O quinto título da famosa série da Rockstar já está aí à porta sendo dos lançamentos mais esperados do ano.

No Grand Theft Auto IV a Rockstar errou em tornar o jogo demasiado realista, era de esperar um jogo melhorado em relação ao grande GTA San Andreas mas o que acabou por acontecer foi que a companhia decidiu literalmente assentar os pés no chão e torna-lo num jogo mais “sério”. Para além das missões da campanha não existe muito mais para fazer no jogo, pode-se sair com os amigos e realizar umas missões para eles e existem ainda as missões aleatórias que podem ser encontradas pela cidade e nada mais.  E isto depois do massivo San Andreas que oferecia uma vasta quantidade de actividades ao jogadores para além das missões da campanha. O título da PS3 apesar de superior tecnologicamente acabou por deixar uma certa desilusão no ar aos fãs.

Em relação ao GTA V a história é bem diferente, demorou mas quando a Rockstar começou a deitar cá para fora as informações sobre o seu novo jogo começamos a ter a percepção da sua grandiosidade, e quando digo grandiosidade é em todos os sentidos. Para começar pelo gigante mapa que contará com a cidade de Los Santos mais as zonas rurais, montanhas, desertos com bases militares e um leito do oceano explorável. Será maior que os mundos de San Andreas, IV e Red Dead Redemption juntos.

Para explorar este vasto mundo teremos não um mas três protagonistas, Michael, Franklin e Trevor, esta é a grande novidade do jogo até então nunca havia existido mais do que uma personagem jogável.

Outra das novidades que foi muito acarinhada pelos fãs no San Andreas foi a personalização que está agora de regresso a GTA V. Será possível mudar o visual dos protagonistas com novas roupas, tatuagens e penteados.

A personalização dos carros está também de volta, poderemos alterar o visual e performance dos carros nas várias oficinas espalhadas pela cidade.

E actividades são o que não vai faltar em GTA 5, Yoga, triatlo, jet ski,queda livre, ténis, ciclismo, golf, caça, exploração aquática são apenas um exemplo do que poderemos fazer para passar o tempo. E destacar a caça e exploração aquática pois teremos a introdução de animais no jogo e será possível explorar o oceano com um fato de mergulho e até um submarino.

Outro aspecto que está de regresso dos jogos anteriores é a compra de propriedades, afinal para que serve o dinheiro se não o podemos gastar em lado nenhum, foi este o problema do jogo anterior onde se ganhou muito mas para nada pois só se podia comprar armas, roupa e mais alguns itens. Agora poderemos comprar casas, garagens, negócios, veículos e até investir na bolsa onde de uma hora para a outra se pode ganhar muito ou pelo contrário perder.

No GTA online vamos ter toda a grandiosidade deste jogo mas num mundo partilhado com outros jogadores, será também possível personalizar a nossa personagem e carros, comprar propriedades e veículos e realizar missões para subir de estatuto e claro, ganhar dinheiro. Os jogadores poderão formar equipas para fazerem as missões.

Este vai sem dúvida ser o rei dos jogos de mundo aberto, a Rockstar continua a mostrar que é a mestre nos jogos deste género.

Podem ver aqui a antevisão de GTA V.