A sigla SMS vem da expressão inglesa Short Message Service, que em português significa serviço de mensagens curtas, disponível para aparelhos de telefones móveis digitais habilitados para o envio de mensagens de textos de até 160 caracteres para outros aparelhos celulares.

Este serviço geralmente é tarifado, mas muitas companhias telefônicas oferecem planos de torpedos grátis (nome popular do SMS) devido ao alto uso dos proprietários de aparelhos móveis.

No Brasil, o termo torpedo passou a ser utilizado devido à grande velocidade com que os dados saem do telefone emissor da mensagem e chegam ao aparelho receptor. E enviar torpedo grátis é algo muito fácil e comum nos dias atuais. Os sites das companhias oferecem este serviço, além de já existirem programas que podem ser instalados no computador ou em aparelhos Androids que fazem o envio sem custo ao usuário.

O primeiro SMS foi enviado em 1993, através de um computador utilizado para fins pessoais a um telefone celular na rede do sistema de comunicação móvel global (GSM), pela operadora Vodafone, no Reino Unido. Quem inventou o conceito foi o engenheiro finlandês Matti Makkonenh na década de 1980. Ele teve a ideia enquanto conversava com um amigo numa pizzaria de Copenhagen (Dinamarca), em 1984. Na época, sequer guardou suas anotações e os documentos originais, tampouco fez questão de patentear a ideia.

Anos mais tarde, em 2008, recebeu o prêmio de Inovação da revista The Economist pela concepção da ideia.