Existem várias organizações sem fins lucrativos que ajudam os países pobres, mas nenhum delas parece ter a abordagem de base de Nuru. Essa organização sem fins lucrativos de um ano de idade está usando a educação para ajudar comunidades, ajudar a si mesmos e estão usando a tecnologia para fazê-lo.

A Nuru foi formada por Jake Harriman, um comandante do pelotão de infantaria e uma unidade de elite dos fuzileiros navais chamados de Force Recon. Harriman serviu duas excursões de dever no Iraque, onde ele percebeu que a chave para acabar com o terrorismo era acabar com a pobreza extrema.

Os pensamentos de Harriman podem ser visto em um vídeo chamado "The End". Em suas palavras, "terroristas dependem de uma fonte infinita de pessoas que vivem em extrema pobreza, sem outras opções na vida. A única chance que temos de ver o fim do terrorismo, é acabar com a pobreza extrema ".

A Nuru está criando o que chama de projetos sementes, onde a organização se concentra em cinco áreas de desenvolvimento: Agricultura, Água e Saneamento, Saúde, Desenvolvimento Econômico da Comunidade e Educação.

Douglas Scott, Chefe Oficial de Marketing da Nuru, explicou ao The Loop que eles vão em uma comunidade, sentam-se com as pessoas e escutam. Ele disse que a Nuru quer saber o que as pessoas sentem que elas necessitam para ajudar a si próprios, em vez de fazer as avaliações e avançar por conta própria.

"Nós queremos respeito mútuo e queremos trabalhar para os mesmos objetivos em comum", disse Scott. "Nós equipamos as pessoas com as habilidades que elas precisam para erguerem-se da pobreza extrema".

Como um exemplo, Scott disse que um monte de comunidades precisam de água limpa. Nuru ensina as pessoas sobre doenças transmitidas pela água, como elas se espalham e como se proteger delas.

A Nuru então vai cavar poços na comunidade, proporcionando uma fonte de água limpa. Mas eles não param por aí. As pessoas são então treinadas em como manter o poço e consertá-lo se os mecanismos quebrarem.

Scott disse que tem visto as comunidades que tinham poços, mas a bomba quebrou e ninguém sabia como consertá-la. Ele acredita que os esforços da Nuru vai parar esse ciclo.

Como qualquer negócio hoje, a Nuru utiliza a Internet e os meios de comunicação para espalharem a sua mensagem. Scott disse que eles estão bem conscientes do que é necessário para que isso aconteça.

"A linguagem desta geração são os meios de comunicação", disse Scott. "Nós queremos ser capazes de falar a língua e falar bem."

Para a Nuru, falar bem a língua significa usar Macs. Na verdade, significa usar uma grande quantidade de diferentes tecnologias Apple.

Scott disse que todos na equipe de funcionários de mídia da Nuru são usuários de Mac. Eles usam desktops Mac Pro com Cinema Display de 30 polegadas com o Snow Leopard nos escritórios e MacBook Pros de 17 polegadas quando eles visitam as comunidades que estão ajudando.

Como parte do que eles comunicam ao mundo, a Nuru produz diversos vídeos e fotos. Muitos são enviados via satélite diretamente das comunidades, enquanto eles estão trabalhando lá.

Scott disse que o software de escolha é o Final Cut StudioNa realidade, eles usam a maioria dos componentes no Final Cut como Soundtrack, Color and Compressor para produzir os vídeos antes de enviá-las para a web.

Outras tecnologias são utilizadas também. Como muitas organizações nos dias de hoje, os trabalhadores estão espalhados ao redor do mundo, então todas as manhãs, eles entram no iChat para discutir o que precisa ser feito.

Scott disse que o MobileMe é usado para transferir arquivos e as edições diárias para os vídeos. Claro, e-mail é também uma grande parte do negócio, indo para os computadores e iPhones.

"Somos grandes usuários de Apple porque eles nos dão a oportunidade de atingir um nível de excelência que a nossa cultura está acostumada, com um orçamento que podemos pagar", disse Scott.

http://www.nuruinternational.org/

Artigo extraído de http://www.loopinsight.com/2009/11/18/non-profit-organization-nuru-utilizes-macs-to-end-extreme-poverty/