia (seus universitários correspondem a 22% da população), Chile (seus universitários correspondem a 24% da população) e a Colômbia (seus universitários correspondem a 23 % da população).
Ao comparar entre as tabela 4.1.2 e a tabela 4.1.3, nota-se que o número de solteiros da Unesc Faculdades, está diretamente associado ao fato de que a maioria de seus alunos (65,4%) estar representada por faixa etária de 17 a 25 anos de idade. Nessa faixa etária, os jovens se tornam mais presentes em universidades pelo fato de estarem iniciando suas carreiras profissionais e buscando pelomenos uma qualificação para se enquadrarem no mercado de trabalho (ver gráfico 4.1.3).


Gráfico 4.1.3 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto à faixa etária
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.



4.1.4 RENDA MENSAL

É um dado que avalia a situação financeira de um grupo de indivíduos com características semelhantes. Este estudo possibilita identificar a classe nas quais as pessoas estão inseridas na sociedade, seja ela classificada em classe "A", "B", "C" e "D".


Tabela 4.1.4 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto à renda mensal.
Renda Mensal n %
Até 1 salário mínimo 30 19,3
De 02 a 03 salários mínimos 71 45,6
De 04 a 05 salários mínimos 35 22,5
De 06 a 07 salários mínimos 07 4,4
De 08 a 09 salários mínimos 04 2,5
De 09 a 10 salários mínimos - -
Acima de 10 salários 05 3,2
Não Respondeu 04 2,5
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.
De acordo com a tabela 4.1.4 observa-se que a maioria dos respondentes, 101, ou, 64,9% da amostra, declarou que sua renda mensal é de "1 a 3 salários mínimos". Já 35 pessoas ou 22,5% responderam possuir uma renda de "4 a 5 salários". Ainda nota-se que 04 estudantes ou 2,5% dos pesquisados, disseram pertencer ao grupo de pessoas que recebem entre "8 e 9 salários". Apenas 05 pessoas o que está representada por 3,2% dos discentes garantem possui uma renda superior a 10 salários mínimos.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (2006), 47.6% da população ocupada no Brasil se encontra com renda mensal entre 1 (um) a 5 (cinco) salários mínimos. Ainda na mesma pesquisa, 3% da população brasileira, possui renda superior a 10 salários mínimos.
Analisando a pesquisa do IBGE comparada a pesquisa quantitativa sobre renda mensal, realizada com os discentes presentes matriculadas no curso de administração, é possível identificar que a renda predominante dos estudantes do curso na IES, esta bem acima da média nacional, com 87,4% representados a partir de 1 a 5 salários mínimos. Já ao analisar os estudantes que possuem uma renda acima de 10 salários, nota-se que amostra da faculdade esta de acordo com a média do país. Esses resultados podem ser explicados por se tratar da UNESC, que é uma faculdade privada, cujos alunos normalmente apresentam um maior poder aquisitivo (ver Gráfico 4.1.4).

Gráfico 4.1.4 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto à renda mensal
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.



4.1.5 ACESSO A INTERNET EM SUAS RESIDÊNCIAS


Diante ao presente trabalho monográfico, faz-se necessário um levantamento de dados em relação ao acesso de internet nas residências da amostra pesquisada.


Tabela 4.1.5 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG ao acesso a internet em suas residências.

Acesso a Internet em casa n %
Sim 125 80,4
Não 28 17,7
Não Respondeu 03 1,9
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.

De acordo com a Tabela 4.1.5, verificou-se, a maioria, 125, ou 80,4% dos discentes que respondeu a pesquisa, declarou "possuir acesso à internet em suas residências". Já 28 pessoas ou 17,7% dos estudantes, afirmaram "não possuir internet em suas residências". Apenas 3 discentes ou 1,9 alunos não responderam ao questionamento.
Segundo o Internet World Stars (2009), o Brasil possui mais de 50 milhões de internautas. De acordo com o site <www.e-commerce.org.br> 36,3 milhões de brasileiros, têm acesso à internet nas suas residências, o que representa 72,7% da população brasileira
Verifica-se que com 80,12% da amostra pesquisada na UNESC/FAC-CG, esta acima da média nacional em relação a ter acesso à internet em suas residências. Esses resultados podem ser explicados por se tratar da UNESC, que é uma faculdade privada, cujos alunos normalmente apresentam um maior poder aquisitivo (ver Gráfico 4.1.5).

Gráfico 4.1.5 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto acesso a internet em suas residências.
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.
4.1.6 USUÁRIOS DO ORKUT E DO YOTUBE

Usuários são pessoas que utilizam algum tipo de serviços. Neste ponto, o trabalho monográfico irá demonstrar dados de usuários dos sites da Google: Orkut e YouTube, que cursam administração na UNESC/FAC-CG.

Tabela 4.1.6 ? Distribuição de freqüência dos discentes do curso de administração da UNESC/FAC-CG quanto ao número de usuários do Orkut e YouTube.
Usuário n %
Orkut 41 26,2
YouTube 21 13,4
Ambos 74 47,6
Nenhum 20 12,8
Total 156 100,0
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009




De acordo com a tabela 4.1.6, observa-se que um percentual mais elevado, mas que não atingiu a maioria, 74, ou 47,6% dos discentes que respondentes da pesquisa confirmaram que usa ambos os sites da Google (Orkut e YouTube). Já 20, ou 12,8% da amostra pesquisada, garantem não acessar nenhum dos sites.
Comparando isoladamente o uso dos dois sites, verifica-se que segundo os pesquisados (41, ou 26,2%) são usuários do Orkut; e (21, ou, 13,4%) do YouTube. Logo, vê-se que existe uma diferença de quase 100% em prol do Orkut (ver Gráfico 4.1.6).


Gráfico 4.1.6 ? Discentes do curso de Administração da UNESC/FAC-CG quanto ao número de usuários do Orkut e YouTube.
Fonte: Pesquisa Direta, março/2009.

4.2 ANÁLISE QUALITATIVA

A pesquisa qualitativa do presente trabalho monográfico irá analisar a percepção dos alunos matriculados no curso de administração da UNESC/FAC-CG, sobre auto promoção através dos sites Orkut e YouTube. Para a coleta de informação utilizou-se da seguinte enquete:
? Em sua opinião, o que tem levado as pessoas, a tentarem se promover através dos sites: ORKUT e YOUTUBE?


4.2.1 APRESENTAÇÃO DOS DEPOIMENTOS

Os depoimentos apresentados pelos discentes a seguir, foram transcritos na íntegra, o que isenta o pesquisador de quaisquer irregularidades.

001 "Eu acho que o YouTube é pra quem quer aparecer, e o orkut pra quem quer paquerar, fazer amizades".
002 "Minha opinião que as pessoas faz estes tipos de coisas mais pra se amostrar ou até mesmo pra aparecer, porque nossas informações não podem ser expostas a uma simples página ou até mesmo a um vídeo".
003 "O grande acesso a estes sites, e a velocidade de comunicação. Há normalmente sempre pessoas conectadas por algum motivo".
004 "Meio de comunicação gratiz".
005 "Acho uma porcaria".
006 "Não tenho conhecimento, pois não tolero nenhum dos dois, tenho apenas e-mail.".
007 "Meio de comunicação em massa de fácil acesso, fonte geradora de divulgação da própria imagem, de baixo custo, ou até mesmo custo zero".
008 "Acesso fácil".
009 "Uma divulgação de sua imagem de forma que todos tenham informações boas que isto tenha um retorno para sua pessoa ou organização".
010 "Não utilizo mais o orkut para evitar problemas com a minha mulher e o YouTube só pra ver vídeos de entretenimento".
011 "Pela facilidade de acesso que a maioria das pessoas tem, facilitando a propaganda e o marketing".
012 "Orkut".
013 "Alem de serem sites de relacionamento são isentos de impostos sobre os produtos oferecidos, e isto é altamente relevante".
014 "Se promover profissionalmente".
015 "Eu acho que é pelo fato das pessoas procurarem novos relacionamentos".
016 "Através do orkut as pessoas estão rendendo seus produtos e etc".
017 "Pois é muito visto por todos".
018 "Por se tratar de sites muito visitados por todos os tipos de pessoas".
019 "Procurar outras formas de mercado. A internet hoje em dia é um meio de propaganda gigantesco".
020 "É grande número de pessoas que acessam estes sites".
021 "Conquistar mais espaço social".
022 "O orkut para quem sabe usar pode ser muito útil para manter contato com parentes e amigos distantes. Já o YouTube é para aparecer na maioria das vezes, mas também traz informação para quem sabe usar".
023 "As pessoas procuram se comunicar, conhecer novos amigos, mas também se pintam mais do que são para conseguir algo como; namoro, trabalho e etc..".
024 "O motivo é porque estes sites são vistos por muitas pessoas e empresas que possam se interessar nas suas qualidades".
025 "Logo quando foi lançado o site do orkut prestava para alguma coisa e hoje em dia só presta para marginais".
026 "O que tem levado as pessoas a se promover através desses sites, é que as pessoas se relacionam com mais facilidade, conhece pessoas diferentes e etc.".
027 "Orkut".
028 "A facilidade de acesso".
029 "Conhecer pessoas diferentes e agora fazer propaganda".
030 "Orkut é um lugar de fazer amizades, se torna de fácil comunicação".
031 "Pois são grandes sites que são visitados por milhares de pessoas e isso faz com que se promovam, "apareçam" ou para uma boa causa ou só para aparecer".
032 "Orkut. Antes era um meio de comunicação pessoal, mas, hoje as pessoas usam como um meio de crítica e violação as imagens das sociedades para uso de badernas".
033 "Porque é um meio de comunicar-se com o mundo todo".
034 "A facilidade e acessibilidade há ambos sites, os quais são sempre muito bem visitados".
035 "A facilidade de comunicação mais rápida, pois abrange um número maior de pessoas em pouco tempo".
036 "Falta do que fazer".
037 "Ambos o sites são usados por todo mundo, daí geram um grande atrativo como meio de renda para quem quer vender seu produto".
038 "YouTube &#61664; A procura de informações através de vídeos filmagem. E através da facilidade de acesso".
039 "Porque é uma maneira fácil e sem custos de aparecer".
040 "é ter uma rede de relacionamento saudável, com boas amizades".
041 "é uma distração e facilita muitas coisas. A pesquisa, mas também existem coisas ruins e vicia o usuário a praticar coisa ruim, mas para quem sabe usar é muito bom com responsabilidade".
042 "Auto estima (orkut) elevar".
043 "Por ser uma mídia barata, de acesso fácil e muitas pessoas podem utilizar".
044 "É um meio de comunicação gratuito. Busca de um reconhecimento social/cultural. Forma de ser exibir para as demais pessoas. Falta de criatividade. Falta de se relacionar bem com as pessoas pessoalmente.
045 "Atrair mais amizades e relacionamentos. Em outros casos, para expor beleza e conseguir trabalho.
046 "Na minha opinião o site mais importante de manusear para se promover é o orkut, pois é o site mais visitado no momento".
047 "O que leva as pessoas a se promover, é a questão do site ser bastante acessado, sendo assim mais fácil a venda".
048 "Por meios de conhecimentos".
049 "A promover eu não sei, mas muitas pessoas procuram o orkut a procura de uma amizade ou até mesmo de um romance pode até da certo, é um entretenimento".
050 "Pelo fato de que recentemente estamos em um mundo globalizado, onde acesso à sites de relacionamentos como orkut e YouTube. Concordo, pois tem um propósito positivo: se você quer vir a uma loja, mas está sem tempo, apenas acesse e você poderá em um clique, fazer uma compra. Rápido e fácil".
051 "Relacionamento. Pois a medida que os amigos tem, outras pessoas querem ter, por curiosidade, divertimento ou passa tempo".
052 "São sites bastante acessados por todo o mundo, onde a facilidade de aparecer é fácil e barata.".
053 "Pelo fato de serem sites muito acessados e conhecidos por muitos".
054 "Como a informação é de fundamental importância nos dias atuais e os sites são um exemplo disso, a maioria estão conectados e observam o que esta acontecendo no mundo".
055 "é uma forma gratiz das pessoas se mostrarem o que são e fazer o marketing pessoal".
056 "Pelo grande quantidade de acessos no dia-a-dia pelo usuário".
057 "Devido a facilidade de acesso, por não pagar nada e também por todos terem acesso de forma fácil a marketing, quem tem algum negócio pequeno ou não, faz uso desses meios que se tornaram uma febre".
058 "é o conhecimento de pessoas, encontradas e através do YouTube é a de escutar musicas e vídeos".
059 "A facilidade de entrar nesses sites e acho que por ser um meio mais barato".
060 "Por ser um site de fácil acesso e barato, leva as pessoas através do orkut e também no YouTube se iguala ao orkut (só que o YouTube tem uma gama de acessos maior)".
061 "Existem vários motivos para que as pessoas se auto promovam através desses sites, na minha opinião um dos motivos de maior relevância é o seu acesso fácil (mídia barata) e que milhões de pessoas estão conectadas diariamente".
062 "Acredito que seja porque os sites são de fácil acesso e quase todo mundo é conectado no orkut ou vê vídeos no YouTube".
063 "Como Helton mesmo falou, esses sites deixaram de ser de relacionamento e sim sites comerciais. Onde esse tipo de mídia é muito forte, com centenas de acessos diários".
064 "Fácil acessibilidade, custo zero para as propagandas, popularidade".
065 "Eu acredito que não há necessidade das pessoas também se promover nestes sites, a maioria das pessoas utilizam para o lado negativo, pornográfico".
066 "Na minha opinião, acho que a facilidade de acesso ou seja o livre acesso, sem ter custo algum".
067 "São sites mais visitados na internet e com grande repercussão em tudo que chame a atenção dos usuários."
068 "Acredito que seja pelo o custo zero, como também o numero de internautas que utilizam estas ferramentas".
069 "é a alto divulgação deles, onde quem coloca os seus dados a propósito de serem promovidos, tem uma chance de exibição".
070 "Meio de comunicação de custo baixo por muitas vezes (zero) utilizados para realizar vendas, marketing e que traz respostas rápidas".
071 "Os muitos usuários na rede".
072 "é mais uma forma de divulgação e de comunicação. O YouTube exibe alguns vídeos que servem de entretenimento e até pode ser uma fonte de aprendizado. O orkut, por sua vez, além de mantermos contato com amigos e familiares, torna-se útil no dia-a-dia, seja em pesquisa, seja em diversão".
073 "Através do orkut as pessoas vão se encontrar novos amigos para relacionamento seja de amizade ou namoro".
074 "O sucesso que ambos estão fazendo na rede, na qual hoje quase todo mundo tem acesso a internet. Logo haverá mais facilidades para se promoverem".
075 "A facilidade de se comunicar com pessoas que moram distante".
076 "A facilidade com que é oferecida para divulgação de qualquer coisa que se queria".
078 "Porque nestes últimos tempos aumentaram as relações sociais através da internet. Um acesso mais fácil para a velocidade processar alguma promoção quanto algum produto ou serviço".
079 "As pessoas se promovem por ambos os sites, pois a quantidade de pessoas ligadas a essas duas redes são muito elevadas".
080 "A facilidade e disponibilidade de se relacionar e também escolher seus membros com total liberdade. Acredito que é uma maneira de cultivar "amizades" e relacionamento mais não muito confiável".
081 "Por serem sites bastantes populares. Aonde tiver mercado as pessoas tentam se promover".
082 "Um meio sem custo e de enorme freqüência de visita pela sociedade".
084 "Esta talvez seja a única oportunidade na qual o indivíduo encontra para mostrar seu trabalho".
085 "Pelo fato de ser mais fácil de expor suas idéias, e também a forma mais barata e eficaz de mostrar suas qualidades e pensamentos".
089 "Essas duas fundamentais ferramentas de forma atrativa, divertida e gratuita na facilidade do desenvolvimento do marketing pessoal na promoção das pessoas e suas organizações".
090 "A facilidade das redes eletrônicas. Hoje quase todo mundo tem orkut, por isso as pessoas tentam se mostrar de todo jeito para as outras pessoas".
091 "Como usuário do orkut, vejo este site como forma de interação com colegas distantes e próximos, mantendo sempre um ciclo de amizade. Utilizo também para realizar divulgação de meus produtos e negociações".
092 "Expor sua vida, e criar um circulo maior de amizades".
093 "Por serem sites muito visitados, grande parte das pessoas usam este site tipo de atalho para se promover, com isto até empresas já aceitaram currículos através de sites como orkut".
094 "Sem dúvida é pela abrangência que esse veículo possui, são mídias de alcance unilateral".
095 "Por conta do acesso do publico, hoje sendo muito fácil, pessoas aproveitam tais sites para se promoverem, tendo em vista, que milhões de pessoas estavam vendo seus vídeos ou fotos.".
096 "é o grande número de acesso por pessoas de várias áreas, e até de empresas a procura de pessoas com certos perfis".
097 "Logicamente devido ao alto número de acessos desses sites, o que os torna mais bastante eficazes em termos de mídia. Ambos os sites estão entre os 5 mais acessados do Brasil, e o YouTube esta entre os 5 mais acessados do mundo".
098 "Creio eu que devido ao fato de serem sites de grandes acessos, com enorme relacionamento entre pessoas e que tem vantagem de serem sites que não precisam pagar mensalidades ou coisas parecidas. Resumindo, sites como estes citados, levam as boas negociações sim".
099 "A grande margem de conhecimento desses sites e pelo fator de muitas pessoas de vários gêneros pessoais e profissionais acessarem os mesmos, possibilitando uma vazão de conhecimentos do que esta sendo exposto".
100 "Por ser um meio de fácil acesso e gratuito que oferece condições de contato em uma rede fechada de amigos e até mesmo entre um meio d pessoas desconhecidas".
101 "Acesso fácil".
102 "Bom, os sites hoje alcança as vezes seu progresso ou insucesso na vida profissional, pessoal e etc. As pessoas desejam ser algo, e as vezes querem se promover de qualquer forma; quando acha o meio fácil, com certeza tenta se vender. Suas vendas podem não ser real e talvez tudo seja facilitado, por fazer elas se promoverem".
103 "é um meio de acesso barato".
104 "Ambos os sites são vistos por todas as classes sociais e idades, como exemplo no orkut, freqüentemente encontramos amigos que são nossos amigos ou conhecidos e que colaboram de certa maneira para promover-se".
105 "Acredito que estas apostas nesse site estão ligadas a maiores freqüências de usuários".

106 "Infelizmente esse pessoal que se ocupa com orkut e YouTube é que não tem emprego, não estuda e se resume a mentes vazias, podendo se ocupar em outras coisas de mais importância".
107 "Seria por conta da facilidade de acesso".
108 "O fácil acesso a rede, pois poderiam existir um bloqueio para quem é usuário do mesmo, para que não colocassem lixo na rede".
109 "A falta de tempo e a inclusão digital".
110 "Levando conhecimentos de produtos com a promoção, promovendo facilidades em uma das ferramentas que a internet promove, que é o orkut ou YouTube, divulgando produtos na necessidade do adquirente".
111 "Por ser uma forma barata e fácil de se promover".
112 "A facilidade de se comunicar-se, alem do avanço da tecnologia".
113 "Porque eles trazem um site de relacionamento onde as pessoas podem se conhecer e trocar idéias e ao mesmo tempo traz conseqüências".
114 "Maior acesso entre as pessoas e facilidade para divulgação".
115 "Até agora só usei o YouTube algumas vezes e serviu para pesquisa escolar. O orkut excluir por conta da invasão de privacidade".
116 "Por muita gente tem facilidade de divulgar seus produtos".
117 "Facilidade de comunicação e rapidez".
118 "A facilidade de divulgar e ampliar sua área de abrangência social devido a facilidade da internet".
119 "Pelo fato do mesmo chamar a atenção e o acesso em grande quantidade, em algumas estimativas feitas no mínimo um usuário acessa de 10 a 20 vezes por dia, portanto esse tipo de site concerteza promove sim um marketing viável".
120 "é uma nova estratégia que alguns empreendedores estão usando para divulgar seus produtos".
121 "Com certeza o material colocado nesses sites são vistos por milhares de pessoas".
122 "Acredito que, pela rapidez que a informação é conduzida, e pelo grande número de usuários, pois com grandes acessos as informações chegam de graça e com apenas 1 click".
123 "Eu acho que são formas que as pessoas acham que são de valor, onde muitas vezes são o inverso. O orkut é mais comercialização onde chega a ser um perigo".
124 "São sites onde eles mostram não só o relacionamento, mas também a imagem".
125 "Porque ambos aparecem como um meio de comunicação onde informam facilidades via internet".
126 "As pessoas são levadas pela facilidade de acesso, expondo as pessoas da melhor ou pior forma possível".
127 "O modismo, é o que mais se usa nesse período".
128 " é bom pelo fato de pessoas que usam de boa fé, descobrirem talentos (pessoas que se promovem). Por serem sites que o mundo inteiro tem acesso, os talentos serão bem mais aproveitados".
129 "Por te facilidade de navegação e grande número de usuários. Formando uma forma de divulgação simples e barata".
130 "Fácil acessibilidade e "proximidade" entre os usuários (globalização).
131 "Fama, diversão, negócios entre outros".
132 "Por tentar atingir os públicos e uma variação de gastos e tipo de gente, assim tornando mais fácil de tornar o produto/serviço conhecido".
133 "Acredito que seja pela quantidade de pessoas no mundo inteiro que tem acesso aos sites".
134 "O que leva para mim é a relação com empreendedorismo pessoal e a busca dos novos grupos sociais da net".
135 "Pelo fato de ser visto".
136 "Porque uma das maneiras mais fáceis de você mostrar o que você sabe fazer".
137 "Acesso facilitado e inclusão digital".
138 "Pelo fato de serem bem vistos".
139 "Devido o grande acesso por parte dos sites".
140 "Muitas gente procura aparecer nesses sites porque eles tem muita acessibilidade, ou seja, é acessado por milhões de pessoas, isto significa que é uma boa vitrine".
141 "Uma maior divulgação pessoal, em uma abrangência mundial".
142 "Ânsia de permanente comunicação e se eximir da solidão".
143 "Pelo custo baixo em relação a outros meios de divulgação de marketing pessoal".
144 "A globalização e o avanço tecnológico, onde as pessoas tem uma maior interação e integração com pessoas mesmo a longas distancias. Estes sites facilitam isso".
145 "Pela quantidade de acessos que esses sites possuem, pela diversidade de possíveis clientes que entram nele".
146 "Busca de relacionamentos e amizades de uma forma de interagir com pessoas de outras localidades e parentes distantes".
147 "Pela grande visibilidade que ambos tem atualmente".
148 "Devido ao grande número de participantes, torna-se fácil atingir superficialmente com muitas pessoas, e existindo a possibilidade de separar por categorias de negócios".
149 "As pessoas, principalmente o jovem, gosta de ver e ser visto, o orkut e o YouTube é uma forma fácil para isso".
150 "É o número de pessoas acessando site, faz com que elas divulguem seus produtos e serviços".
151 "é uma maneira barata, de alta divulgação e de um retorno muito rápido, onde a facilidade de comunicação nos dois é viável".
152 "Cada pessoa busca a forma mais fácil e acessível para se promover tentando atingir um maior número de pessoas".
153 "Por conta da grande utilização de ambos os sites, tem uma aceitação muito grande por muitas pessoas de diferentes culturas e poder econômico".

Considera-se que 03 pessoas não responderam o questionamento qualitativo em pesquisa.


4.2.2 ANÀLISE QUALITATIVA DOS DEPOIMENTOS

Após a transcrição dos depoimentos da amostra dos discentes presentes em sala de aula, matriculados no curso de administração da UNESC/FAC-CG, fez-se necessário uma analise qualitativa, demonstrando os principais resultados apresentados.

Facilidade e acessibilidade. Verificou-se que os estudantes vêem que a internet está mais acessível a toda população, o que torna mais fácil, as pessoas utilizarem esse "artifício" (Orkut e o YouTube) para tentarem se promover.
Para a assessora de imprensa Juliana Barbosa, da Dotstore, a maior acessibilidade à internet, vem atingindo todas as classes econômicas a "C" e a "D", somando ao fato que cada vez mais pessoas têm acesso a rede mundial de computadores em suas casas, ajudando a tornar o comercio eletrônico mais popular.
Conforme Cataline [et al.] (2004, p. 22),"a internet facilita o acesso de novos entrantes nos mais diferentes mercados, pela sua própria natureza de rede global de comunicação".
Outro dado que se destaca, é de que os preços praticados on-line são mais acessíveis em relação ao praticado no comercio tradicional, o que atrai cada vez mais consumidores a rede.


Meio de comunicação em massa. Afirmam que tanto o Orkut quanto o YouTube são meios de comunicação em massa. Os sites do Orkut e YouTube possuem mais de 140 milhões de usuários espalhados por todo mundo, o que os credenciam como um enorme espaço de promoção.
Para Thompson (2000), a expressão massa provém das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação e são acessíveis a grande parte da população e por causa disso a sua audiência é grande.
Segundo Zenone e Buairide (2005, p. 37), a comunicação é um ato ou efeito de comunicar. Ato ou efeito de transmitir, receber ou emitir mensagens das mais variadas maneiras, conhecidas ou não, como a linguagem falada e de sua cultura.
Meio de comunicação em massa é a divulgação de grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são absorvidas, a amplitude que atinge todo tipo de publico.

Custo baixo. Declaram que o Orkut e o YouTube não agregam custos aos seus usuários. Por não agregarem custos tornam-se mídias interessantes para divulgação de produtos e serviços.
Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 261), "preço é definido como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade". Ainda, segundo os autores "Os custos representam um importante fator para ser levado em consideração na determinação dos preços [...]" (idem, p. 272).
Logo, pode-se destacar que para ter acesso aos sites Orkut e YouTube se faz necessário o uso da internet que onera um custo para ser utilizada. A visão dos autores, divergem das dos estudantes devido os alunos destacarem que os sites pesquisados não agregam valor a seus usuários e na linha de raciocínio dos autores, os custos estão relacionados com os benefícios adquiridos por um determinado produto ou serviço.
Segundo o consultor Eraldo Meireles do Instituto MVC (Consultoria em Educação Corporativa) tem de ser levado em conta o custo beneficio do serviço. No caso, ambos os sites não possuem custos diretos, mas indiretos, pois para acessá-los faz necessário estar disponível a Internet ou Lan House.

Velocidade de Informação. Afirmam que a velocidade da informação nesses sites são surpreendentes atingindo um maior publico em um curto espaço de tempo.
Praticamente todas as áreas do conhecimento manifestam a geração acelerada de informações, oriundas das diferentes atividades, motivadas pela velocidade dos processos simbólicos de interação social, mediados pelos diferentes aparatos tecnológicos.
O Orkut e YouTube funcionam com uma espécie de marketing viral, se espalhando rapidamente por toda rede, ocasionando em um retorno espantoso, o que torna interessante a venda de produtos e serviços por meio dessa mídia.
Para Ogden e Crescitelli (2008, p. 32), "marketing viral é uma nova modalidade de comunicação recente, fruto da evolução tecnológica, mais especificamente da internet. É a "boca a boca" com o uso da internet como meio de suporte". "A inspiração do termo marketing viral está ligada a epidemiologia, sendo a mensagem, nesse caso, considerada um vírus que ?infecta? os usuários da internet, os quais supostamente a repassarão a outros usuários.

Globalização. Declaram que por conta da globalização, com o surgimento de novas tecnologias, as pessoas procuram novos meios de promoção pessoal. Segundo "Kotler e Keller (2006, p. 701), a globalização vem aumentar os esforços para "pensar globalmente" e "agir" localmente".
De acordo com o site do Mundo Educação (2009) a globalização corresponde ao envolvimento de várias economias do mercado internacional ou a independência comercial entre os países, que pode ser
Globalização é o processo de "encurtamento" de relação entre países em termos comerciais, econômicos, tecnológicos e sociais.
Com um mundo globalizado surgem novos canais de divulgação, o que torna tanto o Orkut quanto o YouTube, como elo entre produto/serviço e o consumidor quebrando barreiras geográficas e aproximando nações.

Vender produtos e serviços. Os alunos afirmam que as pessoas utilizam ambos os sites para vender seus produtos ou serviços e assim garantirem renda.
Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 5), as necessidades e desejos dos clientes são satisfeitos por uma oferta de mercado ? uma combinação de produtos, serviços, informações ou experiências oferecidas a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo.
Para Minadeo (2008, p. 106), os produtos classificam-se de duas maneiras: tangíveis, que são aqueles que podem ser vistos ou manuseados pelo potencial comprador; intangíveis que precisam se basear mais na imagem de confiança, qualidade e tradição do fornecedor.
Conforme Urdan e Urdan (2006 p. 99), "serviços são os resultados de uma ou série de atividades que envolvem interações entre cliente, funcionários, equipamentos, instalações e procedimentos do prestador de serviços e atendam a necessidades e desejos dos consumidores"
Venda é a comercialização de bens de consumo e serviço. Para que possa ser concretizada uma venda é preciso levar em consideração alguns fatores: marketing, qualidade do produto, o público-alvo, facilidades de pagamento.
Alguns alunos ainda afirmam que os motivos são: entretenimento; para buscar novos relacionamentos; por conta do empreendedorismo pessoal; por conta do modismo; e por futilidade.
Vale salientar que essas ferramentas envolvem seus usuários de maneira que eles se interajam com outras pessoas, criando assim um laço maior de confiança entre os mesmos.
Segundo Limeira (2007, p. 53), a interatividade é característica da comunicação bilateral ou multilateral, entre dois ou mais indivíduos, que anteriormente só era possível na comunicação face a face. Já com a chegada da internet, foi possível romper o modelo tradicional da comunicação de marketing por meio da mídia em massa, na qual o cliente é passivo, alem de abrir um universo de potencialidades para o aumento da eficácia da comunicação mercadológica.
Em síntese foi possível analisar que os alunos de administração da IES pesquisada, estão atentos aos novos meios de comunicação e a oportunidades que vem surgindo no mundo com a era da tecnologia da informação, na qual vem gerando uma revolução em termos de facilidades para toda a população.

Considerações Finais

Com o desenvolvimento histórico, o surgimento de novas tecnologias e as mudanças econômicas, as organizações e as pessoas precisaram reordenar seus formatos de negócios. Sendo assim, elas passaram de um processo de produção artesanal para a produção em massa, de um sistema de venda pessoal para um processo de venda impessoal, ou seja, o virtual. Com o marketing não podia ser diferente, também foi necessário se adequar às mudanças ocorridas nessa época. Foi então que surgiu o e-marketing com intuito de promoção através da internet.
Usuários de sites de relacionamentos e de vídeos via web, perceberam a grande ferramenta de promoção pessoal que estavam utilizando. Logo, não demorou muito e estes canais de comunicação viraram um verdadeiro comercio, onde as pessoas poderiam vender produtos e serviços em busca de uma renda.
Pensando nisso, fez-se necessário um estudo de caso em uma IES sobre a percepção dos estudantes do curso de administração, sobre o porquê de eles acharem que as pessoas estão utilizando dos sites Orkut e Youtube com intuito de promoção pessoal.
Considerando a apresentação de resultados deste trabalho, a pesquisa quantitativa define o perfil socioeconômico dos alunos que responderam à pesquisa, verificando que a maioria dos estudantes é do gênero feminino; se declarou solteiros perante o estado civil; encontra-se na faixa etária entre 17 e 25 anos; dispõe de uma renda mensal de 01 a 03 salários mínimos; tem internet em suas residências; e usuários do site de relacionamento Orkut.
Verifica-se ainda, uma análise qualitativa sobre as principais respostas apresentada pelos alunos, que afirmam que as pessoas estão em busca da promoção pessoal sobre ambos os sites devido: a facilidade e acessibilidade de acesso a rede; por ser um meio de comunicação em massa; por possuir um custo baixo para investir em divulgação; a grande velocidade de informação; a globalização; e para vender seus produtos e serviços.
Diante disso, pode-se concluir que os discentes do curso de administração da IES pesquisa, estão atentos a oportunidades geradas a partir das mudanças por conta da tecnologia da informação, onde a mesma, a cada dia que passa, vem surpreendendo a humanidade, trazendo benefícios e facilidades a todo mundo.

Referências


ABRANET. Disponível em: <http://www.abranet.org.br/historiadainternet/numeros.htm>. Acesso em: 28 abr. 2009.
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. Colaboração de Rosa Maria de Moura. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
CARVALHO NETO, Pedro. Marketing pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6. Ed. Fortaleza: P. C. de Oliveira Neto, 1999.
CATALANI, Luciane [et al.]. E-commerce. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
COSTA, Claudia de Lima. O leito de procusto: gênero, linguagem e as teorias femininas. In Cadernos Pagu, vol. 2, 2003.
EBITEMPRESA. Disponível em: <www.ebitempresa.com.br>. Acesso em: 30 abr. 2009.
E-COMMERCE. Disponível em: <www.e-commerce.org.br>. Acesso em: 30 abr. 2009.
FIOREZE, Romeu. Metodologia da pesquisa: como planejar, executar e escrever um trabalho científico. João Pessoa ? PB: UFPB/Editora Universitária, 2002.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas ?SP: Alínea, 2001.
GOOGLE. Disponível em: <www.google.com.br>. Acesso em: 30 abr. 2009.
IBGE. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. (2003). Disponível: <www.ibge.com.br>. Acesso: 20 maio 2003.
IBGE. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. (2006). Disponível: <www.ibge.com.br>. Acesso: 20 maio 2009.

IBGE. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. (2009). Disponível: <www.ibge.com.br>. Acesso: 20 maio 2009.
INTERNET. Disponível em: <www.internetworldstats.com>. Acesso em: 30 abr. 2009.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
______; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
______; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.
______; ARMSTRONG, Gury. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: ATLAS, 2001.
LIMEIRA Tânia Maria Vidigal. Fundamentos de marketing. In: DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2006.
______. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. 2. ed. rev. Atual.São Paulo: Saraiva, 2007.
MAANEN, John Van. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface, In: Administrative Science Quarterly, vol. 24, no. 4, December 1979a.
MINADEO Roberto. Gestão de marketing: fundamentos e aplicações: São Paulo: Atlas, 2008.
MUNDO EDUCAÇÃO. Disponível em: <www.mundoeducação.com.br>. Acesso em: 06 maio 2009.
OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
OLIVEIRA NETO, Pedro Carvalho de. Marketing pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6. ed. Fortaleza-CE. Editora PC de Oliveira Neto.
ORKUT. Disponível em: <www.orkut.com>. Acesso em: 01 maio 2009.
PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet técnicas e estratégias. São Paulo: Sammuns Editorial, 2000.
POTTER, Richard; TURBAN, Efraim; RAINER, Kelly. Administração de tecnologia da informação. 3. ed. São Paulo: Campus, 2005.
REEDY, Joel; SCHULLO, Shauna; ZIMMERMAN, Kennth. Marketing eletrônico: a integração de recursos eletrônicos ao processo de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SAMARA, Beatriz Santos e BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SIMIÃO, Daniel Schroeter. Gênero no mundo do trabalho. Mimeo. 2000.
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 5. ed. São Paulo: Vozes, 2000.
UNESC. Disponível em: <unescfaculdades.com.br>. Acesso em: 30 abr. 2009.
URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Cestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2006.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
WIKIPEDIA. Disponível em: <Wikipédia.org./wiki/demografia>. Acesso em: 30 abr. 2009.
______. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org./wiki/estadocivil>. Acesso em: 30 abr. 2009.
WBIBRASIL. Disponível em: <www.ibebrasil>. Acesso em: 30 abr. 2009.
ZENONE, Luis Claudio; BUIRIDE, Ana Maria Ramos. Marketing da promoção e merchadising: conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Apêndice



UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE ? UNESC
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE ? FAC-CG
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


Prezados colegas,

Na condição de provável concluinte do Curso de Administração da UNESC/FAC-CG, encontro-me desenvolvendo um trabalho acadêmico, cujo objetivo é identificar na percepção dos alunos da UNESC/FAC-CG, o que tem levado as pessoas a tentarem se promover através dos sites: ORKUT e YOUTUBE. Sua colaboração é de grande relevância para o sucesso deste trabalho. Assim, no primeiro momento, trace seu perfil e no segundo, expresse sua opinião através da enquete.
Muito obrigado!
Helton Ramalho de Oliveira


PARTE 1 ? PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNESC/FAC-CG.

1) Gênero: 2) Estado Civil: 3) Faixa Etária:
( ) Masculino ( ) Solteiro (a) ( ) De 17 a 25 anos
( ) Feminino ( ) Casado (a) ( ) De 26 a 35 anos
( ) Viúvo (a) ( ) De 36 a 45 anos
( ) Outros ( ) Acima de 45 anos


4) Renda Mensal: 5) Você tem acesso a internet em sua residência:
( ) Até 1 salário mínimo ( ) Sim
( ) De 02 a 03 salários mínimos ( ) Não
( ) De 04 a 05 salário mínimos
( ) De 06 a 07 salário mínimos 6) É usuário:
( ) De 08 a 09 salário mínimos ( ) Do orkut
( ) De 09 a 10 salário mínimos ( ) Do youtube
( ) Acima de 10 salários mínimos ( ) De ambos


PARTE 2 ? PESQUISA QUALITATIVA SOBRE PROMOÇÃO ATRAVÉS DO ORKUT E YOUTUBE

&#61656; Em sua opinião, o que tem levado as pessoas a tentarem se promover através dos sites: ORKUT e YOUTUBE?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ficha Catalográfica




O48o Oliveira, Helton Ramalho
Orkut e Youtube como site de promoção pessoal: o caso dos discentes do curso de administração da UNESC/Faculdades em Campina Grande-PB / Helton Ramalho Oliveira. ? Campina Grande: UNESC, 2009.
82 f.

Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso-TCC) Faculdade de Campina Grande-FAC-CG - União de Ensino Superior de Campina Grande-UNESC.
Orientador: Profº. MS. Danilo de Oliveira Aleixo.

1. Marketing 2. E-Marketing 3. Orkut 4. Youtube I. Título

CDU658.8(043)