Com o surgimento da tecnologia de armazenamento de dados e dos sistemas on-line que despertaram novos conceitos nas atividades empresariais, a informação passou a ser valorizada como o principal ativo das organizações. Todavia, é imprescindível o conjunto de características necessárias para que esse fundamental bem realmente atenda às necessidades dos gestores. A informação carece de agilidade, disponibilidade, confiabilidade, segurança. Tudo isso é que definirá sua importância na organização. 

A lógica da Inteligência Competitiva lançou novas luzes sobre a maneira como a informação é utilizada. Atualmente, as pesquisas são desenvolvidas no sentido de caracterizar as informações, avaliando-se suas propriedades e pertinência em aplicações específicas. 

O domínio da Informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. (Wikipédia, 2009)

Um sistema que tem suporte para todas as áreas da empresa, como contábil, financeira, compra, venda, controladoria, área fiscal, etc., terá condição de implantar a estratégia para atualização do sistema e até mesmo desenvolvimento de novas tecnologias. 

Percebe-se que a empresa pesquisada está desperdiçando oportunidades de organização e estratégia. A organização de um banco de dados bastante seguro e um sistema de informação integrado é necessário quando a gestão é complexa e exige bastante controle.  Ademais, a situação financeira da empresa é confortável, a equipe se encontra capacitada, tudo isso aponta para o melhor momento de começar a se implantar um sistema mais adequado para as demandas que o mercado certamente exigirá. 

A organização deve colocar em primeiro lugar a busca e a manutenção da informação crítica, mínima e potencial, respectivamente. Em relação à informação sem interesse, deve-se evitar desperdício de recursos na sua aquisição. 

Rede de Valor: http://rededevalor.com/